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Review de Magicka para PC de Gamerview

por Anônimo, fonte Gamerview, data  editar remover


Quando vi Magicka pela primeira vez no Steam, não imaginei que pudesse ser algo bom ou grande. Parecia ser apenas mais um dos vários jogos genéricos que o Steam vende a preço baixo. Eu estava completamente enganado. Magicka vai muito além do genérico, inovando e trazendo a comédia para o famoso mundo dos RPGs.

Em Magicka você é um mago que, seguindo as ordens de seu professor (e praticamente narrador do jogo inteiro), Vlad, deve ajudar o rei a enfrentar as forças do mal seguindo viagem até Havindr. A história é genérica como sátira aos RPGs, tendo vários elementos de comédia com referências a 300, Monty Python e outros filmes famosos. O pessoal da Arrowhead Game Studios criou um dialeto hilário para os personagens, soando algo tão desconexo como um viking bêbado tentando falar inglês e alemão ao mesmo tempo. Para tentar exemplificar, digamos que os personagens falando ???barow barln dark dargunder??? se transforma na legenda em ???você deve seguir até Havindr???. Comédia, não?

O gameplay é o grande atrativo do jogo. Você controla o mago e tem em suas mãos oito elementos, sendo eles eletricidade, arcano, vida, frio, fogo, terra, escudo e água. Você pode combinar até cinco elementos ao mesmo tempo para formar magias novas. O interessante é que o uso de um elemento interage com o outro, como por exemplo: ao misturar água e fogo, ambos se anulam virando vento e ao misturar água e frio, se obtém o elemento gelo, aumentando em muito as possibilidades dos combos. As magias principais do jogo são as intituladas ???magickas???, realizadas com a combinação pré-especificada de elementos e que só podem ser aprendidas com o decorrer do jogo, ao encontrar os livros que as ensinam. O jogador também pode usar armas de combate corpo-a-corpo. Uma coisa me deixou pasmo: em um capítulo do jogo eu ganhei uma metralhadora M60 para usar. Nunca havia rido tanto em um RPG como em Magicka, podendo metralhar trolls e soltar magias ao mesmo tempo. Me senti uma mistura de Rambo e Gandalf lutando contra as forças de Mordor.



Infelizmente, o design do jogo falha em alguns momentos, obtendo-se magickas muito poderosas logo de início e outras completamente fracas em momentos bem a frente do jogo. Esse desbalanceamento entre o momento que se adquiri e a magicka obtida é de certa forma estranha e a falta de balanceamento não ocorre somente com elas. Muitas vezes os inimigos comuns de alguns capítulos são extremamente mais difíceis que os chefões de capítulos mais avançados. Outro fator negativo é que alguns combos que eu mesmo criei eram extremamente mais poderosos que as magickas, e o jogo acabou se transformando basicamente no uso de três combos que resolviam qualquer batalha.

Os cenários do jogo são fantásticos e possuem uma variação de ambientes incrível. Conforme se avança de capítulo você entra em um novo cenário que muda a sua forma de lidar com os desafios, apresentando novas dinâmicas e obstáculos. Cada cenário me fez sentir em um novo jogo e não em uma completa repetição. Infelizmente, a repetição aqui acontece com os inimigos após algumas horas de jogo.

Agora o grande diferencial de Magicka está no co-operativo. A diversão aumenta e muito quando você se aventura com seus amigos no modo de campanha em até quatro jogadores ou ao jogar online o modo Challenge. Combinar elementos entre os magos deixa as batalhas muito mais ágeis e divertidas. Porém, será um grande desafio encontrar jogadores brasileiros para jogar com você. Jogando contra estrangeiros, o jogo sofre muito com a velocidade de conexão (causando os famosos lags). O modo Challenge traz batalhas divertidas em dois mapas de sua escolha (arena ou floresta) que não param de vir monstros em ondas de ataque, pontuando e rankeando os jogadores que chegaram à onda de inimigos mais difícil.

O verdadeiro inimigo do jogo são seus bugs, e olha que não são poucos. A performance de Magicka é muito instável, mesmo após baixar e instalar os vários patches de correção que a Paradox já lançou. O jogo apresentou travadas, queda de frames e diversos bugs de jogabilidade como magias que não funcionavam, magias que se soltavam sozinhas, inimigos que ficavam alguns segundos imbatíveis, entre diversos outros exemplos que me decepcionaram em diversos momentos. O game possui um potencial extraordinário, mas levou uma bela rasteira por ter sido lançado às pressas e com tantos erros de programação.

Magicka com certeza vale seus US$ 9,99 (R$ 17,00), sendo um jogo casual simples e divertido. Os bugs podem incomodar um pouco, mas não comprometem toda a diversão. A idéia de misturar elementos naturais para criar novas magias dá um toque todo especial ao gênero. Fãs do gênero, eis aqui um bom título para conferir e curtir com os amigos sem precisar esvaziar toda a carteira.


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