GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de ModNation Racers para PS3 de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Muitos de vocês ainda não tiveram a oportunidade de experimentar o ModNation Racers e provavelmente estarão a pensar que este será mais um jogo do estilo Mario Kart, Crash Team Racing ou até mesmo Sonic & SEGA All-Stars Racing... mas desenganem-se... ModNation Racers traz sem dúvida alguma uma sensação a fresco e a novo para a indústria dos videojogos.

ModNation Racers começa desde início a espantar-nos quando começamos a reparar que houve uma extinção quase completa dos menus, e nos traz um mundo colorido e divertido para as palmas das mãos onde o limite para a nossa criatividade é o céu.

Tudo começa, quando as portas do ???Modspot??? se abrem e nós começamos a perceber de forma gradual a dimensão do mundo que os rapazes da United Front Games prepararam para nós. No ???Modspot??? é onde acontece tudo e onde temos acesso a todas as funcionalidades que ModNation Racers tem para oferecer mas já lá vamos.

Basicamente, ModNation Racers divide-se em dois modos principais: o modo carreira e o mundo online. ModNation Racers traz-nos um modo a solo que vai para além de corridas constantes. Este alberga um enredo e várias personagens que iremos conhecer ao longo da nossa jornada. Tag é o nome do nosso mod (termo para designar os ???habitantes??? do ModNation Racers) e tem como o objectivo vencer o ModNation Racing Championship (MRC) juntamente com a ajuda de um personagem bastante caricato.

O espírito festivo de uma corrida está bastante palpável em ModNation Racers. Toda a sua história é contada através de cut-scenes com um sentido de humor bem presente, principalmente com os comentadores de serviço do MRC a picarem-se constantemente e ao mesmo tempo com o rigor de um campeonato de Karts.

Como referi, antes de entrarmos nas corridas propriamente ditas, acontecem as coisas mais engraçadas que podem imaginar, desde anúncios publicitários, a descrições da pista, a passar em rodapé, que noticiam as últimas da ???aldeia??? ou até explicam o porquê do nome de um determinado circuito.

Mas é nas corridas de ModNation Racers que a verdadeira diversão começa. Iremos ???batalhar??? contra 12 mods e o seus correspondentes karts que, para além de serem diversificados, são também bastante alegres e mostram bem que existem muitas possibilidades de criação. O objectivo passa sempre por cortar a meta em primeiro lugar e, para nos ajudar, iremos ter espalhados pela pista vários balões com a sigla MRC que nos irão fornecer armas destrutivas para acabar com os adversários. ?? também possível aumentar a potência das armas em três níveis distintos. Para isso basta apanhar mais dois balões MRC, sendo que o último nível da arma é o que causa mais dano e em múltiplos mods ao mesmo tempo.

Os rivais, personagens "especiais" que se destinguem pelo seu fato e kart únicos, também marcam presença nas corridas e, se cumprirmos determinados objectivos, seremos convidados a participar num evento especial contra o dito rival e os seus capangas, ou seja, isto quer dizer que seremos nós contra 11 Mods. Caso consigamos vencer... e por vencer digo cortar a meta em 1º lugar, iremos desbloquear o fato desse rival, juntamente com o seu kart e acessórios para que a qualquer altura seja possível alterar o Tag para essa skin.

No entanto, não serão só armas que irão encontrar nestes circuitos. Armadilhas e cápsulas também estão espalhadas por todo o circuito. As armadilhas servem para nos fazer a vida negra, pois para além de termos que lidar com os nossos adversários que tão bem fazem uso das armas que apanham, temos também que ter cuidado com o sítio onde ???pomos os pés???, não vá cair em cima de nós um cubo gigante com picos e uma caveira desenhada ou até mesmo sermos brutalmente esmagados por uma espécie de mola saltitante, entre outras coisas. As cápsulas estão espalhadas pelo cenário e servem para um mini-jogo presente na "estação de criação". Neste mini-jogo quanto mais cápsulas apostar-mos melhor é o prémio que desbloqueamos, como é o caso de peças novas e acessórios.

Todavia, ModNation Racers apresenta mais factores que ajudam a jogabilidade a tornar-se divertida e intuitiva ao mesmo tempo. Estou a falar de uma simples barra amarela que é apresentada no lado direito do ecrã que, quando preenchida, serve o propósito de nos dar turbo ou então criar uma bola amarela, que com o timing certo, nos protege de ofensivas inimigas. Para enchermos esta barra temos toda uma panóplia de coisas que podemos fazer: drift, acrobacias, cone de ar, dizimar os adversários e até dar-lhes uma pancada que os deixa k.o. por breves instantes.

?? engraçado como ModNation Racers é um jogo com uma curva de aprendizagem muito curta. Qualquer pessoa começa a fazer grandes drifts e acrobacias (através do analógico direito) nos primeiros segundos de jogo, até porque somos introduzidos aos comandos no modo a solo, através de pequenos tutoriais durante a corrida, ou então podemos acede-los através do Modspot.

