GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 para X360 de E-Zine/MyGames

por Anônimo, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Durante os anos 80 e 90, para os videojogos houve uma luta entre mascotes que ficou para sempre marcada para os fãs deste universo, falo certamente da mascote da Nintendo, Mario, e a mascote da SEGA, Sonic. Enquanto Mario era ágil e arrojado, Sonic primava com a sua rapidez inigualável e força. Durante o restante tempo de vida de ambos as personagens, Mario conseguiu manter o seu estatuto forte na Nintendo, tendo conseguido sucesso em quase todos os jogos que criara em seu redor, desde a franchise Super Mario, até spin-offs como Mario & Luigi RPG ou até Paper Mario. Infelizmente, a idade não tem sido generosa com Sonic, depois de uma passagem bastante positiva pela Dreamcast com Sonic Adventure e Sonic Adventure 2, o ouriço azul teve uma recepção menos positiva com os seus jogos seguintes como Sonic & The Black Knight, Sonic Unleashed ou pior ainda com Sonic The Hedgehog para a Xbox 360 e PS3 em 2006, e com pouco mais do que compilações, os fãs ansiavam por um jogo de Sonic que fizesse jus à sua qualidade antiga.


Depois de várias tentativas de atingir o mesmo sucesso dos antigos Sonics, a SEGA decidiu então misturar o antigo com o novo e fazer uma jogada muito semelhante da Nintendo com o lançamento de New Super Mario Bros. e New Super Mario Bros. Wii, ao incorporar uma apresentação 2.5D ou seja, gráficos em 3D com uma jogabilidade tipicamente 2D, e assim nasceu Sonic The Hedgehog 4: Episode 1, um jogo que para além de ter sido lançado na Wii, Xbox 360 e PS3, foi também lançado para o iPhone e iPod. Sendo assim, em Sonic the Hedgehog 4: Episode 1, vão encontrar a jogabilidade clássica que poderia ser jogada nos anteriores jogos de Sonic, cenários também dessa altura, mas com um motor gráfico em 3D. Tal como o próprio nome indica, Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 é o primeiro de várias séries que virão.


Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 é um jogo que para os fãs de Sonic, não necessita de qualquer género de tutorial ou ajuda, e que se baseia no simples objectivo de chegar até ao final de um nível. A toda a velocidade, Sonic terá que evitar todo o género de armadilhas e derrotar inimigos que se atravessem no seu caminho. Para além da já conhecida capacidade de rebolar ou de acumular velocidade, Sonic irá possuir um ataque incorporado nos recentes jogos, a capacidade de fazer lock-on e atacar com uma investida aérea. Para além de podermos matar inimigos com este sistema de lock-on, vamos também poder interagir com os vários objectos que nos ajudam durante o caminho, desde cordas até canhões. A jogabilidade no iPhone é algo que apesar de estar bastante acessível, podia estar mais trabalhada, sendo que alguns movimentos mais subtis podem não ser detectados.


Em termos de apresentação, apesar desta versão Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 pertencer ao iPhone, encontra-se com uma qualidade que não fica muito aquém das outras versões. Graficamente, Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 encontra-se com maior parte dos aspectos clássicos dos antigos Sonic mas totalmente melhorados, desde as simples plantas ou máquinas que estão à beira do nível até aos cenários de fundo. Já a estética em si dos níveis está bastante ???clássica???, com as suas descidas muito rápidas seguidas de loopings, bem como noutros aspectos, e que irá agradar os fãs. Sonic está totalmente em 3D neste jogo, e que apesar de lhe oferecer uma aparência mais moderna, pode não agradar maior parte dos jogadores pela sensação de pouca velocidade que oferece ao movimentar-se. A sonoplastia faz justiça à série inicial com músicas bem ao estilo clássico e com os efeitos de som bem replicados.

Sonic the Hedgehog 4: Episode 1 para o iPhone é uma boa escolha para os jogadores que ainda não experimentaram este retorno às raízes por parte do ouriço da SEGA. Alguns dos jogadores mais antigos podem não ficar totalmente satisfeitos com a jogabilidade mediocremente responsiva e o modelo 3D de Sonic.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
E-Zine/MyGames
83/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo
©2016 GameVicio