GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de MX vs. ATV Reflex para X360 de Eurogamer

por Giordano Trabach, fonte Eurogamer, data  editar remover


Penso que seja plausível afirmar, que se contam pelos dedos das mãos, os jogos de condução off-road com qualidade razoável nesta geração de consolas. Os jogos que vêm logo à cabeça são Motorstorm, Colin Mcrae: Dirt e Pure. Mesmo já existindo estas referências no género, a Rainbow Studios conseguiu surpreender e inovar em alguns aspectos, mas visto que este estúdio produz jogos deste tipo há vários anos, não é de estranhar que Reflex, a nova entrada na série MX vs ATV, consiga oferecer sensações únicas no que toca à condução off-road.

Como o próprio nome do jogo indica ,???Reflex???, os nossos reflexos vão ser postos à prova. Ora, este nome vêm do novo sistema que foi introduzido na jogabilidade. Se depois de uma aterragem, o piloto se encontrar em desequilibro, será indicado um dos botões direccionais (cima, baixo, esquerda ou direita) e terão de pressionar a direcção indicada num curto espaço de tempo para se manterem em cima da mota. Uma boa adição aos controlos do jogo.

Para um controlo melhor e mais preciso das motas, é necessário dar uso aos dois analógicos. Com o analógico esquerdo controlam a mota, e com o analógico direito controlam o piloto, mais propriamente a distribuição do seu peso. Esta nova função revela a sua utilidade nas curvas mais apertadas e na preparação para saltos de grande distância. Com um olhar mais atento, percebemos que é fácil aprender a jogar, mas o domínio por completo é mais difícil do que aparenta.

MX vs ATV Reflex foca-se mais nas motas, mas existem também outro tipo de veículos. Temos os Sport Trucks, UTVs e Sport Buggies, cada um destes tem conduções distintas e ligeiras vantagens em alguns terrenos, mas os UTVs parecem-me são inferiores a todas as classes de veículos no jogo, chegam a parecer mesmo ???carrinhos de brincar???.

Depois de jogar algumas horas, repara-se que a jogabilidade apesar dos seus aspectos positivos, necessitava de uma ???afinação???. Ás vezes, em certas secções de algumas pistas, os veículos tem um efeito exagerado no que toca à suspensão, saltando em demasia, principalmente as motas.

O design e o aspecto das pistas é muito bom, são bastantes divertidas de se percorrer, e apresentam bons detalhes. Algumas têm como cenário ambientes mais naturais, como desertos e montanhas e misturam elementos como água, neve e muita lama, tudo o que é necessário para se sentirem numa verdadeira corrida off-road.

Um dos pontos mais fortes de MX vs ATV Reflex é a deformação do terreno em tempo real. ?? medida que vamos percorrendo mais voltas em determinado circuito, vemos o terreno a ficar mais acidentado e com mais lombas. Estas pequenas alterações são susceptíveis no controlo dos veículos, e não apenas a nível visual, pormenor certamente valorizado pelos amantes do off-road, e que também acrescenta um certo realismo ao jogo.

Como não podia deixar de ser, existe um modo carreira com montes de corridas capaz de vos entreter durante um bom tempo. Logo no ínicio, são nos apresentadas as opções para personalizar o nosso piloto (nome, número, fato, capacete) e a nossa mota (pintura, suspensão, pneus, volante). Começamos a nossa carreira com apenas uma mota da classe MX lite, mas com o progresso, vamos comprar veículos de outras classes, alias, somos obrigados a fazer-lo para que possamos avançar no jogo. Antes de cada evento, podemos escolher em que classe queremos competir, dependendo das classes disponíveis.

Os eventos freestyle passaram por uma mudança na maneira em que somos avaliados e posteriormente classificados. A nossa performance divide-se em quatro parâmetros: dificuldade, execução, fluidez e variedade. Digamos que por vezes as notas atribuídas pelo jurado não parecem estar de acordo com a performance demonstrada. Se cairmos, não sofremos nenhuma penalização, e pode acontecer a nota de um aspecto subir sem que façamos nenhum truque. Mas ainda assim, é uma loucura executar truques em que ficamos de queixo caído com a sua beleza e dificuldade.

A execução dos truques está mais simples. Podem aceder a uma lista, em qualquer momento do jogo, que contém dezenas de truques do freestyle motocross. Para executarem qualquer um deles basta pressionarem LB (versão Xbox 360) e movimentar o analógico direito nas direcções indicadas na lista. Reparem que alguns truques demoram mais a serem executados, pelo que ficar mais tempo no ar é um requisito para aterrarem com sucesso alguns truques, ou seja, é aconselhável anteciparem o salto que vão fazer.

Visualmente, temos aspectos positivos em algumas coisas, noutras, nem tanto. As pistas são belas como já foi referido antes, e dá gosto ver os veículos e condutores a ficarem envolvidos com lama. No entanto, detalhes maiores nos veículos e respectivos pilotos eram bem-vindos. Algumas texturas apresentam menor qualidade.

A nível sonoro podem contar ainda com uma soundtrack que encaixa que nem uma luva na temática do jogo. Preparem-se para 14 faixas de música metal enquanto ouvem os barulhentos motores em funcionamento e tentam fazer ultrapassagens por terrenos lamacentos. ?? importante referir existe ainda um modo online bastante sólido que acrescenta ainda mais diversão e horas de jogo.

Dentro do seu género, MX vs ATV Reflex conseguiu melhorar e introduzir novidades na série. A deformação do terreno e os controlos ???Reflex??? são grandes factores em favor do jogo. Apresenta alguns defeitos menores a nível de grafismo e jogabilidade, mas nada que vos faça perder a cabeça. Os conteúdos do jogo proporcionam uma experiência muito positiva da condução off-road. Se estão à procura de um jogo deste tipo, esta é uma opção a ponderar.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Eurogamer
8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

3.5 / 5
Uol Jogos
©2016 GameVicio