GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Heavy Rain para PS3 de GameTV

por Giordano Trabach, fonte GameTV, data  editar remover


O diretor David Cage inventou um gênero quando lançou seu primeiro jogo, Indigo Prophecy. O Drama Interativo tinha elementos dos adventures de apontar e clicar, dos jogos de pergunta e resposta e até os eventos rápidos que foram introduzidos em Dragon???s Lair. As impossibilidades técnicas da época impediram o diretor de realizasse seu sonho em sua plenitude, coisa que mudou com Heavy Rain - no qual jogar é só um elemento da narrativa.

Escolhas
A questão é a seguinte: você faria qualquer coisa para salvar seu filho? Sua humanidade será estilhaçada e seus limites serão postos à prova nesta história policial que se passa em uma cidadezinha do interior dos EUA. Toda vez que a estação chuvosa chega é sinal que mais uma atrocidade vai acontecer: crianças são raptadas e depois de quatro dias são mortas. O sequestrador coloca os pais à prova para saber se eles realmente amam seus rebentos e, caso falhem, os encontrarão afogados em um terreno baldio segurando uma orquídea e um animal feito de papel dobrado.

O mistério do assassino do origami envolve quatro personagens diferentes, que se relacionam com o crime por razões diversas. Ethan Mars era um pai de família bem sucedido, amava seus dois filhos e sua esposa. Sua vida mudou completamente quando um dos garotos morreu em um acidente de carro. Ele se martiriza pelo o que aconteceu, e mesmo tentando se aproximar do outro, Shaun, não tem sucesso. E a criança acaba sendo a nova vítima do psicopata.

Além de Ethan, mais três personagens tentam descobrir a identidade do Origami Killer. Mesmo sem interagir diretamente, os quatro, aos poucos, vão chegando mais e mais perto do antagonista. Seja pelos olhos de Ethan, da jornalista Madison, do detetive particular Shelby ou do agente do FBI Norman, a história de Heavy Rain vai entrelaçando as pistas para que você, o jogador, tente descobrir quem causa o terror na cidade. Os quatro se revezam como heróis jogáveis à medida em que a história anda.

Fica claro que Heavy Rain é um jogo muito diferente. Ele é, na verdade, quase um filme ??? com a diferença de que você decide o rumo dos eventos. Algo simples, como colocar (ou não) seu filho pra dormir na hora certa, por exemplo, pode ter desdobramentos diferentes em um contexto maior. O interessante é que nem sempre as escolhas não são óbvias, do tipo preto no branco: as decisões são mais tênues e influenciam diálogos, situações e até a forma com a qual o desfecho final é revelado. Elas ajudam a definir os traços de personalidade dos protagonistas, suas angustias e frustrações. As opções são tantas que duas pessoas podem ter experiências completamente diferentes e no final ter percepções opostas do jogo.

Essas escolhas são feitas com comandos que aparecem na tela. ??s vezes basta apertar um botão. Em outras, é preciso girar a alavanca direita, em outras é necessário apertar uma série de comandos simultâneos. O jogo pode ser dividido em três partes: investigação, provação e luta. A primeira se foca em encontrar pistas e informações dos crimes. Procurar em todos os cantos é primordial para conseguir juntar o maior número de provas para desvendar o mistério. Já as provações são exclusividade de Ethan. Nelas o pai de família passa por situações que o colocam em risco de vida para que ele mostre o quanto ele ama seu filho ??? e espere por momentos de gelar a alma.

Já as lutas e fugas são marcadas pelo sistema de Quick Time Events, no qual você deve executar os comandos são exibidos na tela rapidamente. Isso dá uma dinâmica digna de filmes de ação e o colocam na ponta do sofá para não perder um segundo sequer. O interessante é que você não precisa acertar todos os comandos. Mesmo que isso machuque um pouco o personagem controlado no momento, a cena se desenrola até o fim ??? e há vários jeitos de chegar a um único resultado, dependendo dos erros e acertos da batalha.

Todo o seu desempenho no jogo e as escolha das ações são fundidos em uma narrativa única. Não importam os acertos e os erros pois a história continua mesmo que, por um acaso, um dos heróis morra. Ainda há aquela curiosidade de imaginar o que aconteceria, caso você não tivesse tomado uma determinada decisão ou perdido uma briga. Mas se as coisas não saírem conforme o planejado, deixe o barco correr: é mais interessante ver como todos os resultados se unem no final.

A Quantic Dream cresceu muito após Indigo Prophecy. Em Heavy Rain não existe uma virada na história de 720° como no jogo anterior da empresa, o que é uma coisa muito boa. Seria brochante ver Ethan voando nos ares da cidade como aconteceu com Lucas. Aqui todos os personagens são, felizmente, 100% humanos.

Lente Quebrada
Antes da cortina se levantar, os críticos de plantão já sabem do que reclamar ??? e tem muita coisa para torcer o nariz. Problemas técnicos clássicos, como queda de frame rate, clipping e falta de sincronia da fala com os movimentos dos lábios estão presentes. Mas isso é passável. A movimentação nem sempre é perfeita ??? mesmo que 100% dos movimentos tenham sido interpretados por pessoas reais. No lugar de usar o direcional para movimentar os heróis, você terá que apertar o R2 para eles saírem do lugar. A impressão é que você não tem em mãos uma pessoa, e sim um robô por controle remoto.

A história é, de fato, muito boa, mas tem falhas, algumas até intragáveis. Certos pontos, por exemplo, tornam-se inexplicáveis e desconexos depois que você descobre quem é o assassino. Não, não vamos estragar a surpresa, mas os buracos de roteiro existem em pontos-chave da trama, e no final você se questiona ???Mas por que aquilo aconteceu???? e fica furioso pelas explicações mal feitas. Fica difícil apontar esses erros sem revelar alguma coisa do enredo, mas fique ciente que o final será surpreendente e ao mesmo tempo revoltante.

Antes de acabar, é bom lembrar que esse é um daqueles jogos que podem se encaixar na categoria ???casual???. Pessoas que sequer tocaram em um controle poderão experimentar, sem problemas, a experiência que o diretor David Cage produziu. Além disso existe a opção de dublagem e legendas em português (ainda que de Portugal), que dá uma forcinha para quem não entende nada de inglês.

A Quantic Dream conseguiu se superar e melhorar o gênero que criou. Heavy Rain é uma história séria, instigante e comprometida. Faz com que o jogador crie laços com os personagens do jogo de forma genuína. E fique avisado desde já: daqui alguns anos, esse jogo será relembrado como ???cult???, da mesma forma que seu antecessor.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameTV
8.5/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

9.3 / 10
Finalboss
93 / 100
E-Zine/MyGames
9 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio