GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Spider-Man: Shattered Dimensions para X360 de Eurogamer

por Raziel619, fonte Eurogamer, data  editar remover


O Spider-Man ou Homem-Aranha em português sempre o foi o meu super-herói favorito.Quando era criança lembro-me de levantar-me cedo só para poder ver os desenhos animados. Dada a sua popularidade, esta personagem da Marvel acabou por chegar aos videojogos em 1982 para a Atari 2600. Desde então que têm sido lançados jogos do Homem-Aranha para as mais variadas plataformas.

Spider-Man Shattered Dimensions é diferente de todos os outros jogos do aranhiço pois a sua abordagem é diferente. A ideia foi pegar em quatro universos diferentes do Spider-Man e juntá-los de alguma de forma.

Os quatros universos presentes são o Amazing (aquele que todos conhecemos), Ultimate, Noir e 2099. Os universo Amazing e Ultimate têm bastantes semelhanças, no entanto foi arranjada uma maneira para os diferenciar. No Ultimate controlamos o Spider-Man de fato preto (Venom). Por sua vez, os universos Noir e 2099 são imensamente distintos dos restantes.

A história para juntar este universos anda em redor de um artefacto antigo e poderoso chamado "Tablet of Order and Chaos". Mysterio, um dos vilões da série, consegue deitar as mãos ao artefacto mas o nosso herói aparece em cena na hora certa para o impedir. No decorrer da luta o artefacto parte-se provocando problemas em várias realidades e divide-se pelos quatro universos. A nossa missão é recuperar todos os pedaços perdidos do artefacto e impedir que mais vilões se aproveitem do seu poder.

O jogo está divido em três grandes capítulos e cada um deles têm quatro níveis, um para cada universo. ?? decepcionante que embora os níveis sejam diferentes se desenrolem sempre da mesma forma, lutamos contra alguns capangas, salvamos uns reféns, lutamos mais contra alguns capangas e depois enfrentamos um boss. Convém dizer que em qualquer nível vamos enfrentar o mesmo boss duas vezes, na primeira vez acaba por fugir, no segundo confronto é que o derrotamos.

Não temos uma cidade enorme para explorarmos os poderes do aranhiço mas os níveis estão construídos a pensar nisso. Vai haver momentos para baloiçar de teia em teia, momentos para trepar paredes e momentos para tudo o resto.

Grande parte dos elementos dos níveis aparecem com um indicador amarelo em cima deles, isso significa que podemos lançar uma teia e saltar-mos para lá. Outra habilidade chama-se "Web Jump"e permite-nos dar um salto no ar utilizando as teias do Spider-Man. Se em algum momento estiverem a cair do cenário a câmara muda para a primeira pessoa e é indicado para carregarem no gatilho direito, se o fizerem ficam salvos.

A câmara também muda para a primeira pessoa nos confrontos com os bosses. Aí vamos ter que utilizar os analógicos para dar punhos e para nos defendermos dos ataques. Assumir esta perspectiva é agradável mas o jogo utiliza isto varias vezes seguidas e sempre com as mesma animações, e o que era agradável começa a tornar-se monótono.

No sistemas de combate temos um botão para ataques leves e outro para ataques pesados. A combinação dos dois resulta em combos.Podemos usar as teias para irmos rapidamente contra um adversário. O combate vai ganhando variedade conforme formos desbloqueando novos movimentos e combos, para isso temos de completar desafios específicos para determinados níveis, ao todo existem 180. Além de novos movimentos, existem para desbloquear melhorias para a personagem, como aumentar a barra de vida, e fatos alternativos para os vários universos.

Todos os quatros Spider-Mans têm os seus próprios movimentos de combate e habilidades únicas. No universo Ultimate podemos utilizar o rage meter para acedermos a uma forma mais poderosa do Venom, no universo 2099 conseguimos abrandar o tempo e no universo Noir utilizamos as sombras a nosso favor. O menos favorecido dos universos é o Amazing pois não tem nenhuma habilidade especial como os restantes.

Em qualquer um dos universos é possível usar o sensor aranha, mas será no universo Noir que a sua utilidade será maior. Os níveis foram desenhados para termos que os passar de uma forma Stealth. Não é aconselhável enfrentar os inimigos frente-a-frente pois desta maneira é provável perdemos. Com o sensor aranha conseguimos ver todos os inimigos ao nosso redor. O Spider-Man Noir pode eliminar os oponentes por trás, na parede, de cima, praticamente em qualquer posição. Nos outros três universos, vamos "metralhar" nos botões para derrotarmos as vagas de inimigos que caem sobre nós.

?? perfeitamente notável que Spider-Man Shattered Dimensions foi feito para os fãs, na bonus gallery existem diversos conteúdos para desbloquear: conceitos de arte, figuras e biografias das personagens.

A nível sonoro não podia estar melhor, Neil Patrick Harris, Christopher Daniel Barnes, Dan Gilvezan, e Josh Keaton dão voz aos quatro diferentes aranhiços, todos eles já emprestaram a sua voz para um desenho animado do Spider-Man. A história é narrada pelo lendário Stan Lee. Adorei as piadas ditas pelo Spider-Man ao longo do jogo e a forma como consegue gozar com os vilões nas situações mais perigosas.

Spider-Man Shattered Dimensions não atinge o nível de Batman Arkham Asylum. ?? primeira vista os universos parecem diferentes, contudo depois de acabarmos o jogo percebemos que estivemos sempre a fazer as mesmas coisas independentemente dos diferentes níveis ou do Spider-Man que controlamos. O jogo dura pouco mais de 8 horas, pouco existe para fazer depois. Apesar da sua repetitividade e curta duração, Spider-Man Shattered Dimensions é um dos melhores jogos baseado neste super-herói da Marvel.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Eurogamer
7/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Raziel619
©2016 GameVicio