GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Star Wars: The Force Unleashed II para X360 de Eurogamer

por Raziel619, fonte Eurogamer, data  editar remover


http://images.eurogamer.net/assets/articles//a/1/2/2/8/0/6/5/ss_preview_09.jpg.jpg?slideshow=true

Apesar das suas críticas menos positivas, Star Wars: The Force Unleashed é um dos jogos que mais gostei nesta geração de consolas. O jogo tinha os seus defeitos, a jogabilidade e os inimigos não eram muito variadas, no entanto, era uma experiência de qualidade para qualquer fã de Star Wars, dando a oportunidade de controlar um Jedi (ao princípio era Sith) e todos os seus poderes. Mas isso não era o melhor, o melhor era realmente a história, ao jogar Star Wars: The Force Unleashed ficávamos a conhecer o que aconteceu entre os episódios III e IV.

Force Unleashed II não segue esse caminho, não dá a conhecer acontecimentos importantes entre o período temporal dos episódios III e IV, enquanto jogamos não sentimos aquela sensação de que estamos a conhecer mais um pedacinho da história de Star Wars, mas temos que perceber que essa não é a função desta sequela. O objectivo deste segundo jogo é dar continuidade à história de Starkiller, e devo dizer que cumpre a sua tarefa.

Quem tem acompanhado a produção desde o seu anúncio nos VGAs de 2009 já deve conhecer o que dá sustento a Force Unleashed. O Darth Vader tem mais um plano maléfico na manga, está a produzir em massa clones de Starkiller no planeta de Kamino (lembram-se do episódio II?). No entanto, os clones são assombrados pelas memórias do Starkiller original ficando confusos acerca da sua identidade. Um destes clones consegue escapar e começa uma jornada para ficar entender as memórias na sua mente.

Imediatamente após começarmos a jogar, a primeira coisa que percebemos é que o poder de Starkiller aumentou. Agora temos dois lightsabers o que resulta em movimentos mais rápidos e poderosos. Apesar disto, os controlos e jogabilidade são iguais ao Force Unleashed anterior. Starkiller continua a poder electrocutar os inimigos, consegue utilizar a força para mover objectos, ou seja, basicamente, não houve grandes alterações. Mas Starkiller não consegue utilizar todas estas habilidades no princípio, vai-se lembrando delas através de flashbacks à medida que formos progredindo. Um nova habilidade em Force Unleashed II é o mind trick, que permite invadir as mentes do nossos inimigos fazendo-os atacar os seus parceiros ou até suicidarem-se. Outra nova habilidade tem o nome de "Force Fury" e garante a Starkiller um aumento nos seus poderes durante tempo limitado.

A evolução das habilidades mudou ligeiramente, desta vez não vamos comprar novos ataques e combos. Existem 7 parâmetros para melhorarmos: "Saber", "Push", "Lightning", "Grip", "Mind Trick", "Saber Throw" e "Repulse". Qualquer um deles tem três níveis para evoluir. No caso do "Grip" e "Lightning" aumentar um nível significa que conseguimos atacar mais um inimigo que o norma, por exemplo, se tivermos o "Grip" em nível dois é possível levantar dois objectos de uma só vez.

?? semelhança do título anterior, uma forma de ganhar experiência para melhorarmos as nossas habilidades é apanhar Jedi Holocrons. Os Jedi Holocrons vermelhos não nos dão experiência mas cristais para o nosso lightsaber. Estes cristais não só alteram a cor do lightsaber, acrescentam-lhe também power-ups. Como temos dois lightsabers é possível combinar dois cristais diferentes.

Para aqueles que completaram o primeiro Force Unleashed e viram os dois finais diferentes existe um bónus, os fatos "Ceremonial Jedi Robes" e "Sith Stalker Armor". Estes não são os únicos fatos alternativos disponíveis, existem muitos, podem até vestirem-se de Stormtrooper.

A maneira como progredimos nos níveis não mudou muito, vamos eliminando vagas atrás de vagas de inimigos e seguimos em frente. Pelo meio encontramos alguns obstáculos que nos obrigam a usar a força para os ultrapassarmos.

Quem jogou o primeiro já deve ter percebido que Force Unleashed II não apresenta grandes mudanças, e isso é verdade. De uma forma natural, quem gostou do anterior vai gostar deste, mas ainda assim existem algumas decepções. Uma delas diz respeito aos confrontos com os bosses, mais propriamente ao último boss (adivinhem lá quem é). ?? uma luta que não é digna de ser aquela que encerra o jogo, faltava-lhe mais espectacularidade e momentos fantásticos. Para além disso, é ainda aborrecida.

http://images.eurogamer.net/assets/articles//a/1/1/4/2/7/6/2/ss_preview_08.jpg.jpg?slideshow=true

Por incrível que pareça, Force Unleashed II sofre na falta de variedade de adversários, ainda mais que o anterior. O número de inimigos que enfrentamos foi reduzido. Nas primeiras horas de jogo isto não se nota, mas conforme vamos progredindo começamos a sentir a falta de novos tipos de inimigos.

?? perfeitamente notável que o jogo foi moldado para ter um aspecto mais cinemático. Isto foi conseguido graças aos gráficos melhorados, mas o maior papel está a cargo das cinemáticas que são incríveis e fazem-nos sentir como se estivéssemos na presença de um verdadeiro filme Star Wars. Os níveis estão mais embelezados e com mais detalhes, nota-se que está bem polido. O único senão é que podem ocorrer alguns quebras na framerate, este problema ocorreu-me principalmente quando usava os poderes eléctricos de Starkiller.

A maior desilusão está na duração da história. Quando o jogo acabou eu não estava à espera que acabasse. A razão pela qual eu senti isso deve-se ao facto da história do Force Unleashed ser maior (praticamente o dobro). Depois há partes do jogo que podiam ter sido melhor exploradas, como por exemplo quando vamos ao planeta do Yoda, é uma parte do jogo que não dura mais que 2 minutos.

Apesar da campanha ser curta e de ser possível terminá-la em poucas horas, os verdadeiros fãs que jogarem Force Unleashed II vão acabá-lo duas vezes. Existem dois finais como no primeiro jogo, num deles escolhemos ser "bonzinhos" e no outro escolhemos ser "mauzinhos".

Para além da história existe o modo Challenge que consiste em 10 desafios diferentes para completarem. Conforme o vosso desempenho em cada desafio vão receber uma medalha de bronze, prata, ouro e platina. Há uma boa razão para completarem estes desafios, quando concluem um deles é desbloqueada uma cinemática que explica coisas que não são explicadas durante a história.

?? impossível não dizer que Force Unleashed II desilude mesmo aqueles que gostaram do primeiro jogo, não por ser um mau jogo, porque não o é, mas porque vê-se claramente que podia ter sido muito mais. A pontencialidade deste título era imensa, podia ter alcançado coisas que o primeiro não alcançou, infelizmente não fez nada disso, chega ao ponto de cometer erros anteriormente cometidos. De qualquer maneira, se quando ouvem a música de Star Wars sentem arrepios este título é para vocês.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Eurogamer
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Raziel619

Reviews da crítica

6.5 / 10
GameTV
©2016 GameVicio