GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de APB Reloaded para PC de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Quantos jogos já não tentaram emular aquilo que a série GTA já fez até hoje? Quase todos os jogos que utilizam mundo aberto vão beber ideias e influência à série da Rockstar. Por vezes até surgem jogos que parecem autênticos clones, que prometem mais e melhor, mas acabam por falhar redondamente. All Points Bulletin (APB) é um dos jogos que fica no meio. Enquanto promete mundos e fundos, APB não passa de um meio termo, uma boa ideia que podia vir a ser algo mais. Vamos saber porque.

Para começar, APB coloca-vos logo a início a escolha típica dos MMO, há que escolher a vossa facção e daí para a frente, o jogo desenrola-se a partir da vossa escolha. As duas facções presentes são os Enforcers, uma unidade de policial composta por justiceiros e os Criminals, que, tal como o nome indica, são os criminosos e os grandes maus da fita nesta cidade de San Paro.

Antes de se fazerem ao mundo de APB, há que criar a vossa personagem. Esta pode ser homem ou mulher e podem alterar um pouco de tudo na vossa personagem. As alterações físicas são tantas, que vão sentir-se algo perdidos a início. Podem escolher entre vários tipos de cabelos, tatuagens, olhos, cicatrizes, altura, estatura, etc.

A personalização da vossa personagem é enorme e se gastarem algum tempo com a mesma, vão decerto conseguir criar uma personagem ao vosso gosto.San Paro está dividida em 3 zonas, uma zona para iniciados, uma outra zona para veteranos e por fim, um distrito social onde as armas permanecem guardadas e as duas facções podem conviver sem hostilidades.

Quando resolvem jogar APB como deve ser, vão passar as primeiras horas a deambular pelos cenários, enquanto fazem missões para um dos vários representantes da vossa facção. Estas variam entre coisas simples, como assaltar alguém, ou desactivar bombas e afins. Mais tarde as missões vão ficando mais complicadas e o jogo começa a dificultar as coisas, incentivando ao combate de jogadores contra jogadores.

Vamos então falar do PvP, algo essencial em APB. Em determinadas alturas, um dos membros de uma das facções desencadeia algo que é tido como um delito ou a acção de justiça, o jogo coloca então um aviso para que vocês ou ajudem o vosso colega, ou se estão na outra facção, que impeçam a missão de acontecer.
Isto faz com que as missões sejam bem mais imprevisíveis, pois não vão ter de lidar com NPC's, mas sim com outros jogadores que vos podem ajudar ou dificultar a vida.

Logo de início, a vossa personagem não vai ter um estilo muito próprio, pois além da personalização corporal, ainda vão ter de gastar o dinheiro ganho para comprar novos acessórios e peças de roupa para equipar. O vosso nível de reputação também vai ajudar a que conheçam mais pessoas importantes pela cidade e estas vão dar-vos acesso a melhores equipamentos e armas.

Em APB podem esquecer o típico aumentar de nível que vos faz mais forte. Aqui o que interessa é a vossa perícia e mestria com cada arma, pois por muito que tenham dinheiro para comprar tudo ou melhorar os vossos atributos, se apontarem ao lado vão acabar por falhar o alvo, por isso há que aprender a jogar o melhor possível e é para isso mesmo que servem as missões iniciais.
Algo positivo é que APB não vos faz andar a pé logo de início. Existem vários pontos espalhados pela cidade onde podem fazer um carro aparecer e assim andar a conduzir pelas rua de San Paro. Um dos problemas deste sistema é a vantagem que dá aos criminosos, pois permite que estes roubem qualquer tipo de veículo de um cidadão, enquanto que os Enforcers são penalizados por isso, tendo de recorrer aos carros da companhia.As situações de tiroteios podem surgir tanto a pé, como de carro, mas neste momento APB ainda sofre de um grande mal, o Lag. A partir do momento em que o ecrã enche demasiado, ou que começam a acelerar num carro, os slowdows e quebras na fluidez são tantos que tornar-se difícil jogar e ainda mais complicado acertar seja onde for. Este é um problema que pode vir a ser corrigido mais tarde ou mais cedo, mas um jogo que apela à precisão em vez de permitir uma mecânica de selecção, não pode nunca ter este tipo de problemas.

A cidade de San Paro é uma faca de dois gumes, enquanto a área até é bastante ampla e extensa, sofre por ser algo fria e até desprovida de vida. As texturas são feias em grande parte dos cenários e não existem propriamente zonas de grande interesse ou que sejam marcantes. Por estranho que pareça, o local onde tudo corre melhor e se torna mais memorável é a zona Social, enquanto o mundo PvP acaba por parecer algo incompleto e vazio, mesmo quando pejado de jogadores.No que toca aos gráficos, como já devem ter percebido, APB é um título mediano, mas tendo em conta outros MMO's não é propriamente o mais feio de todos. As personagens têm um bom detalhe e se o vosso computador for mesmo bom, então ainda vão ter direito a alguns mimos visuais. A música por seu lado está num patamar de boa qualidade, pois podem contar com uma parceria com a Last.FM que disponibiliza um grande número de músicas bem agradáveis. Por fim, as vozes passam despercebidas, mas é bom ver que colocaram vários sotaques e línguas nos pedestres.

Outro problema de APB tem que ver com os loadings. Estes são extremamente longos e entrar numa cidade pode demorar mais que um minuto, chegando a dar a volta às imagens de loading. Também o jogo demora algum tempo a arrancar através do Startup, algo que não se vê nos jogos do género.Para jogar APB têm ao vosso dispor uma subscrição, não por meses, mas sim, por horas, sendo que o pacote principal oferece 50 horas iniciais e os pacotes seguintes começam nos 5 Euros que acrescentam cerca de 20 horas. ?? importante ainda referir que o tempo só conta quando estão ligados às zonas PvP, por isso não convém deixar a vossa personagem ligada quando estão AFK.

APB era um jogo promissor. O espírito que apelava aos jogadores de GTA e prometia uma cidade cheia de acção PvP, acabou por não se concretizar. Estando como está, APB parece mais um jogo em fase Beta que ainda tem muito a melhorar. De momento, só os mais teimosos ou persistentes é que vão tirar rendimento deste MMO.

Prós:
  1. ?? um GTA em mundo online
  2. A personalização da personagem é massiva
  3. Podem andar logo de carro a início
  4. O distrito social é divertido e podem entrar mesmo sem horas
  5. O Método de pagamento favorece o jogador casual


Contras:
  1. O Lag e a fluidez a grande velocidade tornam-no injogável
  2. Cidade pouco interessante
  3. Sistema de missões pode deixar alguns confusos
  4. Grandes tempos de loading desde iniciar o jogo a entrar online
  5. A evitar para quem não gosta de PvP



Nenhum comentário

||
E-Zine/MyGames
64/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio