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Review de Aliens vs. Predator para PS3 de Eurogamer

por Giordano Trabach, fonte Eurogamer, data  editar remover


Três diferentes tipos de raças, duas delas alienígenas, cada uma com os seus propositos e objectivos, cada uma com os seus pontos fortes e fracos, todas elas lutam pela sua sobrevivência. Isto é a essência de Aliens vs Predator, e foi sempre isso, pelo menos na minha opinião, que os filmes de Aliens vs Predator retrataram. A Rebellion tenta com este novo título ressuscitar este ???envelhecido??? franchise, e de certa forma, em alguns aspectos conseguiu ter sucesso no seu objectivo, mas para um jogo que mete à mistura duas das mais mortíferas raças alienígenas de todo o universo, esperava que o resultado fosse algo mais explosivo e emocionante.

No princípio, se escolhermos começar como Marine, o jogo consegue nos envolver na sua atmosfera, o medo é constante e assume controlo das nossas acções, temos receio de nos mexer e antes de o fazermos, observamos atentamente todos os ângulos. Nos ambientes fechados a escuridão rodeia-nos e apenas temos a pequena luz de uma lanterna e um radar para orientação. Quando o radar começa a apitar significa que o perigo está perto e adrenalina sobe de forma exponencial. O problema que afecta esta campanha, é que todas estas emoções iniciais começam a perder o efeito no decorrer da campanha como Marine, que apesar da sua curta duração, consegue se tornar monótona, desinteressante e banal.

Os Aliens infiltram-se bem no escuro, por vezes demasiado bem. ?? comum, quando o radar começa a apitar, perdermos alguns segundos a tentar avistar os Aliens. Por vezes estão mesmo debaixo dos nossos narizes e mesmo assim não os conseguimos ver. Quando somos atacados por vários Aliens ao mesmo tempo num ambiente escuro, é difícil manter a orientação, e por vezes acabamos por perder a vida. Este factor ajuda a recriar de forma fiel a tensão e o medo de sermos atacados por um grupo enraivecido de Aliens.

Por incrível que pareça, em Aliens vs Predator não podemos abaixar-nos, e por consequência, para nos protegermos de ataques inimigos temos que procurar um objecto qualquer que nos cubra o corpo todo. Outro elemento essencial num FPS que não está presente em Aliens vs Predator são as granadas. No entanto, existem ataques corpo-a-corpo que provam ser bastante úteis para contra-atacar os inimigos.

Se pensam que o Marine é elemento mais fraco do jogo, enganam-se, estamos bem armados. Temos metralhadoras, espingardas, snipers, lança-chamas, uma pistola com munição ilimitada, e uma arma com mira automática, que às vezes não funciona correctamente. Com estas armas podemos desmembrar os Aliens, como arrancar uma perna ou um braço, incapacitando-os e deixando-os a rastejar. Depois de os matarem cuidado com o seu sangue ácido, se passarem por cima deste perdem vida.

Depois do Marine, temos claro as criaturas mais perigosas do universo, o poderoso Predator e o voraz Alien. Digo desde já que ao jogar as campanhas destes dois, senti que foram deixadas para segundo plano, talvez devido à sua menor duração, repetitividade e por não aproveitarem as capacidades máximas que estas espécies têm para oferecer.

Com o Predator podemos dar grandes saltos e alcançar sítios em que podemos observar calmamente o plano geral e planear a melhor forma de atacar as nossas vítimas. A componente stealth é algo importante quando jogamos como Predator, e para termos sucesso na nossa missão, temos um conjunto de armas e tecnologia super avançada ao nosso dispor. Das três espécies disponíveis em Aliens vs Predator, considero o Predator a mais poderosa e vantajosa delas, principalmente no modo online, no qual falarei mais adiante.

A vossa arma principal é a garra postiça localizada no braço direito. Com esta podem executar ataques leves, e ataques pesados, que aumentam significativamente o dano causado mas elevam o tempo de execução. Para além desta garra, temos um canhão de plasma, um disco controlado à distância e uma lança. Com este conjunto de armas, o Predator consegue adaptar-se facilmente a qualquer situação, mas é preciso saber usá-las de forma perspicaz.

Uma coisa deveras estranha é a invisibilidade do Predator. Digo deveras estranha porque esta não resulta como deveria. Apesar de estarmos invisíveis, a IA só consegue miraculosamente detectar-nos se estivermos muito perto deles, o que não deveria acontecer porque afinal estamos invisíveis. Outra coisa em questão, é que esta não dura para sempre, e temos que estar sempre a activa-la novamente se não quisermos ser detectados.

Equiparo jogar com o Alien a uma viagem numa montanha russa. Quando forem jogar com esta espécie, preparem-se para correr pelas paredes, tectos, árvores, tudo o que encontrarem à vossa frente, não existe limites. Isto até pode parecer divertido, mas acreditem, não existe muita diversão nisto. Após aproximadamente uma hora a jogarem com o Alien, vão ficar com náuseas e dores de cabeça, isto aconteceu-me várias vezes. Para conseguir-mos transitar entre as paredes e tectos necessitamos de pressionar o gatilho direito, mas às vezes este procedimento não responde correctamente e outras vezes nem sequer é necessário. Isto torna esta mecânica inconsistente e ineficaz.

?? semelhança do Predator, a componente stealth tem grande importância na jogabilidade do Alien. ?? preciso saber esperar pacientemente na escuridão e esperar que a nossa vítima se afaste do grupo. Podemos atraí-los com um berro para que esta se aproxime de nós. Quando finalmente surge a oportunidade, temos de atacar rapidamente e voltar para a escuridão para não sermos detectados.

O Alien possuí também um ataque leve e um ataque pesado. Quando pressionamos o gatilho esquerdo, accionamos o modo focus, em que focamos uma presa, damos um enorme salto e atacamos de surpresa. Depois temos as ???Trophy Killls???, apenas temos que pressionar quadrado (versão PS3) quando indicado para aniquilar os nossos inimigos de uma forma brutal e sangrenta. Ambos Alien e Predator possuem estas habilidades.

Apesar de existirem três campanhas distintas, todas elas se parecem iguais, apenas diferindo na espécie com que jogamos. Os objectivos resumem-se basicamente a irmos do ponto A ao ponto B, matar todos os inimigos que encontrar-mos pelo caminho e activar algum dispositivo ou pressionar um botão qualquer para conseguirmos aceder à próxima área. Os mapas são sempre os mesmos em todas as três campanhas, e nas campanhas Alien e Marine a existência da espécie Predator é quase nula, e quando este finalmente aparece, o confronto não se desenrola da melhor forma e não demonstrando a verdadeira força e talento do Predator. As lutas com os bosses são bastante fáceis

Em termos de enredo, digamos que o jogo se consegue manter ao nível dos respectivos filmes. A empresa Weyland-Yutani encontra um antigo templo num planeta qualquer e tenta descobrir as suas origens. Inicia-se a procriação de Xenomorphs (Aliens) e como já era de esperar, esta experiência corre mal e os ditos conseguem-se libertar do controlo desta empresa, e causam o caos no planeta inteiro. De alguma forma um aviso é lançado aos Predators que se dirigem imediatamente a este planeta para caçar os Aliens, o seu inimigo favorito.

Os gráficos não surpreendem, as texturas, as animações faciais e os detalhes nos ambientes e objectos são fracos. As cinemáticas estão razoáveis e os Aliens e Predators estão bem representados no geral. Em algumas animações é possível observar uma linha branca ou preta que rodeia certos elementos, presumo que isso não deveria acontecer. Como a maior parte do jogo se desenrola em ambientes com pouca luz, a maior parte destes defeitos gráficos apenas é observável em locais expostos à luz do dia, como é o caso do nível da Floresta.

Quem viu todos ou alguns filmes deste franchise, quando jogar Aliens vs Predator, vai sentir-se uma sentir-se em "casa". O design dos níveis mantém-se fieis aos cenários do cinema. Os níveis interiores são escuros, estão repletos de sangue a escorrer pelas paredes e pessoas completamente desfeitas em pedaços. As colmeias dos Aliens são aterradoras, existem pessoas com face huggers na cara, tudo é húmido, viscoso e os Aliens surgem às manadas de forma inesperada.

Outro aspecto que é de louvar em Aliens vs Predator é a componente sonora. Tudo é bastante fiel aos filmes, o som das armas a disparar, a fala dos Predators, os guinchos dos Aliens e uma música de fundo sempre presente que faz parecer que estamos prestes a ser atacados a qualquer momento. Tudo isto ajuda a criar a atmosfera em que o jogo nos tenta inserir. Tenho pena de dizer que o Marine que controlamos é mudo, durante a campanha Marine não disse nenhuma palavra, nem mesmo quando lhe foram dirigidas questões, o que faz com que a interacção entre as personagens seja pouca ou até mesmo inexistente. As falas não conseguem transmitir nenhuma emoção, é como se estivessem presentes apenas para nos dar ordens e indicar o nosso próximo objectivo.

Para além das campanhas single player, temos o modo online. Existem vários modos multiplayer sendo alguns deles o Deathmatch (presente na demo), Predator Hunt, Infestation, Survivor, entre outros. Em relação ao modo Deathmatch, notei que a Rebellion tentou manter um certo equilíbrio entre as vantagens de cada espécie, mas mesmo assim pareceu-me desequilibrado. Neste modo quem for um Predator tem clara vantagem devido à invisibilidade. Se host do jogo online em que se encontram se desconectar, vai tudo abaixo, o que não parece propriamente correcto. Para além disto, podem ainda jogar em modo cooperativo com quatro amigos, e tentar sobreviver o máximo possível às vagas de Aliens que vos vão atacando.

O modo online, apesar dos seus defeitos, continua a representar o melhor que Aliens vs Predator tem para oferecer aos fãs deste franchise, poderá se tornar agradável e bastante divertido. ?? pena que as três campanhas sejam extremamente curtas e que nenhuma delas tenha atingido o seu verdadeiro potencial. A juntar a isto, temos ainda uma jogabilidade demasiado básica e que sofre de varias limitações. A conclusão é que Aliens vs Predator é um jogo que necessitava de aperfeiçoar certos aspectos, mas mesmo assim, não é um jogo mau de todo, mas exige um olhar atento antes de ser adquirido.


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