GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de League of Legends: Clash of Fates para PC de Eurogamer

por resh134, fonte Eurogamer, data  editar remover


League of Legends é o primeiro de vários jogos em desenvolvimento (incluindo Heroes Newerth e o que quer que seja que a Valve esteja preparando -- para quem não sabe, IceFrog, o atual "responsável" pelo DotA Allstars, está trabalhando na Valve em um "projeto secreto) a tentar transformar o DotA, antigo mod do Warcraft III, em um projeto independente. Na verdade, Demigod foi tecnicamente o primeiro, mas não tenho certeza se alguém ainda se importa com Demigod então vamos seguir em frente.

Veja como funciona o Defense of the Ancients: ?? como um jogo de defesa de torres, exceto que ao invés de um jogador construir as torres (que já são presentes e controladas pela inteligência artificial), dois times de 2-5 jogadores controlam heróis em um estilo "Diablo", em meio aos " minions " (o "exército" de cada time, controlados pela inteligência artificial também), que as bases de ambos os times criam continuamente.

A ênfase está evoluir seus heróis o mais rápido possível, matando os minions e heróis inimigos, tudo isso enquanto tenta avançar contra as torres inimigas e, finalmente, a base inimiga. Eventualmente, uma equipe terá derrubado defesas suficientes para limpar o caminho para o "Ancient" inimigo, e se este for destruído o time é declarado vencedor. Difícil de descrever, mas tenso e completamente fascinante para jogar.

League of Legends segue este esquema e faz o seu melhor para refiná-lo. A grande adição que faz é o Sistema de Summoner, um espaço persistente fora do jogo, que leva a definição um pouco para trás. O herói que você está controlando? Bem, agora você tem um Summoner, que o trouxe ao mundo, e cada jogo que você joga, ganhando ou perdendo, você ganha XP para o seu Summoner.

Aumentando o nível do Summoner permite desbloquear magias diferentes que podem ser usados no jogo , bem como "Mastery Points" que podem ser gastos através de três ramos de habilidades diferentes, que melhoram seu herói e feitiços, e, finalmente, Runas, que fornecem todo tipo de pequenas melhorias que você possa imaginar e são comprados com Pontos de Influência, que você ganha por jogar.

Finalmente, Pontos de Influência também permitem que você compre novos Champions , os heróis do League of Legends. Um atalho para Pontos de Influência é simplesmente comprar Pontos Riot com dinheiro real, que possibilitam também a compra de Skins -- "roupas" ou texturas que modificam a aparência do seu herói -- mas não é obrigatório.

Em geral, o Sistema Summoner é uma adição muito inteligente. ??, de fato, tão inteligente que é um pouco assustador que a Riot Games ainda forneça o League of Legends de graça. Depois de ser transmitido de modder para modder e mudando de face durante seis anos, DotA mudou muito em relação ao mod original. O Sistema Summoner tem deixado Riot Games construir sobre o DotA, sem prejudicar sua fórmula patenteada secreta.

Não que o League of Legends não alterou o jogo. Ele fez, mas em silêncio. O trabalho em equipe é incentivado por coisas como mais XP ao matar alguém e ser assistido pelo parceiro, ênfase na ação através de um menor tempo médio de espera para usar suas magias, e a parte lenta e tediosa de jogar defensivamente é dificultada por retirar a capacidade de você matar minions do seu time (portanto negando ao outro time o XP). League of Legends também adiciona o Brush, um terreno gramado que bloqueia a linha de visão de quem está do lado de fora dele e abre novos caminhos de enganar seus inimigos.

Finalmente, há uma série de mudanças práticas e cosméticos. Há um sistema de matchmaking automatizado para achar em jogos, um mini-mapa melhorado e interface de áudio fantástica tanto na música como na dublagem para cada campeão, e um estilo de arte encantador ligeiramente cel-shaded.

Além disso, as magias dos campeões agora contam com um "modificador", o AP ou Ability Power . Cada magia tem um taxa de aumento em AP. Por exemplo, se você tem um magia que com 0.5 de AP Ratio, siginifica que a cada ponto de AP sua magia ganha 0.5 ponto em sua propriedade, seja ela uma cura, uma magia de ataque, etc. A taxa de AP, ou o seu AP Ratio, pode ir desde 0.01 até 1.0 por ponto de AP, enquanto algumas nem mesmo usam, como as de heróis que usam ataques físicos ao invés de magias; por isso, os magos são os que mais se beneficiam disso. Como é possível alcançar altos níveis de AP com os items certos -- em um jogo sério, por volta de 500 AP, ou até mais, podendo chegar acima de 900 AP -- suas magias estarão sempre fortes, pois quanto mais AP você tiver, mais fortes elas serão (o AP é obtido apenas através de items, runas e algumas magias ou habilidades de poucos heróis, mas items são a verdadeira fonte de AP). Essa é uma enorme melhoria em relação ao DotA, já que, além de resolver um dos seus grandes dilemas - os magos perdiam a eficácia com o prolongar do jogo, já que o dano e eficiência de suas magias são fixos, não acompanhando o ganho de resistência e poder das outras classes de heróis - abrem um maior número de caminhos diferentes que um herói pode seguir, como focar em suas magias ao invés de seus ataques. O infinitamente maior número de items com efeitos diferentes também fazem com que cada herói possa ser jogado de diferentes maneiras para ter sucesso, não apenas o jeito padrão que infelizmente existe no DotA.

Mas talvez você nunca tenha jogado DotA. Talvez você só queira saber sobre esse jogo. Eu lhes digo isto: é infinitamente mais tático e tenso do que você possa imaginar que seja controlar uma única unidade, porque é basicamente uma corrida.

Qualquer campeão inimigo que esteja três ou quatro níveis acima de você terá muito pouca dificuldade te transformar em pó, e se ele for um campeão particularmente agressivo (atualmente há 56 para escolher, a cada 2-3 semanas um novo surge, e todos eles têm habilidades totalmente diferentes) você pode até não ter tempo nem de correr. Assim, como na verdade ganhar o jogo é uma questão de se juntar a um grupo de minions e derrubar as torres que levam à base inimiga, você está sempre à caça de experiência fácil.

A coisa é que, cada vez que você morrer você leva um tempo cada vez maior para renascer, até o tempo agonizante de mais de 60 segundos, onde você não pode fazer nada, além de pensar na XP que você acabou de dar à seu assassino, e quando você está morto você não ganha experiência. Fora desse cenário é uma mecânica totalmente risco-recompensa. Você vai andar ao redor do mapa com a metade da sua vida e continuar lutando, sabendo que você é um alvo fácil, ou vai retornar à base, onde você pode regenerar rapidamente sua vida e mana, mas pode perder uma chance de matar alguém ou de salvar um aliado? Heróis inimigos se escondem em cada esquina, e no LOL eles estão em cada pedaço de grama, também.

E isto sem considerar a riqueza de elementos táticos que ter um time adiciona à equação. Trabalhando em pares, trios, quartetos, lançando emboscadas e depois recuando, todos avançando em uma única "Lane" (os caminhos onde ficam as torres) simultaneamente antes de retornar aos seus lugares, e como reagir quando o outro time tenta as mesmas coisas.

Você tem também a diversão constante de não apenas jogar Champions diferentes (que podem variar entre um arqueiro, um "tanque", ou para alguém que se especializa em torres ou em tempo ou em veneno ou em cura), mas vendo como certos heróis reagem a outros. E tudo isso é executado com incrível atenção ao equilíbrio entre o poder dos heróis. Dizer League of Legends destaca-se para jogos de alto nível é dizer que o fogo é quente.

Porém, enquanto League of Legends é grátis e brilhante, e muito divertido, ainda tem seus defeitos.

Devido à Riot Games não querer dar muita vantagem para os jogadores veteranos, o Sistema Summoner só trabalha com pequenas melhorias percentuais. A diferença entre um jogador que possui seu Summoner nível 1 e outro que possui um nível 15 pode ser visível, mas a diferença entre o que nível você está e o próximo nível não é. Além disso, muito do DotA está inacabado agora. Só há dois mapas diferentes e suporte para clãs e torneios ainda estão sendo implantados.

Por último, e os fãs DotA não vão gostar de ouvir isso, ainda existem alguns problemas com este jogo. Fazendo uma má partida no início de um jogo não apenas pode te garantir uma derrota, mas vezes pode tornar os 15-20 minutos restantes de jogo que absolutamente miserável. Isso porque heróis de nível superior não só podem chutar o seu traseiro, mas também não têm mais razão para se esconder, reunindo experiência mais fácil e tornando quase impossível para você tentar uma virada; mas ainda assim é possível virar um jogo, caso o inimigo se divirta demais com matar e se esqueça de atacar as torres.

Tudo fica pior quando todo o seu time teve um mau início e está mais fraco que o inimigo. Graças a todas aquelas resistentes torres que o inimigo tem que destruir, poucos jogos oferecem uma derrota tão lenta como DotA. LoL tenta para corrigir esse problema, como dar-lhe a oportunidade para iniciar uma votação para se render, quando tudo está absolutamente perdido, mas a utilização é permitida apenas após os 25 minutos de jogo.

Mas não há muito espaço para a negatividade aqui. Eu acho que a Riot Games vai fazer um bom trabalho em sua promessa de desenvolvimento. Até nova ordem, este é o jogo do estilo DotA que você deve jogar.


2 comentários

comments powered by Disqus
Eurogamer
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de resh134
©2016 GameVicio