GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de MotoGP 09/10 para PS3 de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Embora não seja tão importante no nosso país como o futebol, o Moto GP, a prova raínha de motociclismo em circuito, tem sem dúvida uma legião de seguidores bastante grande, que acompanham assiduamente as transmissões de Domingo das várias divisões do Moto GP. Com o aproximar, a passos largos, do início da nova temporada (em Abril), a Capcom arranca para a temporada deste ano com Moto GP 09/10, o jogo oficial da competição.

Moto GP 09/10 é a segunda grande incursão da Capcom no universo do Moto GP enquanto simulação, e se iniciar uma comparação entre a edição 2008 e esta, é claro um grande avanço e uma melhoria notável. Mas até que ponto? Muito do que foi rectificado aumenta de forma satisfatória a experiência, mas alguns destes elementos fortes também podem ser o calcanhar de Aquiles de Moto GP 09/10.

Mas antes de avançar com qualquer tipo de resultado, há que falar do que constitui Moto GP 09/10, e o lote de opções não é pequeno. Existem vários modos à escolha, sendo eles o modo Champioship (campeonato), onde podem competir nos três escalões da prova, o 125cc, 250cc e o Moto GP, com um dos pilotos actuais licenciados enquanto correm no campeonato de 2009 e 2010. Existe um modo Arcade que pisca o olho aos jogos antigos, colocando tempos nas etapas e em todas as interacções em pista, que fazem aumentar ou decrescer esse tempo, e existe ainda um modo online, o qual infelizmente não foi possível experimentar.

Mas excluindo estes modos, onde Moto GP 09/10 é forte é no seu modo Carreira. Neste podem criar um piloto e personalizar tanto a sua roupa como o capacete, e as cores tanto do fato como da mota. Depois deste trabalho, existe aqui uma simulação do que é o mundo do Moto GP - começam como um piloto Rookie na classe 125cc e têm de ascender na competição com pontos ou reputação. Se tudo correr bem, podem ganhar acesso a novas marcas de motas e angariar dinheiro para contratar mecânicos para trabalhar nas motas, gestores de equipa para arranjar patrocínios e representantes de imprensa para crescer na reputação. Todo este sistema fora da pista funciona como um jogo de gestão e é envolvente o quanto baste para prender o jogador, especialmente se perceberem de gestão de equipa ou forem fãs de Moto GP.

Mas Moto GP 09/10 não se fica por aqui, pois sendo o jogo oficial do Moto GP, há que levar os jogadores até ao centro da acção, que decorre na pista, e neste departamento Moto GP 09/10 é ainda mais competente que a versão anterior. A condução foi melhorada de forma significativa e a simulação está ainda mais próxima da realidade. A mota responde com precisão e foge ao controlo se for demasiado ???esticada???. Os pneus começam a ganhar aderência à medida que aquecem e quando ficam carecas a mota desliza muito mais. São pormenores que demonstram que a simulação está em alta em Moto GP 09/10.

Durante a competição somos acompanhados pela equipa da boxe que dão instruções e informações em tempo real, além de criarem desafios internos para testar aceleração, ângulo em curva, entre outros. Estes melhoram, depois, a performance da moto quando a pesquisa é efectuada. Existe uma linha ao longo da pista que define o melhor trajecto e o qual podem respeitar ou não, mas isso vai influenciar negativa ou positivamente os pontos de reputação, que podem ser afectados também pelas quedas, andar fora do circuito ou colidir com os outros pilotos.

Quando a corrida acaba são avaliados pela vossa posição na grelha e pela performance. Tudo isto é somado na vossa reputação, que pode variar entre C, para menor, e A, para bom. Claro que convém pontuar bem nas duas áreas pois há que agradar aos fãs e aos patrocinadores. ?? um sistema muito bem-vindo e favorece sempre o jogador, mesmo quando o lugar no fim da corrida não é o melhor, o que acontece imenso nas primeiras tentativas.

Como recriação oficial, Moto GP 09/10 é sem dúvida um trabalho muito sólido. Tem todas as marcas de motas da prova, desde a Honda, passando pela Aprilia, Ducati e a Yamaha, entre outras. Os pilotos estão cá e licenciados, por isso podem contar, entre outros, com estrelas como Valentino Rossi, Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo e Nicky Hayden do Moto GP, Alex De Angelis, Toni Elias e Yuki Takahashi do Moto 2 (250cc) e por fim, Nicolas Terol, Jonas Folger e Danny Webb das 125cc.

No que toca aos circuitos, estes também estão todos licenciados e podem ser jogados quer em calendário, quer em modo livre, o que deu logo o prazer de experimentar a nossa bela pista do Estoril, uma das últimas da temporada do Moto GP, logo ao arrancar do jogo. No entanto, outras pistas clássicas e novas marcam presença, como Losail do Qatar, Jerez de Espanha, Motegi do Japão, Silverstone da Grã-Bertanha, Laguna Seca Americana, entre outras. Todas elas foram recriadas consoante os desenhos actuais e são bastante convincentes.

Falando do trabalho visual, há muito em Moto GP 09/10 que deixa a desejar. O detalhe não é de cortar a respiração e está bem longe do esplendor visual visto em outros jogos de corridas, mas a atenção dada à recriação das pistas e inclusão de todos os modelos de fatos, capacetes e motas está bastante bom, e os menus são tal e qual o que se espera de um jogo dedicado à competição do Moto GP. No que toca a sons, a voz dos menus pode tornar-se irritantemente genérica, mas o lote de músicas, em grande parte electrónica, é bastante agradável e não pede para ser desligado, se bem que se o decidirem fazer, vão ouvir o ???gritar??? das motas que foram, também eles, bem recriados.

Um dos grandes problemas, ou virtudes, de Moto GP 09/10 reside na sua dificuldade. Enquanto algumas séries de corridas parecem fazer com que vocês ganhem sempre, a não ser que se despistem ou que andem em contra mão, aqui a dificuldade é levada a pontos bastante severos e até frustrantes, não vos deixando, em muitos casos, passar além do 17º lugar, mesmo na dificuldade mais fácil. Subir até ao estrelato é um objectivo duro em Moto GP 09/10.
Não podia deixar de dizer que todos aqueles que comprarem o jogo vão receber gradualmente, por download, a actualização da série de Moto GP 2010, o que é um bónus bem vindo e não deixa os conteúdos desactualizados.

Moto GP 09/10 foi uma surpresa bastante boa. Antes de começar a jogar, pensei que iria ser mais um jogo genérico e mediano de motas. Felizmente, o resultado durante o teste foi alterando, e sem dúvida que Moto GP 09/10 conseguiu provar que é um bom jogo de corridas, não só para os fãs de Moto GP como também para os entusiastas de corridas ou de motas. A condução é desafiante e até por vezes demasiado difícil, mas para quem tem o estofo para aguentar este problema, Moto GP 09/10 é um grande desafio e um dos melhores jogos de motas desde Super Hang-On ou Manx TT Superbike.

Prós:
  1. Campeonato de 2009 e 2010
  2. Presença das 3 categorias com os pilotos oficiais
  3. A linha de aprendizagem
  4. Modo Carreira viciante


Contras:
  1. A dificuldade pode ser demasiado cruel para alguns
  2. Exige algum tempo do jogador



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
E-Zine/MyGames
82/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio