GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Empire: Total War para PC de GameVicio

por KillThenLOL, data  editar remover




A série Total War, já é bastante conhecida pelos seus ótimos jogos que mesclam estratégia em tempo real com estratégia baseada em turnos. Nesse novo jogo da série, as batalhas se passam entre 1700 e 1800, época do Imperialismo e das armas de fogo. Portanto as batalhas não são
mais lutadas apenas com espadas e lanças, agora as armas de fogo, como canhões e mosquetes se fazem presente. E os gráficos desse novo jogo são de impressionar qualquer um.


Modos de jogo:


Há basicamente dois tipos, o Road To Independence e a Grand Campaign. O primeiro é a campanha básica do Empire. Nela você conduz os ingleses no estabelecimento de colônias no "Novo Mundo". Durante a campanha serão mostrados pequenos tutoriais, como comandos de batalha e diplomacia, para aqueles que não são muito acostumados com a série Total War. E tal campanha não pára por aí. Durante os seus quatro capítulos, você irá conhecer e vivenciar os fatos históricos que levaram à revolução que originou os Estados Unidos. Tudo retratado fielmente, com generais que realmente existiram e tudo mais.

No outro modo, o Grand Campaign, você poderá jogar com uma das 12 nações jogáveis, como a Prússia, Rússia, França, Inglaterra. cada nação possui uma certa quantidade de regiões controladas inicialmente, portanto cada nação vai lhe oferecer uma experiência diferente. Além disso existem unidades que são exclusivas para cada nação. Dentro da Grand Campaign você ainda poderá optar por quatro opções de jogo: Short Campaign, Long Capaign, Prestige Victory e World Domination.

Na Short Campaign você terá que conquistar um pequeno número de regiões, dentre as quais, algumas são imprescindíveis para a vitória, ou seja, se você não conquistar certas regiões que são obrigatórias, mesmo você tendo conquistado a quantidade necessária, você não irá vencer.

Na Long Campaign o objetivo é quase o mesmo da anterior sendo que você terá que conquistar uma quantidade maior de regiões, porém o tempo para conquistá-las também será maior. Enquanto o tempo na Short Campaign são cerca de 50 anos, nesse o tempo é de 100 anos.

Antes de falar do terceiro, é preciso explicar o que é Prestige (ou prestígio no bom português). O prestígio nada mais é que o "prestígio" que sua nação adquire através de conquistas militares e também pelas pesquisas militares, navais e industriais desenvolvidas. Portanto, obviamente, a terceira opção consiste em adquirir prestígio para alcançar a vitória.

Na quarta opção, World Domination você terá que conquistar uma grande quantidade de territórios e assim como as outras opções terá que conquistar dentro de um certo tempo.

Além desses dois modos de jogo, ainda há outras opções como o Multplayer onde você travará batalhas online contra outros oponentes. E também os tutoriais de batalha que lhe ensinam passo a passo os básicos do Empire. Existem dois tutoriais, o de batalha terrestre onde será ensinado os comandos básicos para comandar um exército e o de batalha naval onde será ensinado os comandos básicos como a movimentação de navios e manobras de ataque.

Jogabilidade:


Bem podemos dividir esse tópico em dois, a jogabilidade no campo de batalha e a jogabilidade no mapa de campanha (mapa de administração de cidades e exércitos).

A jogabilidade no campo de batalha é bastante simples, não oferecendo muita dificuldade, até mesmo para aqueles que nunca jogaram nenhum jogo da série, pois a sua jogabilidade se assemelha muito com outros jogos de estratégia. Por exemplo, para selecionar várias unidades, basta clicar e arrastar o mouse sobre as unidades desejadas e para atacar basta clicar com o botão direito sobre uma unidade inimiga. E para ajudar a organizar seu exército, há botões de agrupamento. A sua utilização é simples, você pode organizar seu exército em grupos basta selecionar as unidades desejadas e depois clicar no botão de agrupamento. Depois de agrupadas, as unidades ainda podem se organizar em formações pré-definidas que podem ser selecionadas na aba de formações. No caso de batalhas navais, o
sistema é semelhante. Os navios poderão ser divididos em grupos e também há formações pré-definidas. Porém como é uma coisa nova na série Total War, é aconselhável dar uma olhada no tutorial de batalha naval.

Em contra partida, a jogabilidade no mapa de campanha não é tão simples, pois exige uma considerável habilidade de administração. Nesse mapa, os seus exércitos são representados por um único soldado e a sua movimentação é limitada. E além disso no mapa de campanha a estratégia é baseada em turnos. As suas regiões são bem definidas e em cada uma existe uma espécie de "capital" e se um exército inimigo capturar essa "capital" isso implicará na perda da região, portanto é sempre bom deixar um exército de guarda. Há também a presença de pequenas construções de recursos, como ouro, café que devem ser desenvolvidas a fim de aumentar a sua riqueza, que lhe permitirá recrutar mais exércitos e desse modo conquistar mais regiões.

