GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Aliens vs. Predator para PC de GameTV

por Giordano Trabach, fonte GameTV, data  editar remover


Não é exagero nenhum falar que Aliens vs Predator é o melhor jogo envolvendo os dois monstros alienígenas lançado até agora. De uma lista bem extensa (a Wikipedia contou 36 jogos oficiais) e títulos que beiram o ridículo, a nova empreitada da Rebellion (CoD: World at War) e da Sega consegue ofuscar facilmente seus semelhantes. Misturando elementos tradicionais dos jogos de tiro em primeira pessoa, com uma mecânica e formas de se alcançar o resultado um tanto quanto inovadores aos jogadores que se arriscarem com as estrelas do jogo (os alienígenas), AVP não faz feio.

O jogo separa a trama em três histórias distintas, cada uma com seus protagonistas. Colonial Marines, Aliens e Predadores, tudo já disponibilizado desde o começo para o jogador. Não há necessidade de abrir campanhas secretas ou mesmo de terminar com determinada raça antes de começar uma nova. Você começa por onde quiser, escolhe quem quiser e sobrevive como puder.

A mecânica instintiva dos jogos de tiro dão espaço para um aprendizado relativamente extenso na campanha dos predadores. ?? necessário o aprimoramento das técnicas básicas de combate - que diferem das demais raças -, como saltos especiais, combates corpo a corpo, os modos de visão e é claro, o canhão de plasma show de bola que ele carrega no ombro e que todo mundo já quis usar uma vez.

Os predadores carregam consigo um espírito de casta nobre. Devem ser ricos, já que ninguém sabe como vivem quando não estão caçando, porque estão sempre caçando. Brincadeiras à parte, eles chegaram a um planeta desconhecido graças ao rastro deixado por um de seus companheiros, que foi morto no local. Depois de destruírem a espaçonave dos Marines, eles descem nesse planeta tropical e realizam uma verdadeira limpeza no local. Com aquela ideologia de ritual de caça e reconhecimento para com os outros membros da raça, você deverá dar cabo dos Marines, dos Aliens e de tudo que aparecer na sua frente.

Caçar na pele de um predador não é uma tarefa simples. Você precisa escanear o terreno em questão, procurando por lugares que deem acesso às suas habilidades excepcionais. Dá para subir até o cume de uma árvore e espreitar a sua presa (humana) do alto, que é a sua melhor vantagem. Dali, o caminho é único: distrair o inimigo, separa-lo do bando e atacar de forma silenciosa e impiedosamente.

Novo jogo. Agora controlando os aterrorizantes Xenomorfos, ou os Aliens, se preferir. Aqui você começa com uma dessas criaturas que foi capturada quando ainda era um bebê de apenas 100 dentes na boca, no máximo. E ele foi criado em cativeiro com o simples intuito de atrasar a morte de todo mundo daquele laboratório. Ou você achava mesmo que os humanos iam conseguir domar alguma dessas "serpentes" (como os predadores os chamam) para tornarem-se bichinhos de se ter em casa? ?? muita inocência até para as tramas de terror hoje em dia.

Esse alien criado em cativeiro, chamou a atenção do chefe do laboratório pois, ainda bebê, consguiu ludibriar de forma bastante eficiente a máquina coletora de aliens recém nascidos. "Quero ele vivo. Este parece ser um espécime especial", foram as palavras do dito cujo encarregado do laboratório. Sob a alcunha de "6", ele passou a viver aprisionado, demonstrando uma inteligência acima do comum quando comparado com o resto da sua espécie (aí está mais um motivo para tê-lo matado quando filhote). A surpresa: ele foge. E mata todo mundo com a ajuda da sua rainha, que lhe transmite informações mentalmente.

Jogar com a raça dos aliens é uma apelação. A quantidade de horas despendidas para alcançar as ruínas do modo Marines foi cortada para mais da metade com os Aliens (as histórias são correlacionadas). Os soldados humanos são muito burros! Assim como os predadores, matar com aliens no single player é um passeio no parque.

A maior diferença em se jogar com os Aliens está em sua movimentação. Você parece uma barata, rastejando pelas paredes, pelos dutos de ventilação, sempre espreitando suas vítimas. Os ataques stealth são muito úteis e fáceis de serem realizados. Lembram um pouco a furtividade de Riddick, em Dark Athena, mas é prepotência demais achar que os jogos são iguais.

E agora, como soup d' jour, a campanha dos Marines. Que de longe é uma das mais sensacionais dentro dos jogos de FPS, tamanha a imersão proporcionada pelos ambientes escuros e situações de perigo intenso. ?? você sozinho, com uma lanterna de brinquedo, no meio de um ambiente hostil e com um radarzinho de movimento que pisca e alerta você sempre que alguma coisa se mexe mais à frente.

A tensão só aumenta à medida que você vai explorando ambientes mais abertos, propícios a investidas vindas de todos os lugares ao mesmo tempo. Como era de se esperar, você nunca será atacado por menos de 10 aliens ao mesmo tempo. Além dos aliens, alguns robôs criados pelos próprios marines perderam o controle e estão soltos pelos cenários. Se não bastasse tudo isso, ainda existem os predadores, que estão apenas se divertindo. E já fique de sobreaviso: sua munição vai acabar.

No modo Marines, não existem grandes mudanças na jogabilidade. Talvez o maior aborrecimento seja a ausência de um zoom para uma melhor pontaria (daquele tipo de apertar o L1). No lugar da pontaria, uma segunda função para cada uma das armas. Aí sim, quando você usa um rifle de precisão, você consegue focalizar melhor seus inimigos com um zoom decente.

Nunca se esqueça de usar o flare. Ele é sua maior chance de sobrevivência na total escuridão que é a maioria dos cenários. Esse tom dark dos locais por onde os aliens passaram destruindo tudo, são o maior trunfo de AVP. Ele coloca o jogador em tamanha concentração que fica difícil não se assustar com uma investida surpresa de um alien que aparece na sua frente, assim, do nada.

O mais engraçado é que no modo multiplayer, todas as vantagens dos xenomorfos são convertidas para os marines. Eles são os Top Tier das competições, sejam elas quais forem. ?? quase impossível atacar de forma surpresa um jogador humano. A tensão do jogo é quebrada um pouco, já que em determinados modos (o Infestation, por exemplo), você participa de ataques coletivos aos ninhos alienígenas. Aquele terror de ficar sozinho em um labirinto vai pelos ares. Não que a tensão desapareça, mas ela fica bem suavizada.

Aliens vs Predator é o jogo que todos os filmes da franquia deveriam ser. Tenso, furtivo e até que com uma trama interessante. Nada de colocar um marine com um espeto na mão, um escudo de cabeça de alien na outra e falar "Agora você é um novo membro da Elite dos predadores". Pé no chão, (in)justo com todas as raças e quase impossível na dificuldade mais difícil.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameTV
8.5/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

7 / 10
Top Games
6 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio