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Review de Red Steel 2 para Wii de Portal dos Games

por Giordano Trabach, fonte Portal dos Games, data  editar remover


Red Steel foi lançado simultaneamente em 2006 com o lançamento do Nintendo Wii e causou um grande impacto com a utilização dos sensores de movimento, onde o jogador tinha um game que misturava tiro com luta de espadas. Agora depois de quatro anos uma segunda versão chega ao console da Nintendo e será que consegue repetir o bom trabalho do primeiro jogo?

Confira os fatos!
Dessa vez Red Steel 2 traz um ambiente similar ao do Velho Oeste com alguns toques asiáticos. O protagonista é o último membro do clã Kusagari, uma gangue de motoqueiros saqueadores que invadiram a região no passado. Depois de regressar a cidade de Caldera após alguns anos de exílio, nosso herói quer saber quem está por traz da morte de seu clã e com isso vingar seus irmãos.

Apesar de um ótimo pretexto para um segundo episódio, Red Steel 2 deixa confuso o enredo que ele oferece. Isso porque pouco é dito sobre o protagonista e muitas vezes realizamos missões que não tem muito a ver com a história principal do game. Até mesmo detalhes sobre o vilão são escassos e a batalha final é fantástica, mas parece não ter sentido.

Mas vamos acreditar que os produtores quiseram mesmo se preocupar com a ação e os combates que Red Steel 2 oferece. Se pensarmos por esse lado, o jogo começa a melhorar, pois os combates são realmente os grandes destaques.

Você move o personagem com o Nunchuk, que por sua vez, interage com os objetos. Já os ataques são realizados com o Wii Remote. Assim é possível mudar rapidamente sua katana para uma arma de fogo, e muitas vezes combinar tiros com golpes de espada. Apesar dessa adição interessante, não espere que Red Steel 2 imite perfeitamente seus movimentos de espada na tela, pois ele não faz isso. Ao invés disso, temos que cumprir determinados movimentos para que o personagem realize golpes de seu repertório. Sendo assim, quando balançamos o Wii Remote verticalmente ou horizontalmente, realizamos movimentos padrões do herói e se os movimentos forem mais amplos os ataques se tornam mais fortes.

O jogo faz um bom trabalho porque ele estimula você a utilizar os diferentes tipos de armas a sua disposição. Por exemplo, é possível dar um tiro a distância para apenas atordoar os inimigos e depois finalizar sua morte com um golpe da Katana. Isso deixa a ação mais variada e não traz aquela sensação de repetição em todos os combates.

Inicialmente você terá a disposição uma lista pequena de movimentos que podem ser utilizados, mas durante sua progressão no jogo a lista vai contendo novos golpes, aos quais são realizados envolvendo combinações de movimentos e botões. Você também vai aprender a se esquivar pressionando o botão ???A??? e movimentando o controle na vertical ou horizontal. Essa técnica também é muito útil para se desviar de tiros. Outras técnicas permitirão que você mande seu adversário para os ares e até crie terremotos. Mas não espere um jogo fácil, pois alguns momentos são dignos de adrenalina e tensão.

Além das missões primárias, Red Steel 2 oferece missões secundárias as quais é possível ganharmos dinheiro. O dinheiro pode ser útil, mas dificilmente compensa o tempo perdido nessas missões, que envolvem tarefas como ativar torres de comunicações.

Visualmente o jogo é um dos melhores do Wii. O estilo cel-shaded pode perder em detalhes, mas compensa em vibração. Seus ataques são realizados com muito estilo com linhas de ações dramáticas que intensificam as lutas e mesmo em combates mais frenéticos com muitos inimigos na tela, o jogo mantém sua taxa de quadro instável e suave. Já o áudio é outro elemento de boa qualidade que combina todo o visual com músicas ao melhor estilo asiático, que se encaixa perfeitamente em toda a ação que Red Steel 2 nos propõem.

Podemos dizer que Red Steel 2 é um jogo bem trabalhado e de certo modo longo com cerca de 10 horas de duração. Sem contar que é possível voltar a todas as áreas que você já completou antes. ?? um game fantástico em termos gráficos, sonoros e também em sua jogabilidade. Só faltou um pouco mais de atenção no enredo que poderia ter sido mais bem elaborado e com isso intensificaria a qualidade do jogo no geral. Fora isso, pra você que procura diversão, pancadaria e lutas memoráveis de espada, talvez essa seja sua oportunidade.


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