Enquanto participamos nestas corridas loucas verificamos que temos em mãos um ModNation Racers polido, com efeitos de luz muito bons e sem nunca perder aquele estilo ???cartoon??? que caracteriza este jogo. As expressões faciais do nosso Mod e a definição apresentada pelos karts e objectos são do melhor e, excluindo o ecrã dividido em quatro que provoca uma ligeira quebra na framerate, todo o jogo corre com uma fluidez constante sobre um pano de fundo detalhado passado na selva, deserto, bosque montanhoso e à beira mar.

Mas para além dos gráficos existem os sons e devo dizer-vos que joguei ModNation Racers todo em português... e adorei. Apesar da localização que a Sony faz a todos os seus exclusivos não ser novidade nenhuma, esta é uma das melhores adaptações de um videojogo, conseguindo manter todas a personalidade dos personagens originais e ao mesmo tempo ser extremamente divertido.

Em ModNation Racers a personalização, a criação e a partilha são argumentos muito fortes. Criar está na ordem do dia e tal como em LittleBigPlanet umas simples escolhas do tom de pele, acessórios, tipos de olhos, lábios entre outras coisas servem para criar facilmente um Mod original.

Contudo, ModNation Racers oferece um nível de personalização e criação que puxa literalmente pela vossa imaginação. A sensação do ???eu imagino e vou criar??? é uma constante e a prova disso é que até é possível criar o Mario (da Nintendo) e o logo dos Ghostbusters em ModNation Racers. Mas não é só o nosso Mod que pode sofrer alterações. O nosso Kart é alvo das mais variadas e hilariantes alterações como adicionar um motor de um corta relva ou umas rodinhas de uma carroça e até alterar a suspensão. A criação de autocolantes e a mistura de cores aumentam as possibilidades quase para o infinito, fornecendo assim um vasto leque de opções para vocês darem asas à vossa imaginação.

Todavia, se bem se lembram, umas das funcionalidades gabadas pela United Front Games, foi a facilidade com que iria ser possível criar pistas e partilhá-las online e eu posso dizer que essa afirmação não tem um pingo de mentira. Chega a ser impressionante a facilidade com que criamos uma pista complexa em menos de 2 minutos. Muito deve-se a uma ferramenta que nos permite preencher a pista com os mais variados e estranhos objectos de forma automática, cabendo a decisão final ao jogador.

Porém, o lema ???Race, Create, Share??? faz-se valer quando nos ligamos ao mundo online e começamos a verificar que existe vida no Modspot. Para quem ainda não percebeu, o Modspot não é nada mais que uma espécie de praça onde o jogador poderá andar livremente dentro do recinto, conviver com os amigos, partilhar, comentar, votar os Mods e karts de outras pessoas e até fazer download das criações de pessoas espalhadas por esse mundo fora.

Com um simples toque no ???R3??? podemos aceder à lista e rapidamente juntarmo-nos ao mundo para conviver e começar as partidas online até 12 jogadores. Para além de podermos expressar a nossa disposição através do D-pad, rapidamente o ???olá somos todos amigos??? irá passar para um ???olá come o meu pó???... e é basicamente isto a que se resume ModNation Racers: à diversão e simplicidade na criação e partilha de Mods.

Como tinha referido, ModNation Racers também oferece a possibilidade de se jogar até quatro jogadores com o ecrã dividido, o que permite diversão instantânea. Cada um pode escolher o seu Mod e kart e partir para a ???caboiada???. Porém, ModNation Racers não está isento de falhas, sendo a maior, os tempos de loading que são bastante longos, durando entre 30 a 45 segundos sempre que
formos iniciar uma corrida, algo que já vem desde a preview build e que apesar de ModNation Racers ter uma instalação obrigatória, não foi corrigido totalmente. Por vezes, notam-se também ligeiras quebras na framerate quando estão os quatro jogadores ao mesmo tempo... mas nada que quebre a fluidez, nem a diversão do jogo.

No fundo, e para terminar esta análise, ModNation Racers é um jogo que vos oferece uma quantidade infinita de possibilidades de criação e muita diversão. ModNation Racers é tudo menos um jogo ???para crianças???. Miúdos e graúdos irão encontrar aqui uma fonte inesgotável de diversão e possibilidades, com a United Front Games a juntar o melhor dos dois mundos (LittleBigPlanet e Mario Kart), acabando por formar a sua própria fórmula e que sem dúvida alguma irá certamente agradar a todos.

Prós:
  1. O sistema de criação/edição de Mods, Karts e pistas existente em ModNation Racers
  2. O mundo online que o jogo nos apresenta e a facilidade de partilha de conteúdo
  3. As possibilidades quase infinitas de criação
  4. O ambiente festivo e a diversão garantida
  5. Os Mods
  6. O ecrã dividido em quatro...


Contras:
  1. ...mas que por vezes provoca pequenas quebras de framerate
  2. Os loadings lentos...



Nenhum comentário

||
E-Zine/MyGames
90/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Tópicos relacionados

©2016 GameVicio