GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Super Mario All-Stars para Wii de GameTV

por Anônimo, fonte GameTV, data  editar remover




Super Mario All-Stars para o Wii é um jogo que pode ser resumido em uma frase: ???Um game de Virtual Console tomando o espaço de um DVD???. Isso é, basicamente, o que está dentro da caixinha branca que comporta o jogo. Entretanto, o grande diferencial está no pacote completo que o acompanha.

A primeira coisa que precisa ficar clara é: o pacote é para fãs do mascote da Nintendo. Se você não gosta do Mario e preferia dar socos na cara do sapo com Alex Kidd, pegar argolas com o Sonic, dar cabeçadas com o Bonk ou até, apesar de tamanha blasfêmia, coletar novelos de lã com Bubsy, pode parar de ler essa análise agora. Se você jamais teve qualquer laço com o encanador nova-iorquino de origem italiana, é a sua chance de abandonar a leitura (mas não o site...).

Se você ainda está lendo, é porque não apenas gosta do bigodudo, mas também porque provavelmente ficou feliz ao ver que a principal série de jogos com ele completou 25 anos em 2010 (o Mario em si nasceu em 1981, quando ainda era chamado de ???jumpman??? no arcade Donkey Kong).

Pacote completo

Para quem não viveu na década de 1990 ou não teve acesso ao jogo, Super Mario All-Stars é uma coletânea lançada para o SNES que contava com os quatro primeiros Super Mario Bros. que foram lançados no NES. Na época, o diferencial foi a presença dos dois ???Mario 2???: a versão americana (chamada de Super Mario Bros. 2 USA dentro do jogo) e a versão japonesa, conhecida como The Lost Levels depois dessa compilação. Além disso, os controles foram levemente alterados e as respostas lembram mais às de Super Mario World do que a de seus originais de NES.

Mas, de volta ao pacote comemorativo.

Ao pegar a embalagem que comporta o jogo é possível ver que a Nintendo resolveu fazer um trabalho diferenciado. Tudo vem envelopado em uma caixa vermelha com detalhes em alto relevo dourado. Dentro, existem duas caixas: uma branca e outra vermelha.

Dentro da vermelha, um disco com 10 músicas que passam por todos os jogos da série principal do encanador, entre eles, Super Mario Bros. 3, Super Mario 64, Super Mario Galaxy. Além disso, há mais 10 faixas com outras deixas musicais do primeiro Super Mario Bros, ou seja, nesse segundo trecho você vai encontrar desde música de ???Game Over??? até o efeito sonoro que toca quando o jogador pega uma moeda.

?? uma boa seleção que faz um apanhado geral das principais trilhas de cada um dos 10 jogos representados, mas certamente cada fã faria uma seleção diferente ou mudaria uma ou outra coisa ??? coisa de fã.

A caixa vermelha também contém um livreto com mais de 20 páginas com uma série de artes, rascunhos e informações sobre cada jogo da série, inclusive com comentários do criador do Mario, Shigeru Miyamoto, o compositor principal da série, Koji Kondo, e Takashi Tezuka, Gerente Geral da Nintendo que trabalha com a série desde o primeiro jogo.

Faltam menções ao jogo Super Mario World 2: Yoshi???s Island e outros pequenos detalhes que acabam passando despercebidos em meio aos primeiros rascunhos do Mario dentro do Kuribo???s Shoe do Super Mario Bros. 3.

Se o conteúdo da caixa de bônus é um item fundamental na lista de qualquer fã, a caixinha branca típica de jogos de Wii que a acompanha, esforça-se para ser tão completa quanto.

O primeiro exemplo disso é o manual: ao invés de ser um panfleto em preto e branco, as instruções ocupam 38 páginas coloridas e cheias de informações sobre cada jogo, como se ainda fossem empacotados separadamente como nos tempos do NES. Cada jogo vem com um texto contanto a sua história, um resumo dos inimigos e os itens disponíveis. Quem folheava os manuais dos jogos de NES vai voltar na hora para a década de 1980 e 90.

Entretanto, o grande problema do pacote está, principalmente, em seu disco de jogo. Em um DVD que comportaria no mínimo 4,7 GB de armazenamento é difícil que muito mais de 1MB seja ocupado pela presença desta versão de Virtual Console do Super Mario All-Stars.

Não mataria ninguém se a empresa tivesse, no mínimo, incluído a versão da coletânea dos jogos de NES que saiu mais para o fim da vida do SNES e que incluía os 4 Super Marios Bros. originais e também o Super Mario World.

No fim, Super Mario All-Stars se torna algo extremamente complexo: é um item completamente supérfluo e dispensável para quem não gosta ou acha os jogos do Mario ???legaizinhos???, mas é fundamental e imprescindível para colecionadores ou para quem passou a infância jogando esses jogos e quer guardá-los para sempre em uma embalagem que traz tantas boas lembranças que só pode ser descrita com a alegria juvenil de tê-la nas mãos.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo
©2016 GameVicio