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Review de The King of Fighters Neo Wave para PS2 de GameVicio

por P.Raphael, data  editar remover


Introdução


Finalmente a SNK aposenta o Neo Geo, depois de 8 anos e 9 jogos da série The King of Fighters, a Playmore adquire a soft japonesa Sammy , e estréia sua nova engine a Atomic Wave, que não é muito diferente da antiga, mas falaremos disso depois, vamos começar a escrever de verdade.

Personagens:


New Wave é uma espécie de atualização de KOF 2002, só que com uma nostálgica diferença, o chefe dessa nova onda é um velho amigo, Gesse Howard de Art of Fighting 2, (infelizmente a versão de Geese em Fatal Fury não está presente), mas outros clássicos estão, Kyo está com sua roupa da saga NESTS Athena também, temos o triunfante retorno de Omega Rugal (de KOF95) May Lee, Seth, Angel e Kusanagi (irmão de Kyo), mas apenas na versão de PS2.
Voltando a falar de Geese, vale lembrar que ele nunca apareceu em KOF, e sua primeira aparição foi deprimente, ele simplesmete foi recortado do seu jogo original, o que o deixou mais apagado ainda e um pouco mais magro que os demais, além de deixá-lo mais forte (pois o sistema de Art of Fighting é mais fluido que o de KOF, onde os golpes tiram mais energia e os lutadores são mais rápidos).

Gráficos:


Muitos fãs de longa data da série consideram New Wave, um dos jogos mais bonitos da saga, mas sejamos francos ele ainda possui texturas simples demais, os personagens saíram borrados e pequenos e sua segunda cor ficou ridícula, em contra partida os cenários ficaram belos bem trabalhados e coloridos, o efeito Cell Shading em cenários 3D caiu como uma luva para disfarçar a falta de detalhes dos personagens, as fireballs ganharam um efeito único de transparência, que deixaram elas mais fluidas embora sua execução continue a mesma, e isso não ocorra com todas, alguns golpes foram desprovidos do filtro e outros perderam sua beleza depois dele, a clássica tela vermelha de fim de combate voltou, mas parece q eu foi recortada de um beta bem distante e obscuro de KOF94, tal sua falta de capricho.

Som:


Uma coisa que sempre agradou a todos em KOF, foi o som, mas o novo estúdio acabou com isso, salvo uma ou duas melodias, o resto das musicas são entediantes e não entram em contexto com o jogo, a parte boa do som? Só o que foi recortado de KOF 2002: as falas dos personagens e efeitos dos golpes que merecem uma atenção especial.

Modos de jogo:


O Modo árcade ficou curto demais, ao ponto de jogadores experientes não demorarem se quer uma hora até chegar ao chefão, (e lá apanhar dele), o modo survival é o mais interessante do jogo, onde existem lutas infinitas de um contra um em apenas um round, é nesse modo também que liberamos os lutadores secretos, o modo versus é e sempre será o mais divertido (embora os servidores on-line só existam no Japão).

Jogabilidade:


Continua a mesma de sempre, com vários Grooves, cada um com sua configuração o que deixa com que os personagens fiquem totalmente diferentes ao se jogar com um Groove diferente, segue a gonfiguração de cada um:

*Modo Super Cancel: Pode acumular até 3 estoques de power. ?? possível cancelar golpes especiais com Super Special Moves (conhecidos como DMs) ou Max Super Special Moves (conhecidos como SDMs);
*Modo Guard Break: Além de possuir o Just Defense (vindo diretamente de Garou), é possível acumular 2 estoques de power e usar também o Guard Break Attack, que cancela a defesa do oponente.
*Modo MAX2: Lembra bastante o modo Extra de KOF97 e 98. A barra de power carrega automaticamente e pode acumular apenas 1 estoque. Não é possível usar o rolamento, mas os golpes tiram mais energia. Max Super Special Moves (SDMs) e especiais MAX 2 só podem ser usados quando a barra de power estiver cheia e com 1/4 de energia, ou menos.

Conclusão:


Mais um KOF para a coleção, mesmo com seus altos e baixos vale a pena ser jogado, a mundaça de engine foi uma grande sacada da Playmore.

Pontos positivos:

+Gesse
+Nova Engine
+Cenários bonitos

Pontos Negativos:

-Personagens com poucos detalhes
-Trilha sonora estranha


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