Ainda no mapa de campanha, você terá que administrar sabiamente os impostos, comércio, a pesquisa e as suas relações diplomáticas. Altos impostos poderá fazer com que uma revolta se inicie e você terá que gastar tempo e dinheiro para conseguir controlá-la. ?? importante também saber administrar bem o comércio. E para pesquisar tecnologias basta, clicar no botão de tecnologia e um painel de tecnologias se abrirá. E caso você possua mais de um edifício educacional (fruto de conquistas militares), você poderá pesquisar mais de uma tecnologia por vez. Para administrar as suas relações diplomáticas é bem simples, basta clicar no botão de diplomacia e escolher a nação com a qual você deseja negociar. Através do painel de diplomacia você poderá realizar diversas ações, como fazer novos acordos comerciais, negociar tratados de paz e etc.

Unidades especiais:


Também há a presença de unidades especiais, o Rake (um tipo de espião), o missionário e os gentlemen que servem para aumentar a velocidade com que as tecnologias são pesquisadas.

Gráficos:
Os gráficos desse novo episódio da série, estão maravilhosos. ?? claro que é preciso uma máquina razoavelmente potente para pode jogar com tudo no máximo. Mas já nas configurações médias é possível desfrutar de toda a beleza gráfica que o jogo proporciona. Nas batalhas será possível ver os detalhes de cada soldado e da vegetação, a fumaça soltada pelos canhões. E nas batalhas navais pode-se dizer o mesmo. Apesar disso, a água poderia ter sido mais bem trabalhada. Entretanto assim como nas batalhas terrestres é possível ver cada detalhe da embarcação, os seus marinheiros, a madeira sendo quebrada por uma bala de canhão e sendo despedaçada. Os cenários também são bastante amplos e bastante detalhados. Com certeza esse é um dos jogos de estratégia que possui um dos melhores gráficos.

Áudio:


O áudio assim como os gráficos foi muito bem trabalhado. ?? possível ouvir as vozes dos soldados em sua língua, seja em russo ou francês. ?? possível também ouvir o som dos tambores e o som detalhado dos canhões e dos mosquetes. Enfim, a qualidade sonora do jogo é muito boa.

Inteligência Artificial:


A inteligência artificial não deixa a desejar tanto no campo de batalha como no mapa de campanha. O jogo oferece quatro níveis de dificuldade que são escolhidos diferentemente para o campo de batalha e para o mapa de campanha. Portanto se você achar que no campo de batalha está muito fácil, mas acha que no mapa de campanha está muito difícil, basta aumentar a dificuldade do campo de batalha e diminuir a do mapa de campanha. Não espere oponentes passivos que não sabem realizar um ataque no mapa de campanha, os oponentes controlados pelo computador são bem espertos e se você não souber defender perderá facilmente o seu império.
No campo de batalha, os oponentes também são bem espertos. Eles não vão atacar de uma vez com o exército inteiro, eles saberão usar bem o seu exército. Por exemplo, eles usarão a cavalaria para flanquear a sua infantaria, e caso ela esteja desprotegida sem unidades de apoio, provavelmente serão dizimadas.

Novidades:


A grande novidade fica por conta das batalhas navais, nunca vistas em nenhum dos jogos da série Total War. Lógico que também algumas novidades foram incrementadas, porém, a principal foi mesmo a implementação das batalhas navais.

Prós e Contras:


+ Jogabilidade simples e similar a outros jogos de estratégia.
+ Presença do botão de agrupamento, que facilita na administração de exércitos e armadas muito grandes.
+ Unidades bem detalhadas.
+ Implementação de batalhas navais.
+ Praticidade na hora de administrar cidades e realizar negociações diplomáticas.

- Para rodar com tudo no máximo é preciso de um pc com uma configuração razoavelmente boa.
- A água poderia ter sido mais trabalhada visualmente.


Notas:


Jogabilidade: 9,5
Simples e fácil similar a outros jogos de estratégia, apenas no mapa de campanha que exige um pouco de habilidades administrativas.

Gráficos: 10,0
Um dos melhores já vistos em jogos de estratégia.

Áudio: 9,5
Foi bem trabalhado e elaborado.

IA: 9,0
Nos níveis mais baixos, ela não é muito convincente, mas isso pode ser resolvido com o aumento da dificuldade.


Conclusão:


Para aqueles que nunca jogaram Total War, mas que é amante dos jogos de estratégia, este é um jogo simplesmente indispensável. E para aqueles que acompanham a série desde o início esse é uma ótima opção também, já que sai dos tempos medievais e vai para uma época de armas de fogo. Enfim, apesar da série ter mudado de cenário indo direto para o século XVIII, ela não perdeu a qualidade e conseguiu inovar ainda mais.


2 comentários

comments powered by Disqus
GameVicio
9.5/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de KillThenLOL

Reviews da crítica

9.5 / 10
GameVicio
9 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio