GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars para Wii de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Longe vão os tempos em que Street Fighter era aquele que dominava o mercado 2D dos jogos de luta, mas este muito fez para recuperar na era 3D, com a introdução de Street Fighter 4. Com este regresso ao combate 2D em Street Fighter 4, parece que voltou a fazer todo o sentido reavivar a luta numa mistura entre gráficos 3D e jogabilidade 2D, e o lançamento, na Europa, de Tatsunoko Vs. Capcom não podia chegar em melhor altura.

Tastunoko Vs. Capcom: Ultimate All Stars é o mais recente episódio da série Vs. da Capcom, da qual já fazem parte jogos clássicos como Capcom Vs. SNK e Marvel Vs. Capcom. Sendo mais um da série, a jogabilidade mantém-se fiel às raízes, com o combate a ter lugar num plano 2D e agora a sofrer de um tratamento 3D a nível dos cenários e das personagens.

Desta vez, a equipa que se junta à Capcom com os seus heróis e vilões é a Tatsunoko. Embora as personagens desta companhia não sejam muito conhecidas aqui pelos nossos lados, no Japão tiveram direito a algumas séries clássicas adoradas pelos japoneses. De todos os heróis, apenas tenho memória do Esquadrão Águia, que passou em tempos na RTP 1 e mais recentemente na RTP 2, onde uma equipa de cinco heróis lutava contra um tirano e as suas forças de soldados.

De qualquer forma, não vale a pena ficarem intimidados por esta equipa de "estranhos", pois a equipa escolhida pela Tatsunoko é, sem dúvida alguma, um rol de excelentes personagens, que não vão passar ao lado após algumas boas horas de jogo.

Tastunoko Vs. Capcom vem com um lote de modos já clássicos para este género, sendo eles o Arcade, o Practice, o Time Atack e o Survival. Existe ainda, no menu inicial, o menu de opções e uma loja onde podem comprar items, como novas cores para as roupas, bios, imagens de personagens e até imagens dos cenários.

Antes do combate, há que escolher a vossa equipa. Esta é composta por um ou dois lutadores dependendo da personagem escolhida, sendo as personagens normais parte de uma equipa de dois, e os colossos os lutadores singulares. Quando em equipa, podem chamar o vosso colega para ajudar, desde que esteja disponível, e, caso estejam a levar uma bela tareia, podem trocar e assim meter a personagem que estava em combate a descansar.

Podem jogar Tastunoko Vs Capcom com qualquer uma das combinações de comandos, quer seja apenas com o Wii Remote, o Wii Remote + Nunchuck, o Classic Controler ou, por fim, o comando da GameCube. Devo dizer que as duas últimas opções são sem dúvida as melhores para desfrutar de Tastunoko Vs Capcom, dado o mapeamento que podem fazer de cada um dos botões. Claro que se joga muito bem apenas com o Wii Remote, e é o comando recomendado para os novatos, mas perdem algumas das possibilidades que os outros comandos oferecem.

O sistema de combate é sem dúvida um dos mais acessíveis da série até agora, mas isso não impede que Tastunoko Vs Capcom tenha uma grande profundidade. No seu ponto mais básico, podem jogar apenas com um botão, visto que os três disponíveis para atacar fazem todos o mesmo, com a diferença de um aplicar golpes mais fracos, o segundo intermédios e o terceiro os mais fortes.

Para os jogadores que quiserem aperfeiçoar a sua mestria de jogo, foram incluídos novos movimentos que podem alterar facilmente o desenrolar de um combate. O primeiro é o Barroque Combo, que gasta a zona vermelha da barra de vida e permite fazer um combo ainda maior, o segundo é o Mega Crash, que repele um ataque de um inimigo sacrificando uma percentagem da vida e duas barras de Special.

O Special de Tastunoko Vs Capcom é similar ao dos outros jogos de luta da Capcom: à medida que esta barra enche e acumula novas camadas, poderão usá-la para realizar ataques especiais, Hyper Combos super poderosos e até os impressionantes e vistosos Cross-Over Combination, que libertam um ataque em equipa para dar ainda mais dano.

No que toca ao combate, faltou apenas falar da grande novidade de Tastunoko Vs Capcom fora do Japão, ou seja, o online. A versão Europeia também foi brindada com esta opção, e podem bem acreditar que vale bem a pena ligar a vossa consola à Net para competir contra outros jogadores online; o Lag é quase inexistente quando jogam contra jogadores da vossa zona territorial e, acima de tudo, há rankings online para concorrer.

No que toca ao visual, Tastunoko Vs Capcom é um deleite visual e um motor gráfico bastante agradável e vistoso. As personagens têm um traço Cel-Shading a lembrar um desenho animado, provavelmente para beneficiar a Tatsunoko, mas quando o ecrã se enche de luzes libertadas pelos ataques especiais, vão certamente lembrar-se dos bons tempos das arcades e o que os gráficos evoluíram desde então.

Tastunoko Vs Capcom é um jogo que, apesar de não inovar em praticamente nada, se apresenta como uma das melhores apostas da Wii, não só em termos de jogos de luta, como também num bom jogo por mérito próprio, capaz de agradar desde os jogadores mais experientes até aos mais novatos. A Capcom adiciona assim mais um excelente número à sua série VS. que deve fazer parte de qualquer colecção Wii.

Prós:
  1. Bom roster de personagens
  2. Jogabilidade simples mas com mestria
  3. Boa componente visual
  4. Inclusão de modo online


Contras:
  1. As personagens não abrem a boca quando falam
  2. Nem todos tem os comandos Classic ou da Gamecube



Nenhum comentário

||
E-Zine/MyGames
88/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

©2016 GameVicio