GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Razor2: Hidden Skies para PC de GameVicio

por SteelDragon, data  editar remover


?? notável nos dias atuais o esforço das companhias de games nacionais em engrandecer nossa ainda pequena, mas promissora indústria de games. Depois de Taikodom online, mais um jogo de cenário espacial chega das mãos de uma desenvolvedora brazuca. Desta vez, trata-se de Razor 2: Hidden Skies, um Shoot'em up refinado com visual moderno, acompanhado de uma trilha sonora orquestrada, no melhor estilo Star Wars.



Apostar em jogos de orçamento menor tem sido uma saída viável para produtoras independentes que estão se iniciando neste competitivo mercado. Já tivemos outros exemplos, que seguiram nesta mesma trilha, e tiveram grande visibilidade e respeito da comunidade gamer; como A Frozenbyte de Trine por exemplo.

Em um mundo de games para PC dominado por "FPS", "Shooters", a desenvolvedora brasileira Invent4 Entertainment, optou por apostar no gênero que marcou a era 16 bits, e arrebanhou uma grande legião de fãs em suas versões para arcades e consoles nos anos 90. Referências a grandes sucessos da época como Raiden, Raystorm, Darius, são bastante expressivas em Razor2.

Nós pudemos testar a versão completa de Razor2: Hidden Skies através de uma cortesia da própria Invent4 Entertainment a GameVicio. Razor2 que foi lançado recentemente no dia 19 de Julho, traz um contexto já conhecido da velha escola de jogadores, e vai te colocar sob fogo cruzado no espaço de um lugar já bastante conhecido para nós - O Brasil! Mas não espere por ver o Cristo Redentor, ou mesmo o pão de açúcar. Embora a história do jogo tenha passagem em nosso país, os cenários não nos trazem nenhuma lembrança dele. Todavia, pode ser compreensível, já que em Razor 2, estamos no futurístico ano de 2027. Após ter sido invadido por superpotências do espaço, o Brasil enfrenta tempos de caos e guerra, e a única alternativa que nos resta, é lutar contra as forças opressivas para restaurar a paz.

Jogabilidade




Razor2: Hidden Skies possui um sistema de jogabilidade fácil e intuitiva - não muito diferente de outros Shoot´em up games. O lema é simples ??? atire e destrua em tudo que tiver a seu alcance de visão, e se mantenha ileso aos contra-ataques. Embora pareça fácil, para conseguir sobreviver por pelo menos três fases do game, você terá que ser bastante habilidoso ao comandar sua nave. Mesmo se apoiando em um conceito simples de jogabilidade, o jogo é extremamente difícil. Dados da plataforma de jogos Steam confirmam: a média de jogadores que conseguiram terminá-lo não chega a 5%.

Contando com apenas 1 continue, você terá 8 fases e alguns milhares de inimigos pelo seu caminho, que vão encher sua tela de raios laser, misséis entre outros artefatos espaciais. Para contra-atacar você terá a disposição 3 tipos de armas ??? Pulse, Stray e Laser, mais 2 slots adicionais para misseis e armas secundárias que podem ser alternadas entre um modelo e outro durante a partida. Cada estágio é marcado pela presença de um chefe no final para fechar a fase.

Sistema de Upgrades




A possibilidade de se fazer upgrades trouxe ao jogo uma dinâmica interessante, pois através deles, você será capaz de ter uma experiência diferente com o jogo de acordo com suas escolhas. Aqui o sistema de upgrades deixa de ser um luxo, para ser algo essencial para sua sobrevida em Razor2. Na primeira vez que jogamos, não foram utilizados nenhum upgrade, em resultado, nossa longevidade no game, foi significamente reduzida em relação as outras em que fizemos o uso deles. Você encontrará uma grande variedade de upgrades, e não só melhoramentos estarão disponíveis. Razor2 oferece também possibilidade de instalação de novas partes em sua nave que podem ser essenciais durante sua jornada pelo espaço.

Gráficos




Primeira coisa que nos chamou atenção em Razor2, foi a divisão da tela ??? ao contrário dos Huds tradicionais que ficam expostos sob a imagem onde o jogo é renderizado. Em Razor2 é utilizado o aspecto de imagem vertical, com os Huds e demais informações do game ficando acoplados nas telas laterais, deixando somente o meio da tela dedicado ao jogo em si. Talvez esta escolha tenha sido intencional para trazer aquele efeito encontrado em alguns clássicos shmup games, como Tiger Heli (1985), Raiden (1990), Aero Fighters (1992) entre muitos outros.

Os gráficos apresentam uma qualidade visual bastante razoável para este contexto de game, com destaque para as texturas dos cenários, e efeitos de luz. Entretanto, é cobrado um alto custo do computador para ser rodado em boas condições. Em nossos testes, utilizamos um poderoso processador de quatro núcleos, juntamente com uma placa de vídeo mid-end. Em resultado, com todos os filtros ativados em uma resolução de 1920x1080p, só conseguimos extrair cerca de 30 FPS - muito instáveis ainda por sinal. Após desativar os efeitos de sombra, conseguimos ganhar 10 frames a mais. Contudo, ficamos longe de chegar nos desejados 60FPS. Não sabemos como o game se comportará em maquinas menos robustas, mas fica claro, que pelo nível gráfico oferecido, ele não foi muito bem otimizado ainda. Talvez quem sabe, em futuras atualizações.

Música e efeitos sonoros




A música é uma peça importantíssima para o sucesso de um game. Ela precisa trazer a dimensão emocional do que está se passando em sua tela na forma de som, melodia e harmonia. Em Razor2, nota-se um trabalho belíssimo em sua trilha, com passagens que nos remetem a outras trilhas memoráveis, como as encontradas na série Stars Wars, God of War. As músicas em Razor 2: Hidden Skies são fortemente marcadas por lindas melodias orquestradas, e um poderoso coro de vozes, que são capazes de transmitir perfeitamente o período de caos que a humanidade enfrenta naquele momento no game. Já os efeitos sonoros, não soam tão bem quanto sua trilha, mas também não deixam a desejar.

Conclusões




Razor2: Hidden Skies não é um jogo que surpreende, não inova, contudo também não deixa de apresentar uma qualidade respeitável dentro de seu conceito de jogo. Sentimos falta de um modo coop multiplayer apenas. Não seria nada mal esta modalidade dentro desta proposta de jogo. Os destaques ficam por conta de sua trilha caprichadíssima, jogabilidade, e para a dificuldade desafiadora, ao mesmo tempo, não impossível do jogo. Razor2 ainda conta com 10 Steam Achievements desbloqueáveis, e leaderboards online. Você poderá encontrar Razor2: Hidden Skies por 9.99$ através da plataforma digital de jogos Steam.


Da redação


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de SteelDragon

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio