GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Football Manager 2011 para PC de Eurogamer

por Giordano Trabach, fonte Eurogamer, data  editar remover


Uma nova temporada futebolística é sempre sinónimo de novas esperanças e sonhos, novas aquisições, transferências, e claro, um novo jogo da série Football Manager da Sports Interactive. A cada lançamento perguntámos a nós próprios, o que há de novo? Será que justifica mais um investimento? ?? assim tão diferente do anterior? A resposta não é fácil, o jogo não é assim tão diferente, mas este ano as coisas também não são assim tão idênticas, já que existem alterações de peso, aperfeiçoamentos de relevo, e um novo caminho a seguir.

Custa sempre desembolsar os nossos ricos euros a cada nova época. Há até quem não o faça e espere mais um ano para que o investimento se justifique. Mas Football Manager 2011 vai mesmo conquistar todos os fãs da série, já que o conteúdo justifica bem a sua aquisição. A maioria das alterações torna a experiência de jogo mais intensa, mais fluída, mais suave e mais pessoal. ?? interessante verificar que FM 2011 tem a capacidade de atrair novos jogadores e ao mesmo tempo não desapontar os seus seguidores. Este ano a Sports Interactive dedicou muito do seu tempo à interacção "humana" com os jogadores, staff, e entidades/personalidades exteriores. Creio que existe uma maior humanização do jogo, tornando as relações interpessoais mais vincadas e complexas, mas ao mesmo tempo acessíveis devido à simplificação e ajudas por parte dos membros da equipa técnica.

?? fácil saber e observar o que se passa com o clube que controlamos. Somos colocados a par de tudo com notificações e sugestões, que podemos aceitar ou simplesmente ignorar. As conversas com os jogadores são agora mais profundas, detalhadas e mais longas, estes respondem com mais argumentos e pormenores, existindo assim um maior feedback das suas pretensões. Os jogadores são muito mais exigentes, mais "inteligentes" quando chega a hora de aceitar ou recusar um contrato ou dispensa.

A informação prestada pelo staff é também mais pormenorizada e com soluções fáceis de implementar, em poucos cliques podemos colocar um jogador a realizar trabalho específico, ou alterar um programa de treino, e até conversar com um jogador que está descontente por ser pouco utilizado. Estas tarefas são bem mais fáceis de realizar e muito menos penosas, mas a complexidade continua presente, para quem prefere aprofundar ao máximo as funcionalidades e opções do jogo.

Mas as relações humanas não se ficam por aqui, internamente. O relacionamento com a imprensa, com outros treinadores, e até com entidades exteriores é bem mais complexo, real e muito mais exigente. Há que pensar bem no que vamos responder às perguntas efectuadas pelos jornalistas. Podemos criar um mau relacionamento com a imprensa, criar amizades e até colocar treinadores no "fio da navalha". Todas as acções por nós realizadas vão influenciar o modo como os outros nos olham.

Para além das novidades referidas, FM aperfeiçoa também o seu sistema de treino e a preparação dos jogos. O treino individual dos jogadores pode ser focado em 14 habilidades diferentes, existindo também mais informação nesse aspecto. A preparação dos encontros também sofreu algumas adições, onde podemos preparar vários parâmetros antes de entrar no terreno de jogo. Existe a possibilidade de organizar três tácticas para serem utilizadas no encontro e adaptar os jogadores às mesmas. ?? claro que nem todos irão reagir da mesma forma às adaptações e alterações tácticas, temos que ter em atenção o feedback que nos é fornecido, se a adaptação é boa ou não.

Hoje em dia as bolas paradas definem cada vez mais o rumo dos encontros. FM 2011 está bem preparado nesse aspecto, já que permite a preparação ou pormenor de cantos, livres, lançamentos ou até penaltis. Escolhemos o marcador, a movimentação dos jogadores, o local para onde a bola será direccionada. Também existe a possibilidade de treinar as bolas paradas em termos defensivos.

Passando agora para a visualização 3D dos encontros, há que assinalar o aumento do número de animações dos jogadores. Os estádios e público estão mais pormenorizados, nada de extraordinário, mas bem aceitável. Há uma evolução em relação ao jogo anterior, mas fica ainda atrás da qualidade presente em Championship Manager.

As opções que temos ao dispor durante os jogos são imensas, há uma profundidade técnica e táctica nunca antes vista. Tudo pode ser feito durante um jogo, mudar tácticas, dar instruções detalhadas individualmente a cada jogador, alterar modos e reacções a cada movimentação em campo, e muito mais. ?? claro que todas estas opções são bem aproveitadas por jogadores minuciosos, que observam o desenrolar dos encontros de forma mais pausada e querem controlar tudo o que se passa.

Football Manager 2011 é o jogo da série que mais se aproxima da gestão real de uma equipa de futebol. O jogo caminha numa direcção bem mais próxima da realidade, onde as relações humanas desempenham um papel preponderante na vida de um clube. Football Manager 2011 é muito mais que dados estatísticos, atributos ou números. O factor mental, psicológico, a motivação, o crer, passam para a linha da frente, é esta a mensagem deste novo FM.

Há aqui muita coisa nova e melhorias de assinalar. A versão deste ano de FM é altamente recomendada, mesmo para os possuidores da versão do ano passado. A Sports Interactive continua na linha da frente e será dificilmente batida pelos eternos rivais.


Nenhum comentário

||
Eurogamer
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio