GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de RunMan: Race Around The World para PC de GameVicio

por Ahrun, data  editar remover


Há algum tempo atrás, a dupla Tom Sennett e Matt Thorson criou um jogo feito no GameMaker chamado Runman Monster Fracas. O jogo era simples mas tinha uma boa premissa. De ficar correndo feito doido, pulando e evitando os obstáculos para fugir de um monstro que queria devorar o personagem título do jogo. A idéia era genial mas o jogo em sí não prendia muito a atenção.

Depois de algum tempo, a dupla lança um novo jogo com a estrela corredora RunMan. Infinitamente melhor do que o antecessor.


História


A história de RAtW é essa: Foi criado um torneio para decidir quem era o melhor corredor do mundo. Os competidores estavam prontos para a corrida, porém quando RunMan dá as caras, a moral dos outros é abalada de uma maneira tão absurda que eles se retiraram da corrida e RunMan foi declarado vencedor por W.O.

Mas de que adianta ganhar um torneio se ele não foi capaz de mostrar para que veio? Com isso em mente, RunMan rejeita a coroa de vencedor e faz a corrida sozinho.

Gráficos


A primeira coisa que o jogador percebe é que os gráficos do jogo são BASTANTE incomuns. Se você gosta de falar que Tibia tem gráficos de Paint Brush é por que ainda não viu Runman: Race Around the World. Os gráficos parece que foram feitos no PaintBrush por uma criança de 5 anos e depois animados. Longe de ser uma coisa ruim por que este tipo de gráfico encaixa perfeitamente no contexto do jogo. Não há efeito de sombra, não há efeito de transparência, não há textura. Tudo é desenhado com cores chapadas. Há uns efeitos interessantes quando RunMan usa sua habilidade de Zoom (explicado mais adiante) e quando atinge a velocidade máxima quando ele deixa um rastro de estrelas.


Música e Efeitos Sonoros


Outra coisa bastante incomum são as músicas usadas no game. Nada de música original. E se você espera uma música estilo Sonic só por que o personagem é uma estrela corredora vai ficar surpreso.

A trilha sonora do game consiste em músicas que caíram em "Domínio Público". São músicas do "tempo em que o vovô e a vovó não faziam a mamãe". Só para citar alguns nomes temos músicas de Helen Humes (Song of the Wanderer), Jed Davenport (Beale Street Breakdown), Coleman and Harper (Old Hen Cackle)... Conhece? Não? Nem eu. Mas Louis Armstrong pelo menos você ouviu falar, não? Bem tem duas músicas dele neste jogo (pena que ele canta em apenas uma das músicas). Resumindo: a trilha sonora é basicamente constituida de jazz e country music, talvez lá pela década de 50, não sei ao certo. Os efeitos sonoros são bem escolhidos. Desde o barulho que Runman faz quando corre, passando pelos pulos que faz, explosões, pedras sendo quebradas e algo que eu considero a coisa mais engraçada do jogo: O grito de crianças quando Runman alcança a velocidade máxima ("Yeeeeeeeeeeeeeehhh!!!!").

Jogabilidade


As habilidades de RunMan são três apenas: Correr, saltar e ricochetear nas paredes mantendo apertada a tecla de "Zoom" (que além de permitir ricochetear nas paredes serve também para aumentar a velocidade de RunMan). Quanto maior a sua velocidade, maior serão seus pontos ao acertar balões e nocautear inimigos. Entretanto, é necessário saber quando o Zoom é realmente necessário do contrário, você poderá acabar ricocheteando numa parede que fatalmente fará com que você corra pelo sentido contrário, perdendo preciosos segundos e toda a sua velocidade também.

O visual de Runman certamente irá atrair crianças. Tenha certeza sobre isso. Em razão disso, não há game over. Sim. Runman não morre no jogo. Durante as fases normais, o máximo que pode acontecer são inimigos e obstáculos retardando cada vez mais seu progresso mas mesmo com este fator que aparentemente deixaria o jogo fácil você se sentirá no dever de terminar as curtas fases no menor tempo possível para ganhar a medalha de ouro. E acredite: A partir do segundo mundo conseguir uma medalha de ouro é uma tarefa difícil. A única ocasião em que você realmente "morre" é caso o "chefe" de cada mundo encoste em você durante uma perseguição. Neste caso, você terá que começar a fase novamente.

RunMan RaTW também conta com um sistema de Ghost em que você poderá apostar uma corrida contra você mesmo ou com os Ghosts dos outros jogadores também. Isso além de você poder desbloquear mais 4 personagens secretos.

Conclusão


RunMan Race Around the World é um dos melhores jogos independentes feitos. O visual infantil certamente irá chamar a atenção de crianças enquanto jogadores mais adultos que não se sentiram intimidados pelo visual, encontrarão em RunMan RaTW um jogo simples porém bastante desafiador caso realmente queiram tirar medalha de ouro em todas as fases.

RunMan é um jogo gratuíto e pode ser encontrado em: whatareyouwait.info


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Ahrun

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio