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Review de Iron Man 2 para X360 de Eurogamer

por Giordano Trabach, fonte Eurogamer, data  editar remover


Para mim é impossível começar esta análise sem referir que normalmente os jogos associados a filmes têm uma qualidade abaixo da média. Ok, sei que é cliché e que existem algumas raras excepções, mas infelizmente Iron Man 2 não se enquadra nessa categoria. ?? medida que fui avançando no jogo, mais desiludido ficava. O jogo não apresenta nada no que diz respeito à inovação, pelo contrário, apresenta mecânicas demasiado básicas e mal estruturadas.

A desilusão começou logo no menu, em que apenas podemos ir às opções ou iniciar a campanha, nada de multiplayer ou outros modos de jogo. Começada a campanha, somos logos enviados para o meio da acção e praticamente não existe nenhuma contextualização do que se está a passar, e é desta maneira que todas as missões são tratadas. As cinemáticas antes de cada missão tentam-nos informar sobre os acontecimentos que estão a suceder, mas não conseguem cumprir com a sua tarefa, até mesmo alguém que tenha visto o filme, pode ter alguma dificuldade em entender certas coisas.

As missões são sempre mais do mesmo. Variedade simplesmente não está no vocabulário do jogo. O que temos de fazer é procurar e destruir e pouco mais do que isso. ??s vezes é necessário activar um botão qualquer ou proteger um alvo, mas no fundo, continua a ser repetitivo. As únicas missões diferentes das restantes são as últimas, em que enfrentamos um inimigo gigantesco, e outra em que controlamos um robô enorme.

O ângulo da câmara nem sempre é o melhor, principalmente quando estamos a sofrer ataques simultâneos. Felizmente, se estivermos em apuros, podemos accionar um escudo à nossa volta e repelir os inimigos ao nosso redor. Para facilitar as coisas existe uma mira automática, assim não precisam de se preocupar em apontar, é só pressionar nos gatilhos.

Os controlos são demasiado básicos, podemos subir e descer, voar a grandes velocidades e ainda fazer rodopios para esquivar de ataques iminentes. No combate existem duas formas de enfrentar os inimigos, com luta corpo a corpo, forma mais apropriada para curtas distâncias, ou disparando as armas do nosso fato. A luta corpo a corpo é incrivelmente limitada e dá uma sensação de lentidão, nem parece que estamos na pele do Iron Man. Este é um dos aspectos mais negativos em todo o jogo, não consegue transmitir a sensação extraordinária que é controlar um super-herói. A movimentação dos personagens parece muito presa e demasiado robótica.

As armas ao nosso dispor são quatro e ao longo do jogo podemos melhorá-las e personalizá-las com diferentes tipos de munições. Para fazer isto precisamos da "Field Data" que recolhemos ao completar as missões da campanha. Com estes pontos é também possível melhorar o combate corpo a corpo. A possibilidade de desbloquear novas coisas é um ponto positivo porque recompensa o jogador e dá-lhe uma razão para continuar a jogar.

Antes de iniciarmos cada missão é-nos dada a opção de escolhermos qual o fato para o Iron Man. Este é dos pouco pontos de interesse que o jogo tem, temos a armadura clássica do Iron Man, a armadura sub-aquática, a armadura futurística, entre outras. Isto não tem nenhuma influência na jogabilidade, é apenas um aspecto estilístico mas que que poderá ser do interesse de alguns.

Nem sempre vamos controlar o Iron Man, por vezes a perspectiva do jogo muda para o seu companheiro, War Machine. A jogabilidade com esta personagem é exactamente igual à do Iron Man. Nada muda, o que é estranho tendo em conta que na realidade as armaduras dos dois diferem em alguns aspectos.

A história jogo deveria seguir minimamente a linha da história do filme, no entanto não o faz. Não consegui perceber que tipo de relação existe entre os dois, os únicos factores em comum são algumas personagens. Só para exemplificar, na última missão enfrentamos o inimigo final, que é um robô gigantesco, tal como já tinha referido antes. Quem viu o filme, sabe que perfeitamente que não é isso que acontece. Nenhuma das missões está directamente ligada aos acontecimentos do filme.

Graficamente é uma vergonha. ?? difícil encontrar um jogo que esteja tão mau a este nível como Iron Man 2. As texturas são fraquíssimas e com baixas resoluções, os níveis das missões são pálidos e despromovidos de qualquer beleza visual, as cinemáticas são péssimas, as animações são pobres, não se aproveita nada a nível gráfico. Desastre completo. Estamos em 2010, nenhum jogo deveria ter este aspecto.

Não há muito mais para dizer acerca de Iron Man 2. ?? um jogo que não conseguiu aproveitar minimamente a licença do filme em que se baseia. Nem mesmo se adoraram o filme devem comprar este jogo. Para além disso, é extremamente curto. Depois de completarem as oito missões, que duram em média umas quatro horas, não há mais nada para fazer. Se estavam à espera dum jogo do Iron Man, o melhor é continuaram à espera.


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