GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Caesar IV para PC de Portal dos Games

por Anônimo, fonte Portal dos Games, data  editar remover


Roma pode não ter sido construída em um dia, mas este é certamente o apelo da série Caesar, a franquia de longo tempo de construção da cidade que permite que você construa cidades pelas glórias de Roma. Apesar de acontecer a milhares de anos atrás, o que acontece é que o povo de Roma tem necessidades e desejos similares aos nossos, e encontrar soluções pode ser divertido e educativo, de certo modo. Caesar IV foi desenvolvido por Tilted Mill, que foi composta por veteranos dos jogos Caesar prévios, então os designers sabiam o que fazer. Como resultado, este novo Caesar captura o espírito dos jogos anteriores muito bem, entretanto não sem desajustes e problemas.

Confira os fatos!

Seu objetivo principal é construir as cidades romanas enquanto conquista uma série de objetivos. Por exemplo, Roma pode precisar de um porto para suprir mantimentos para o Império, ou você pode precisar criar um centro cultural para impressionar os vizinhos de Roma. Seja qual for o caso, isso significa que você começará com um mapa vazio, e a partir dai, construirá uma cidade. Tentar espremer uma metrópole funcional em uma paisagem não é fácil, entretanto pode ser recompensador.

Como a maioria dos jogos de construção, Caesar IV é sobre construções interconectadas nas quais as civilizações se baseiam. Você tem de lidar com cada detalhe, incluindo habitação, higiene e saúde, produção e distribuição de comida, segurança, religião, e mais. Ter uma grande quantidade de trabalhadores não significa nada se você não conseguir mantê-los alimentados ou ter um monte de construções se você não tem engenheiros o suficiente para mantê-los. A pura variedade de estruturas que você pode construir é impressionante, e um dos momentos satisfatórios no jogo é quando você constrói uma cidade auto-suficiente que produz uma vasta variedade de mercadorias. Há algo quase hipnótico sobre ver os trabalhadores e cidadãos andando pela cidade, indo ao trabalho, comprando mercadorias, assistir jogos com gladiadores, e mais. Não basta simplesmente construir estruturas, é necessário prestar atenção á estética. O povo, mesmo a população pobre, não quer viver próximo a uma vista feia, o que significa que construir em um espaço de proteção de impacto entre suas áreas industrial e residencial ou colocar muitos itens decorativos tais como plantas e estátuas para ajudar a melhorar a atratividade de uma área.

Caesar IV captura o clássico sistema do Império Romano habilmente. No canto estão os plebeus, que trabalham pesado nos campos e fabricas e têm somente as necessidades básicas, tais como comida e roupas. Os próximos são os éqüites, ou classe media, que moram em estruturas mais elegantes e trabalham como professores, cobradores, e doutores do Império. Tais como, eles têm melhores salários e têm os básicos e os desejos luxuosos, como moveis e vinho. Finalmente, há nobres que vivem em propriedades enormes. Os nobres não precisam trabalhar para viver, e eles exigem básicos, luxuosos e exóticos suprimentos para continuarem felizes, mas pelo menos você pode cobrar-lhes taxas para gerar uma boa quantia dos seus rendimentos. Qualquer cidade funcional precisa ter uma mistura dessas três classes, que chama a atenção para o desafio de balancear isso. Você precisa dos nobres porque eles são os únicos que realmente pagam impostos, mas para ter nobres, você precisa construir uma enorme infraestutura para recebê-los. Por exemplo, você deve fazer acordos para ter suprimentos exóticos que os nobres exigem, e isso significa criar uma economia exportadora para gerar algo que você possa negociar.

O aspecto de negociação é um dos modos que o Caesar IV tem para amarrar ao mundo romano como um todo. Ao invés de ser meramente um satélite isolado, você pode abrir laços de acordo com outras cidades. Navios irão chegar para entregar mercadorias, o que pode ser um combustível para sua economia crescer. Uma outra nota impressionante, Roma freqüentemente exigirá que você entregue comida, mercadoria e dinheiro. Falhar em manter as exigências de Roma pode fazer com que sua avaliação imperial despenque, tornando mais difícil ganhar certos cenários, assim como correr o risco de ser substituto por Roma devido a sua incompetência. Neste caso, você pode tentar apaziguar o Senado com presentes. Claro, o método mais fácil é simplesmente responder às exigências de Roma, e isso significa construir uma forte economia.

Ainda, a economia pode ser difícil de lidar, conforme empecilhos podem surgir em alguns lugares. Não ter espaço no armazém freqüentemente significa que os produtos ficam nas fabricas, esperando para serem distribuídos, e é quase impossível descarregar mercadorias indesejadas, como demolir um armazém para construir outro. Isto pode ser evitado com muito micro-gerenciamento da economia.

Então há todo o conceito para construir legiões e defesas da cidade. Simplesmente construir muros ao redor da sua cidade é uma dor, graças às restrições de prédios que freqüentemente te arrasam e reconstrói partes da sua cidade para serem apertadas em paredes. Dito isso, é um pouco mais fácil simplesmente construir um forte e recrutar uma legião para matar os bárbaros causadores de problemas quando eles aparecerem.

Caesar IV também consegue incorporar um elemento on-line em uma categoria tradicionalmente de single-player. Você não quer construir cidades juntamente com outros jogadores em um jogo coorporativo, mas o Caesar IV permite a você desafiar jogadores de algumas formas. O Caesars Challenge é para jogadores veteranos que querem determinar quem é o melhor. Esta é basicamente o desafio da série que exige de você criar uma cidade que gere mais dinheiro, cidades altas, e assim por diante. Sua performance em cada cenário é mensurada, com o melhor jogador tento toda a glória. Se você está procurando por um desafio menos competitivo, o persistent on-line Empire permite que você construa e atualize cidades. Quanto mais cidades você construir, melhor no Império você fica de modo geral. Você pode então comparar suas cidades com outros jogadores no site oficial do Caesar IV.

Visualmente, Caesar IV tem uma aparência sólida, apesar das bordas dos gráficos um pouco mais parecidas com artesanato do que com uma beleza transparente. Ainda, de longe, é fácil apreciar o senso de ter uma cidade virtual nascendo em sua tela. Há algumas iluminações bonitas e efeitos climáticos, assim como água refletida, entretanto sombras dinâmicas podem estragar a performance total. Desabilitar sombras significa que os gráficos perdem um pouco do seu charme, mas os maiores problemas são os longos e pesados tempos de carregamento e problemas de estabilidade, uma vez que o jogo congela às vezes, fazendo os tempo de carregamento ainda mais tedioso. Há um quadro musical que se mistura ao plano de fundo de modo agradável durante as muitas horas de gameplay, e você recebe retorno verbal sobre como você está indo toda vez que você clicar em um cidadão.

Apesar de algumas das falhas citadas acima, Caesar IV pode ser um jogo envolvente às vezes. Cada cenário pode facilmente levar horas para ser realizado, mas de alguma forma o tempo voa ao que você tenta constantemente solucionar o próximo desafio de designer urbano que lhes são apresentados. Entre as campanhas do jogo, cenários, e o editor de cenário, há um monte de conteúdos para qualquer um que seja governador de Roma desfrutar.


Nenhum comentário

||
Portal dos Games
7.4/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo

Reviews da crítica

©2016 GameVicio