GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Mario Sports Mix para Wii de GameTV

por Raziel619, fonte GameTV, data  editar remover




Ano vai, ano vem, e os mascotinhos da Nintendo continuam disputando esportes em suas horas vagas. Dessa vez, porém, a Big-N deixou o trabalho para a Square-Enix, que já havia trabalhado com a franquia em Super Mario RPG para SNES e Mario Hoops 3-on-3 de DS. O resultado final está longe de ser desastroso, mas um pouco mais de variedade (de jogadas mesmo) não iria cair mal.

São quatro modalidades principais: vôlei, dodgeball (uma variação daquele esporte conhecido aqui como ???queimada???), basquete e hóquei. Para entrar na quadra (ou na areia...), estão disponíveis figurinhas carimbadas do universo Mario, como o próprio encanador, Luigi, Toad, Bowser e Bowser Jr., as princesas Peach e Daisy e o dinossauro fofinho Yoshi. Quem tiver paciência suficiente poderá completar desafios como vencer 28 partidas ou finalizar 60 jogos para destravar personagens como Slime, Black Mage, Cactuar e Moogle, vindos de outros títulos da Square-Enix

Em todos os esportes, as partidas são entre duplas ou trios, e podem envolver desde dois ou três humanos contra a máquina como dois contra dois ou um contra um - aí, alguns personagens serão controlados pela inteligência artificial, que peca por ser fácil e previsível demais. Ou ela simplesmente deixa você jogar, ou rouba na cara dura mesmo.



Esqueça o chato tutorial no começo de cada jogo: os comandos são muito simples e, na configuração padrão (Wiimote e Nunchuk), envolvem apenas movimentar o personagem utiliando o direcional analógico; passar a bola ou puck usando A; arremessar ou atacar chacoalhando o controle; trocar de jogador com Z e usar a habilidade especial com A + B. Jogando apenas com o Wiimote na horizontal, fica tudo mais fácil e o botão 2 substitiui a chacoalhada na hora de lançar e arremessar, enquanto que a movimentação do personagem passa para o direcional digital.

Vôlei e dodgeball são quase sofríveis. No último, cada personagem tem uma barra de energia, então o fulano não é eliminado quando é atingido. O jogo se resume a agarrar a bola e atirar nos oponentes, mas falta precisão. Pegar a bola já é garantia de que alguém será atingido, ou pegar a bola e tentar atingir alguém. Não sai disso e, francamente, cansa. No vôlei o esquema melhora, apesar de às vezes ser difícil ver exatamente onde a bola vai cair e falte precisão na hora de mirar onde será o ataque. Nada que incomode muito - afinal é um party game e não uma produção da EA Sports.

O game se redime no basquete e no hóquei, que são muito bons e, se fossem melhor polidos, até poderiam ser vendidos separadamente como ???Mario Hockey??? ou ???Mario Basketball???. Nos dois, a jogabilidade é mais precisa, as opções e jogadas são variadas (tem até ponte aérea no basquete) e os itens que podem ser usados durante a partida (tipo banana ou casco de tartaruga) dão aquela sensação boa de imprevisibilidade que a gente vê num Mario Kart, por exemplo.

No hóquei, aliás, existem dois tipos de estádio: os convencionais, em que um personagem controlado pela máquina fica como goleiro, e um em que há três cones na frente do gol e mais quatro espalhados pelo campo de jogo - quer dizer, é preciso atingir os cones para abrir caminho e finalmente acertar o gol. ?? bem divertido

Por falar em diversão, vale lembrar que Mario Sports Mix foi totalmente elaborado para jogatina em grupo. E não adianta chamar só aquele um amigo que tem o Wii: precisa ser com quatro pessoas, para que todos possam trocar provocações e algumas cotoveladas durante as partidas. Além das modalidades principais, há quatro minigames que, infelizmente, são bem pouco interessantes. Todos são disputados no esquema todos contra todos, e talvez o menos pior deles seja o de fugir de bombas que são atiradas na arena - quem sobrar com mais vida no final ganha.

Jogar Mario Sports Mix sozinho é um sofrimento eterno, porque a inteligência artificial é simplesmente horrorosa. EaApesar de oferecer modos de torneio e personagens destraváveis de franquias da Square-Enix, a mecânica do game não funciona bem para o jogador solitário. A pena é que é difícil encontrar alguém para jogar online, e, mesmo se fosse fácil, não ia ser a mesma coisa do que ter todo mundo ali em volta da televisão comendo junkie food e rindo alto. Mesmo para quem tem amigos para jogar junto, Mario Sports Mix é apenas mais um bom party game. Faltam mais opções, falta mais variedade nas jogadas, e no final a jogatina será restrita apenas ao basquete e hóquei, que são os melhores esportes do disco. Fica o aviso: o game não é nada imperdível.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Raziel619

Reviews da crítica

©2016 GameVicio