GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Need for Speed: Hot Pursuit (2010) para PC de GameVicio

por Hayashii, data  editar remover


Introdução

Acredito que todos já conheçam a aclamada série de corrida da Electronic Arts chamada Need for Speed. Série que já sofreu altos e baixos, sendo que os "baixos" são recentes. Desde 2006 a série não possuia um game digno da sigla NFS que marcou muitos com os rachas e tunings, nas cidades em que você podia percorrer livremente quando bem entendesse. Está certo que em 2009 tivemos o Shift, mas esse foi uma tentativa da EA de entrar no mundo da simulação, até deu certo, mas desagradou muitos; e por isso eles decidiram lançar Need for Speed: Hot Pursuit, visando trazer ao game o estilo arcade de sempre com perseguições, rachas, muita adrenalina e tunings..., ops, tunings? Bem, vamos deixar isso para ser falado lá na frente.

Áudio

O áudio do jogo está excelente. O barulho do motor dos possantes carros disponíveis no jogo estão realmente bem reais e nota-se um devido esforço da Criterion Games, desenvolvedora do título, em fazer com que tudo ficasse ótimo, inclusive o som. Raios, trovões, chuva, tudo muito bem representado dando grande realismo ao título.

Outro ponto crucial atualmente em um jogo é a trilha sonora/playlist, e a de NFS: Hot Pursuit está também muito bem selecionada, infelizmente (ou não) as músicas não são originais do game, são músicas já criadas por cantores e bandas famosas como 30 Seconds to the Mars, que tem uma de suas músicas como tema principal do jogo. Mas, talvez essa de colocarem músicas já existentes, seja uma ideia melhor do que criar músicas próprias que possam sair uma porcaria.

Gráficos

Os gráficos do jogo ficaram bem definidos. Não há grande diferença entre as imagens nas cut-scenes (cenas de cortes) e no jogo em si. Porém, o game tem poucas opções de personalização, a falta de AA (Anti-Aliasing), por exemplo, é realmente frustrante, visto que praticamente todos os games da atual geração que saem para PC possuem tal ítem. Mas, isso não estraga o grande trabalho feito pela Criterion, pois os carros estão muito fieis aos reais, as sombras impressionam, bem como os reflexos na lataria das máquinas. Tanto de noite como de dia não há como não se impressionar, aliás, dirigir a noite foi algo muito bem aplicado ao game, e que se torna um desafio a mais, visto que é realmente dificil enxergar bem estando à 300, 350Km/h.


Algo para também chamarmos atenção é o cenário. Ao invés de arranha-céus, diversas casas e semáfaros, você correrá perto de colinas, montanhas, cachoeiras e tudo mais que a natureza pode lhe proporcionar numa gigante "cidade" chamada Seacrest County.

Os belos gráficos também podem ser notados quando você bate o seu carro em uma velocidade muito alta e ele quebra, aparecendo a mensagem "CRASHED", porém você ainda continua podendo correr, sendo necessários vários Crashes para você ficar "WRECKED" e ter de sair da disputa, algo quase que importado da série Burnout.

Jogabilidade

Como já dito, o game veio para renovar, reavivar a série Need for Speed, então o que mais poderiamos esperar a não ser uma jogabilidade arcade? Pois é isso mesmo que o título oferece. Ao pegar o jeito de dirigir, o que não é muito dificil, você facilmente conseguirá estar sempre lá na frente brigando para ganhar a corrida. Mas, apesar de haverem poucos carros no trânsito para lhe atrapalharem, dificilmente você acabará uma corrida sem dar pelo menos um Crashed.

O adorado Nitro também está de volta, dessa vez em todos os carros e sem precisar ser comprado. Basta você ganhar determinados pontos dentro da própria corrida que ele vai se acumulando aos poucos. Esses tais pontos podem ser ganhos pegando vácuo atras de algum oponente, andando na contra-mão ou até mesmo fazendo drift nas curvas.


Falando em nitro, uma coisa que ficou de fora do game e decepcionou muito os fãs foi o tuning. ?? realmente frustrante ver que não podemos tunar e nem alterar a aparência (sem contar a cor) de nossos carros, esse é um dos poucos pontos fracos do game, e por sinal, um "ponto fraco bem forte" e que faz muita falta, principalmente para os fãs mais assíduos.

Mas, o que você acha de jogar como um policial? ?? isso mesmo agora você pode entrar na pele, ou melhor, no carro deles e sair atrás dos rachadores. Bata nos fugitivos até destruir seus carros e vá subindo seu nível de policial, lembrando que você também tem o seu nível como corredor. Já falando sobre isso, é bom citarmos o Bounty, que é uma espécie de dinheiro do jogo. Você o adquire terminando as corridas e perseguições e usa-o para: passar de nível tanto como policial como corredor, destravar novos carros, destravar novas categorias/classes de carros e destravar novos artíficios que podem ser usados em determinados eventos. Esses artíficios se diferem para os carros policiais e para os de corrida. Em um carro policial, por exemplo, você pode chamar um helicóptero para lhe ajudar a capturar o(s) corredor(s) ou até mesmo pedir para que outros policiais formem uma "Road Block" (barreira) para que o(s) fugitivo(s) batam nela e percam velocidade, além de ficarem danificados. Já como corredor, você pode ativar o "Turbo" que lhe dá uma velocidade incrível por determinados segundos ou o "Jammer" que desativa os rádios e radares dos policiais por um determinado período de tempo.

Os eventos atribuidos no modo carreira são basicamente divididos em Time Trials, Duelos entre dois carros, Corridas Comuns e Hot Pursuits, sendo esse último o mais divertido, pois nele, se você jogar como corredor, terá o objetivo de chegar até o fim sem ser detonado pelos policiais, e se jogar como policial, terá o objetivo de "ownar" todos os corredores e acabar literalmente com a corrida.

Inteligência Artificial

Esse é outro ponto crucial em um game que quer ter sucesso hoje em dia, e Need for Speed: Hot Pursuit também não decepciona nesse aspecto. Seus adversários estão sempre por perto de você e buscam a vitória a qualquer custo e sabem administrar bem quando estão na liderança.

A dificuldade, considerada por muitos essencial, está muito boa, visto que no começo parece tudo fácil, mas conforme você vai avançando, tudo ficará mais complicado e seus adversários estarão cada vez mais rápidos e espertos. A corrida final então é épica e você com certeza se sentirá orgulhoso em ganha-la, isto é, se você conseguir.


Mas, mesmo assim ainda há algumas falhas, pois as corridas possuem diversos atalhos e seus adversários raramente as usam, e isso as vezes facilita um pouco para o jogador, mas não é nada que atrapalhe demais a jogatina e diversão.

Multiplayer

Como não pode faltar em nenhum jogo da atual geração, NFS: HP também traz seu modo online, e junto dele traz o sistema Autolog que é na verdade a grande novidade desse modo. Ele funciona como uma espécie de pequena rede social exclusiva do jogo. Nele você poderá mostrar algumas informações suas para amigos e também ver as últimas notícias referentes ao game, bem como acessar uma lojinha que disponibiliza DLCs.

Já quanto a jogatina online está tudo bem dentro dos conformes. Você poderá participar de corridas com até 8 jogadores em modos distintos: Hot Pursuit e Race. Isso sem contar o modo Time Trial, que é sempre divertido jogar com um amigo.



Conclusão

Need for Speed: Hot Pursuit não chega a inovar, mas traz de volta as raízes uma série que fez sucesso e agradou muitos fãs de carros velozes e perseguições policiais. Infelizmente coisas como o tuning e um AA ficaram de fora, mas não são coisas que atrapalham o game de estar brilhante. Ele poderia sim estar melhor, mas é de se notar que a Criterion Games fez um trabalho excelente no título, e trouxe muitas coisas de seu game de sucesso, Burnout Paradise, para esse NFS, trazendo junto com isso o brilho da série de volta.

Resumindo, se você é fã de games do gênero corrida, principalmente se for ela arcade, não pode perder por nada esse novo Need for Speed.

Notas

Áudio: 9,2
Gráficos: 8,6
Jogabilidade: 9,0
Inteligência Artificial: 8,5
Multiplayer: 8,5
Nota Geral: 8,7


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
8.7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Hayashii

Reviews da crítica

9 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio