GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de LittleBigPlanet 2 para PS3 de Outer Space

por Anônimo, fonte Outer Space, data  editar remover


A Media Molecule não brincou ao dizer que LittleBigPlanet 2 não é um jogo de plataforma como o primeiro da série, mas sim uma ???plataforma de jogos???. Com ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de jogos de diversos genêros, o conteúdo compartilhado pela comunidade no novo LBP já impressiona nos primeiros dias de lançamento. E a tendência é só melhorar.

Jogar, Criar, Jogar

A criação de jogos em LittleBigPlanet 2 é algo realmente espetacular, mas antes de se arriscar nas ferramentas criativas, vale a pena o jogador passar por um modo história relativamente curto, que serve também como um tutorial introdutório para o jogo em si. São aproximadamente 30 fases que variam bastante em tematíca e jogabilidade - no começo é algo parecido com o primeiro LBP, com nosso herói Sackboy pulando em plataformas e capturando pontos. Mas não demora para o jogador solucionar puzzles envolvendo o arremesso de tortas ou então cavalgar uma abelha em uma espécie de sidescroller shooter.

A história envolvendo uma ameaça ao Craftworld chamada Negativitron não empolga muito, mesmo com todo o carisma lacônico do Sackboy, mas ainda assim, o modo história é divertido pela jogabilidade variada, além de apresentar muitas possibilidades que serão aplicadas mais tarde nas ferramentas de criação de jogos, que sem dúvida alguma é o principal de LBP2.

A primeira impressão das ferramentas de criação de LittleBigPlanet 2 é de que tudo ficou mais simples. Enquanto no primeiro jogo conhecimentos em conceitos de eletrônica como portas lógicas era algo essencial, agora boa parte dos mecanismos mais usados foram reduzidos em ???chips??? que emulam funções de timers, randomisers e outros. A novidade não só deixa a criação mais amigável como cria novas possibilidades para quem tem um conhecimento técnico maior.

Mas duas principais novas ferramentas que permitem criações ousadas em LittleBigPlanet 2 são os chamados Controllinator e Creatinator. O primeiro serve para, entre outras coisas, permitir que o Sackboy pilote veículos, o que funciona também para criar uma jogabilidade diferente, efetivamente mudando o genêro de plataforma para coisas como corrida, batalha de naves, entre outros.

Já o Creatinator permite que o Sackboy dispare objetos, o que é útil para criar armas ou algo ainda mais complexo, já que é possível, por exemplo, disparar algo que também dispara projéteis.

Outros utilitários como o de inteligência artificial aprimoram ainda mais o leque criativo do jogador, enquanto as ferramentas de criação de trilha sonra e cenas de corte enriquecem bastante qualquer criação.

Com isso, apesar de algumas simplificações, as possibilidades para a criação de jogos são bem maiores. Por isso, criar algo realmente impressionante em LBP2 continua sendo uma tarefa que demanda dez vezes mais trabalho duro que apenas boa vontade.

Compartilhando

Uma das poucas falhas importantes no novo LBP é a falta de profundidade dos tutoriais. Apesar de estarem melhor organizados que no primeiro, os tutoriais não ajudam tanto quando o objetivo é criar algo realmente diferente. Mas para um autor dedicado esse é um obstáculo fácil de ser superado, já que já existem inúmeras dicas e tutoriais avançados em fóruns e comunidades prestativas de usuários pela internet.

E a comunidade ativa de LittleBigPlanet é mais um ponto positivo. Para quem tem preguiça ou não tem o talento para criar, é bem simples baixar e jogar as criações de outros usuários, dando um parecer positivo ou negativo após a experiência, o que é um ótimo controle de qualidade. Compartilhar criações também é muito fácil, o que incentiva o alto volume de conteúdo disponível desde o lançamento.

Todos as mais de duas milhões de fases criadas no primeiro jogo estão disponíveis em LBP2, além de todo o DLC que foi lançado, o que é um alívio para quem torrou fortunas comprando roupinhas de Sackboy na PSN. A Sony ficou devendo apenas em uma questão: o suporte ao Move não está presente por enquanto e será adicionado posteriormente. Não seria uma reclamação grave, não fosse o fato dele ser anunciado na capa do jogo, o que pode levar desavisados a comprar o Move junto do LBP2 e ter uma grande decepção ao chegar em casa.



LittleBigPlanet 2 é muito mais do que um simples jogo. As ferramentas de criação fazem do título algo indispensável para quem sempre sonhou em desenvolver seu próprio game mas nunca teve as condições para tal. Quem não tem paciência em criar também está bem servido com o imenso conteúdo compartilhado pela comunidade na PSN, que conta também com fases feitas por usuários para o primeiro jogo. ?? uma compra obrigatória para praticamente qualquer dono de PS3, principalmente para aqueles que quiserem se aventurar criativamente.


Nenhum comentário

||
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo

Reviews da crítica

9 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio