GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Super Street Fighter IV 3D Edition para 3DS de Outer Space

por ShadowsGamer, fonte Outer Space, data  editar remover


Se Pilot Wings Resort serviu para mostrar a capacidade do 3D do Nintendo 3DS, Super Street Fighter IV 3D Edition se encarregou de demonstrar todos os outros recursos do portátil. O jogo é fiel ao original dos consoles e arcades, não deixa de fora nenhuma opção e ainda coloca em prática novidades como o Street Pass e o Download Play.

Mini me

Como uma miniatura do jogo de consoles, Super Street Fighter IV 3D Edition mantém todas as opções, os 35 lutadores e os mesmos palcos para o combate. O visual é excelente e muito próximo do que se vê nos consoles, e as limitações de processamento do portátil foram todas compensadas com o 3D. Os cenários, por exemplo, agora são estáticos e não tão detalhados, porém com os lutadores e alguns objetos saltando a outros planos graças ao 3D, o resultado é um jogo de luta tão bonito quanto seu equivalente nas plataformas grandes. As animações dos lutadores não foram comprometidas. Estão todas lá.

O efeito 3D não é tão útil em um jogo de movimentação 2D, mas a Capcom cumpriu com muita competência suas obrigações para com a nova plataforma. Os personagens não perderam em detalhe e é possível perceber muito bem a profundidade em seus modelos, com uma perna em um plano diferente da outra, por exemplo. O recurso também foi aproveitado em um modo de câmera sobre os ombros, que mostra a ação por um ângulo original, mas pouco conveniente para o combate. Desligando o 3D, ganha-se uma animação ainda mais suave, e o jogo salta dos 30 para os 60 quadros por segundo.

Na jogabilidade, algumas adaptações simples foram feitas, tomando cuidado para não comprometer o balanceamento do jogo. Os botões de chute e soco forte foram passados para os ombros do portátil, como no layout de Street Fighter para SNES, o que não interfere em nada na jogabilidade. Mas uma concessão aos jogadores casuais e inexperientes foi feita com a introdução do modo Lite, que permite programar um combo em quatro slots presentes na tela tátil do 3DS. Estes podem ser programados individualmente para cada lutador, e servem para o jogador executar um golpe complexo com um simples toque na tela de baixo. Obviamente que isso irá arruinar o balanceamento do jogo, especialmente quando se usa lutadores com golpes especiais mais difíceis ou de execução demorada, mas é apenas uma opção a mais. Quem quiser a experiência autêntica de Super Street Fighter IV deverá jogar no modo Pro, que limita a programação da tela tátil a golpes simples, que não interferem no balanceamento.

Arrumando confusão na rua

Os recursos Street Pass e Download Play são exclusividades e duas besteirinhas da versão de 3DS do jogo. O Street Pass deve ser interessante para quem está em Tóquio ou alguma metrópole asiática de alta densidade populacional, mas neste lado do mundo perde um tanto de seu propósito. Como um Pokémon de luta, ela funciona permitindo que o jogador compre pequenas versões dos combatentes do jogo com pontuações aleatórias em vários quesitos de luta, e monte um time de cinco. Ao cruzar com alguém na rua que tenha um 3DS e o jogo, os lutadores se enfrentarão automaticamente, e o vencedor -- determinado por uma roleta de estatísticas -- leva pra casa um novo lutador. São 500 variações de lutadores -- um motivo e tanto para os obsessivo-compulsivos saírem à rua atrás de combates automáticos.

Já o Download Play promove uma interação maior dos jogadores. Por ele, o jogador consegue desafiar o portador de outro 3DS que esteja por perto para um combate wireless, mas com as limitações típicas de um demo: somente um lutador, Ryu, e o cenário de treino.

Super Street Fighter IV 3D Edition tem multiplayer local e pela internet. ?? possível personalizar o tipo de luta através de vários parâmetros, tais como lutas apenas no modo Pro, com a câmera sobre o ombro ou na região próxima ao jogador. Estando no Brasil é quase impossível achar jogos personalizados já que a primeira opção que todos costumam incluir é a de partidas apenas contra adversários da sua própria região. Neste caso, a saída é ir para o Quick Match, onde provavelmente o adversário estará jogando no muito sem graça modo Lite.

De todos os jogos do lançamento do 3DS, Super Street Fighter IV 3D Edition é o mais completo e bem acabado. ?? difícil achar falhas nesta conversão ao portátil. Os recursos exclusivos do 3DS foram bem aproveitados e a Capcom reproduziu todas as opções do jogo de console, incluindo aí o multiplayer pela internet e os 35 lutadores e suas indumentárias originais e alternativas. Os fãs mais sérios não abrem mão de jogar na tela grande e com o controle arcade, mas quem espera um bom jogo de luta em um portátil terá suas expectativas cumpridas com Super Street Fighter IV 3D Edition.

Pontos fortes

- Versão portátil com todos os recursos do original
- Bons gráficos e efeitos 3D convicentes
- Jogabilidade clássica e bem balanceada

Pontos fracos

- Modo Lite tira o balanceamento do jogo


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de ShadowsGamer

Reviews da crítica

8.5 / 10
GameTV
80 / 100
E-Zine/MyGames

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio