GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Super Street Fighter IV 3D Edition para 3DS de E-Zine/MyGames

por ShadowsGamer, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Foi com alegria que recebi mais uma versão de Super Street Fighter 4 com a particularidade de ser a versão para a novíssima portátil da Nintendo, a Nintendo 3DS. Escusado será mencionar, que esta versão é a primeira versão de Super Street Fighter 4 em 3D e que demonstra algumas das capacidades da Nintendo 3DS. Mas sendo eu um rapaz que adora beat 'em ups, será que esta versão portátil é capaz de convencer?

Primeiro que tudo, digo-vos que se tiveram a oportunidade de experimentar o Street Fighter 4 do iPhone, então irão ficar espantados com este Super Street Fighter 4: 3D Edition. Este pormenor, deve-se muito ao facto da Capcom ter largado os sprites da versão iPhone e ter tornado Super Street Fighter 4: 3D Edition a melhor versão portátil da série.

Digo isto porque a adaptação dos 35 lutadores, presentes nas versões caseiras, foi feita de forma exemplar. Todas as personagens possuem os correspondentes leques de movimentos, vistos nas versões anteriores do jogo. Em adição, esta versão portátil de Street Fighter 4 inclui todos os fatos adicionais, que foram lançados através de DLCs pagos nas versões PS3 e Xbox 360.

Tirando o facto de que poderão fazer tudo o que fazem em Super Street Fighter 4 (PS3/Xbox 360) em qualquer sitio, a qualquer hora, Super Street Fighter 4: 3D Edition é uma obra de arte portátil. Embora esta versão apresente factores (alguns compreensíveis) menos conseguidos quando comparados com as suas versões caseiras. A vida nos cenários, outrora existentes nas versões PS3/Xbox 360, passaram a ser estáticos. Ou seja, para além das boas animações feitas pelas personagens, os típicos acontecimentos que decorrem em plena luta deixaram de existir, virando a atenção inteiramente para a luta.

Em teoria, não existe nada que não possam fazer no Super Street Fighter 4 PS3/Xbox 360 que não possam fazer nesta versão portátil. Contudo, na prática, a Nintendo 3DS começa por ser um primeiro impedimento nessa matéria. O analógico é competente para movimentos na base do Hadoken, no entanto, para personagens como o Vega, a natureza do analógico dificulta as coisas. Outro dos problemas prende-se com os quatro botões da consola e os seus ???botões de ombro???. Apesar de ser semelhante à configuração de um comando de PS3/Xbox 360, é extremamente desconfortável usar os botões L/R. O tamanho diminuto dos botões de acção (A,B,Y,X) vêm conter a verdadeira potencialidade deste Street Fighter, principalmente, durante combos mais longos.

Para contornar esta situação, o ecrã inferior da consola exibe quatro botões que podem ser personalizados com Ultras, Specials, Throws e Focus, na sua versão lite. Esta habilidade oferece uma oportunidade aos mais novatos de entrarem no mundo do Super Street Fighter 4 ??? embora ofenda os mais puristas deste estilo de jogo. Na versão pro, os quatro botões são restringidos e apenas permitem ataques normais.

A introdução do 3D em Super Street Fighter 4 é, de facto, algo engraçado, capaz de oferecer uma experiência nova. Esta experiência ganha uma maior dimensão no preciso momento em que experimentamos o novíssimo ???Dynamic View???, que oferece uma perspectiva isométrica do combate que, por sua vez, oferece uma maior sensação de profundidade. Porém, esta perspectiva retira tudo o que é mais sagrado num combate de Street Fighter, impedindo-nos de medir, de forma precisa, a distância entre nós e o adversário. O resultado disto, é que provavelmente juram que nunca mais vão utilizar esta visão.

Mas Super Street Fighter 4: 3D Edition mostra o seu verdadeiro potencial nas partidas que fazem uso do wireless da Nintendo 3DS. Para terem uma noção, a Nintendo 3DS permite que vocês joguem online ??? como fazem nas versões caseiras ??? sendo-nos oferecida uma óptima plataforma para o efeito. Apesar de não possuir os modos de jogos da sua congénere caseira, Super Street Fighter 4: 3D Edition possibilita que existam combates online quando vos apetecer (desde que estejam ligados a alguma rede). No final de cada combate, até podem escolher se querem um rematch, trocar de personagem, ou sair para o menu, enquanto vão acumulando PP à medida que vão combatendo.

Os combates podem ser feitos até mesmo quando a consola se encontra em ???sleep mode???, através dos Figure Battles. Nestes combates, que fazem uso do StreetPass, vocês não combatem directamente (óbvio porque o console está em sleep mode) ao invés disso, vocês organizam uma equipa de modelos coleccionáveis, que podem ser comprados in-game, para combater quando vocês passam por alguém na rua com a consola em ???sleep mode???. O vitorioso é galardoado com novas figures das diversas personagens presentes no jogo, podendo inclusive trocá-las ??? como fazemos com as colecções de cromos.

Para concluir esta análise, resta-me dizer que me é muito difícil recomendar Super Street Fighter 4: 3D Edition. ?? a melhor (e única) adaptação de Super Street Fighter 4 numa portátil, sendo o único título de lançamento capaz de mostrar as capacidades da nova Nintendo 3DS. No entanto, o publico mais purista, que gosta de usar arcade sticks e até o Dualshock 3/Xbox 360 controller, terá algumas dificuldades em adaptar-se ao esquema de controlos da Nintendo 3DS. Acresce o facto do Super Street Fighter 4 PS3/Xbox 360 se encontrar a um preço bastante competitivo, sendo-me apenas possível recomendar este jogo a quem não possui uma PS3 ou Xbox 360 e/ou quer levar o Super Street Fighter 4 para qualquer lado.


Nenhum comentário

||
E-Zine/MyGames
80/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de ShadowsGamer

Reviews da crítica

8.5 / 10
GameTV
8 / 10
Outer Space

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio