GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Joe Danger para PS3 de Outer Space

por Anônimo, fonte Outer Space, data  editar remover


O que aconteceria se uníssemos os obstáculos de Trials HD à jogabilidade de Exitebike? Essa poderia ter sido a pergunta que motivou a Hello Games a lançar Joe Danger. A mais nova corrida de motos aposta em um editor de conteúdo excelente e mostra que ainda é possível fazer um jogo leve e divertido, sem abrir mão de um belo visual.

Vai Joe Danger! Voe!

Joe Danger era um cara que não tinha medo da morte. Montado em cima de sua moto ele fazia acrobacias, pulava por cima de ônibus escolares e vivia em busca de tudo que considerava radical. No entanto, entre uma peripécia e outra, uma de suas manobras acabou mal e Joe sofreu um grave acidente. Os médicos não acreditavam na sua recuperação, mas graças à ajuda de uma pessoa especial (o jogador), parece que agora o piloto volta a ser conhecido como antigamente: Joe Perigo! Ao contrário do Excitebike e Trials HD este é o disfarçado mote inicial para o modo campanha. Não que ele seja profundo ou dramático. Na verdade este é o tipo de jogo que uma trama não é necessária, afinal só o protagonista já tem carisma suficiente para motivar o jogador.

As semelhanças entre Trials e Joe Danger se encontram em cada fase. Com pistas cheias de obstáculos criativos, onde nem sempre a velocidade é quesito principal para a vitória, ambos os jogos apostam na técnica das manobras como foco principal. Já quando o assunto é a física empregada na realização das piruetas, no hibrido da Hello Games as coisas são bem mais irreais, porém longe de serem menos divertidas. Conseguir acertar o momento exato para mudar de direção em pleno ar ou tentar pular um poço de tubarões sem cair dentro d???água requer prática e uma boa noção espacial. Na verdade, o jogo possui uma excelente curva de aprendizagem que começa com um tutorial simples, tendo novas acrobacias incorporadas gradualmente no decorrer das fases, chegando a ficar complexa e com alto grau de dificuldade.

Para ajudar o audaz piloto, o jogador precisa atingir inúmeros desafios nas diversas pistas que irá encontrar pela frente. Coletar moedas, pegar o número solicitado estrelas ou até mesmo juntar as letras da palavra Danger garantem pontos que são usados para abrir a próxima fase e, claro, concorrer em um ranking virtual contra outros pilotos radicais do mundo todo. Algumas pistas têm tantos objetivos que obrigam o jogador a repeti-las mais de uma vez se ele quiser completar 100% delas. Algumas contam com três baias que levam a diferentes obstáculos e a uma jogabilidade diferente da vez anterior. Todos os objetivos têm um grau de dificuldade: estrelas são fáceis, letras um pouco mais difíceis e correr contra o tempo é muitas vezes uma missão praticamente impossível. De todas as conquistas e troféus o de tempo é, de longe, o que mais tirará os jogadores do sério.

Joe Danger possui um visual colorido e agradável, muito bom para um jogo pequeno, vendido exclusivamente por download. O que pode vir a incomodar aqueles que investiram 15 dólares na jogatina são os loadings iniciais que realmente acabam enchendo o saco. Lentos e seguidos, eles cansarão os pilotos novatos justamente porque as primeiras fases são rápidas e terminá-las não demora mais que um punhado de segundos, deixando a tela mais tempo em carregamento do que no jogo propriamente dito. Além disso, os efeitos sonoros são repetitivos e quando estamos falando de um jogo onde diversas vezes entramos na mesma fase, eles acabam cansando ainda mais.

Play, Create, Share

Certamente o mais divertido é a criação de pistas. A Sony explorou esta categoria em jogos como LittleBigPlanet e ModNation Racers. Joe Danger não fica atrás e deixa a criatividade livre para criar excelentes pistas. Um grande cenário sandbox e absolutamente todos os obstáculos, pulos e itens que podem ser encontrados durante o jogo estão disponíveis para a criação do cenário. Usando poucas e simples ferramentas, aqueles que são mais criativos não terão dificuldade alguma na hora da criação. Até mesmo quem teve problemas tentando usar as mais simples ferramentas de LittleBigPlanet notará como é fácil brincar no editor de Joe Danger.

Depois de ter criado a pista é possível disponibilizá-la para qualquer um baixá-la. Se mesmo assim criar e editar cenários não forem o seu forte, não tem problema. Assim como em outros jogos do estilo bastam meia dúzia de botões pressionados e tem-se acesso ao variado mercado de download de pistas criadas por outros jogadores. Tudo gratuito, claro.



Os gráficos cartunescos e a física surreal deixam uma coisa bem clara: Joe Danger é o tipo de jogo para aqueles dias em que precisa-se de algo rápido e relaxante. O jogo tem as característica de Trials e Excitebike, mas focado apenas na diversão, e com a vantagem de vir com um versátil editor de pistas, que dá boa durabilidade. A Hello Games entrou bem na onda do jogue, crie e compartilhe trazendo criatividade, diversão e uma pitada de nostalgia.

Prós Contras
- Editor de pistas simples e prático;
- Os malabarismos de Excitebike e Trials HD no PS3;
- Dezenas de novas fases gratuitas criadas por outros jogadores. - Loadings lentos;
- Efeitos sonoros repetitívos.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio