GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Green Day: Rock Band para X360 de Gamerview

por Giordano Trabach, fonte Gamerview, data  editar remover




Mohammed Ali, depois Sugar Ray Leonard. Depois da maior banda de todos os tempos, o seguinte lançamento da série Rock Band é um peso leve, mas que também tem seus méritos para entrar no panteão. Green Day: Rock Band é o segundo jogo da série da Harmonix dedicado a uma banda (de novo, AC/DC não conta porque é simplesmente um track pack). E é complicado fazer o review deste jogo, porque ele é basicamente o jogo dos Beatles (review) com um skin e com outras músicas. Então, na prática, o que farei aqui será praticamente listar as diferenças.

Como TB:RB, Green Day: Rock Band acrescenta harmonias vocais com até três vocalistas ao repertório instrumental da série. O jogo tem um total de 44 músicas do grupo californiano (três delas são combinações de duas músicas dos respectivos álbuns), cobrindo na totalidade os álbuns ???Dookie??? e ???American Idiot???. ???Warning??? e ???Insomniac??? têm duas músicas cada, ???Nimrod??? tem três e o último álbum da banda, ???21st Century Breakdown???, têm 12 músicas. Este álbum pode ser completado comprando as seis músicas lançadas para download (não na versão Wii), mas é necessário comprar essas músicas por fora (Xbox Live Marketplace, PS Store, Rock Band Music Store ou lojas online in-game de RB1 ou RB2), porque o jogo não possui loja in-game. Dentro do jogo, estas músicas têm a possibilidade de harmonias vocais, ao contrário do que acontece em RB1 e 2.

O coração do jogo continua sendo o modo história. No entanto, aqui existem apenas três shows. O primeiro é ???Warehouse???, que simboliza o início da carreira do grupo e onde estão as músicas de ???Dookie???. Depois, vem o ???Milton Keynes National Bowl???, local do show que deu origem ao CD/DVD ao vivo ???Bullet In A Bible???, e onde o grupo toca as músicas de ???American Idiot???, ???Warning???, ???Nimrod??? e ???Insomniac???. Finalmente, o ???Fox Theater???, onde o grupo apresentou pela primeira vez ???21st Century Breakdown???.

Os shows podem ser feitos em qualquer sequência ??? ao contrário de TB:RB, onde era necessário cumprir a ordem cronológica. Dentro de cada show, existem setlists que sim devem ser tocados em sequência (termine um setlist para liberar o seguinte). Como em TB:RB, ao terminar uma música com três estrelas é liberada uma foto da carreira do grupo, e outra com cinco estrelas (em qualquer dificuldade). Ao terminar uma música, o jogador ganha ???créditos???, que podem ser usados para liberar os diversos desafios. Cada show tem quatro desafios, que ao serem completados liberam ótimos vídeos com performances ao vivo ou entrevistas da banda. Se o jogador possui todos os DLC???s mencionados anteriormente, será liberado um quinto desafio e um vídeo extra.

Graficamente, as localizações não impressionam tanto quanto os dreamscapes de TB:RB, mas nota-se o cuidado com que o jogo foi feito ??? o que incluiu, pela primeira vez na série, motion-capture; os próprios membros da banda passaram por sessões de captura de movimentos, o que se nota na qualidade da animação, especialmente nas expressões faciais do guitarrista/vocalista Billie Joe Armstrong e do baterista Tré Cool. Cada música tem suas próprias animações (destaque para o Tré Cool fazendo papel de palhaço no início de ???F.O.D.??? e das expressões faciais do Billie Joe em ???Geek Stink Breath??? e nas músicas do ???21st Century Breakdown???), incluindo aí a interação da banda com o público (os mais atentos vão notar alguns fulanos fazendo stage diving ao fundo).

Como o Green Day é uma banda de rock mais ???tradicional???, não existem instrumentos estranhos mapeados onde não se devia, o que se agradece (a exceção é ???Good Riddance (Time of Your Life)???, que tem a linha de violino mapeada no baixo). Mas se mantém o problema das harmonias, onde não existe a possibilidade de se cantar apenas as harmonias se temos apenas um cantor ??? é necessário sempre ter alguém para cantar a linha solo, mesmo que eu queira apenas fazer os ooohs-aaahs???

O jogo tem uma vantagem importante: ao contrário de TB:RB, as músicas são exportáveis para a série-mãe, com um código incluído no jogo e o pagamento de uma taxa extra. No entanto, já foi anunciado que o jogo não terá mais expansões por DLC além das músicas já lançadas.

Este jogo mostra que foi feito pela Harmonix. Graficamente é excelente (apesar de não ter a direção de arte genial de TB:RB), e a jogabilidade tem a qualidade a que estamos acostumados dos games da série Rock Band. No entanto, o Green Day não tem o apelo universal dos Beatles, o que limita um pouco o público-alvo deste jogo. Se você é fã ou simplesmente gosta da banda ou do seu estilo, a compra é obrigatória. Se não, esse jogo definitivamente não é pra você.

Prós:
  1. Apresentação do jogo
  2. Extras interessantes (mais que no jogo dos Beatles)
  3. Continua sendo um Rock Band - ou seja, notecharts bem-feitos e qualidade


Contras:
  1. Harmonias CONTINUAM mal implementadas
  2. Apelo reduzido a fãs e simpatizantes



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Gamerview
4/ 5
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

6.5 / 10
GameTV
©2016 GameVicio