GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Dante's Inferno para PS3 de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Cada vez é mais frequente a existência de jogos que adoptam o estilo hack'n slash, como os recentes Bayonetta, Darksiders e, em breve, God of War 3, os quais, para além das parecenças na jogabilidade, são também reconhecidos pela sua violência. Apesar disso, a EA e a Visceral Games decidiram desenvolver um hack'n slash baseado na obra prima de Dante Alighieri e lançá-lo um mês antes de God of War 3, considerado por muitos o "rei" deste estilo de jogo.

Foi há muito tempo que Dante escreveu La Divina Commedia. O livro está dividido em três partes - Inferno, Purgatório e Paraíso - e é precisamente sobre a primeira parte da obra que Dante's Inferno se centra, apesar da história do jogo ser muito diferente da do poema original, e de Dante ser retratado como um veterano da Terceira Cruzada em vez de um poeta.

Contudo, se pensam que o jogo vem contar histórias da carochinha, então digo-vos que estão redondamente enganados. Dante's Inferno é uma título livre de qualquer tipo de censura e de qualquer pudor. O tema da religião está fortemente presente e é uma constante no jogo, o que irá, certamente, gerar bastante polémica.

Dante's Inferno vem contar a história de Dante que, após confrontar o seu destino com a morte, regressa a casa para encontrar o seu pai e a sua amada Beatrice sem vida, com provas de ter ocorrido ali um massacre. ?? precisamente no momento que Dante se aproxima da sua amada que Lúcifer faz a sua aparição e puxa a alma de Beatrice para o inferno. Sem pestanejar, o protagonista segue-o, numa tentativa de libertar a sua mais-que-tudo das garras de Satanás, que pretende usá-la para poder regressar à terra e conquistar o reino de Deus.

Dante carrega consigo o peso dos seus pecados, numa cruz que ele próprio coseu no seu peito a sangue frio. Nela podemos ver os seus pecados (e não só), que ao longo do jogo serão apresentados através de animações num estilo anime, com um visual bastante apelativo.

?? medida que começa a nossa descida ao inferno, percebemos o quão bem Dante's Inferno consegue retratar um sitio onde ocorre todo o tipo de torturas e de dor. Ao longo da nossa viagem iremos ver cenários tenebrosos, desde corpos em chamas a cair para o inferno enquanto gritam de dor, a paredes com almas condenadas que gemem os seus tormentos, passando por corpos com uma réstia de vida empalados em estacas. Tudo muito bem caracterizado, onde o visual e o som proporcionam um ambiente digno de terror.

Cada nível do jogo representa um círculo do inferno, os quais descrevem os vários pecados cometidos pelos seres humanos. Cinco deles são prazeres carnais, e os outros quatro são pecados cometidos contra os próprios homens, eles são: limbo, luxúria, gula, ganância, ira, heresia, violência, fraude e traição

Dante's Inferno é um jogo muito sombrio, onde cada nível transmite o que há de pior no ser humano. Quando pensamos que não pode ficar pior, o próximo círculo lá está para provar o contrário. O jogo também prima pelo teor sexual, onde defrontamos almas penadas de sedutoras e amantes com os seios à mostra, entre outros pormenores que reflectem um mundo apenas imaginável ao ser humano.

Depois de uma luta com a morte, Dante adquire uma gadanha de longo alcance que lhe permite assegurar (no mínimo) a sua sobrevivência, para além de, mais tarde, poder mutilar os demónios presentes no Inferno com ela. Os rapazes da EA e da Visceral Games conseguiram introduzir algo em Dante's Inferno que é novo neste género de jogo. Tal como foi dito, a base deste título é a religião e toda a mística que a envolve, e é Dante que tem a última palavra sobre o destino dos demónios que lhe aparecem à frente. Ao agarrarmos os inimigos podemos escolher se os queremos castigar com uma morte violenta, ou absolvê-los, tirando o demónio do corpo da aberração, com a força da luz, para este ficar em paz. Mas não são só aberrações que iremos julgar - ao longo do nosso percurso iremos encontrar pessoas que aguardam pelo nosso julgamento. Nessa altura, ser-nos-á mostrado o nome delas e os seus pecados.

Estes julgamentos não são só para divertimento pessoal - da morte ou absolvição dos demónios do inferno resultam (para além de almas que nos permitem compar as habilidades) Holy Experience e Unholy Experience, as quais, através de um sistema gradual de níveis, nos permitem desbloquear novos golpes para Dante. Estas habilidades do protagonista têm duas faces distintas: de um lado temos as habilidades ligadas ao bem e a tudo o que é sagrado, e do outro lado temos as habilidades do mal.

Em Dante's Inferno não existem só combates com demónios, mas também a parte da exploração e das plataformas, a qual nos pede que saltemos de plataforma em plataforma com um precipício por baixo dos nossos pés, ou que ultrapassemos armadilhas mortais, enquanto vamos encontrando fontes de vida/magia tal como o save point. A exploração também nos permite encontrar relíquias que, quando equipadas, conferem habilidades especiais a Dante, para além de as podermos "levelar", tornando-as, assim, mais eficazes e poderosas. A câmara do jogo, infelizmente, é fixa, visto que o segundo analógico é usado para nos podermos esquivar. Isso pode, por vezes, implicar uma má percepção de uma plataforma e fazer-nos cair num precipício.

A magia não podia faltar em Dante's Inferno, e à medida que avançamos na nossa demanda contra o mal, adquirimos novas magias que nos dão imenso jeito... principalmente quando nos encontramos rodeados de criaturas com sede de carne tenrinha. Algumas delas, quando usadas, provocam o efeito bullet time (que serve apenas para o espectáculo), onde podemos ver quase as partículas todas em slow motion. Os inimigos de Dante são rápidos, em grande número, variados, e alguns bem perturbadores. Dante terá de enfrentar minotauros, ciclopes e até mesmo bebés que não tiveram a sorte de ser baptizados... mas não se deixem enganar por estes pirralhos. Estas pequenas criaturas são um wannabe Lúcifer que, para além de serem rápidos, possuem, nas extremidades dos seus pequenos braços, lâminas afiadas e prontas para nos fazer em picadinho, lembrando o personagem Baraka de Mortal Kombat.

Os quick-time events também estão presentes e proporcionam interactividade. Aqui é pedido ao jogador para pressionar um certo botão num determinado momento, dando lugar a uma cena espectacular e geralmente sangrenta onde se acaba com um inimigo ou boss. Apesar deste conceito estar na moda e cada vez mais presente nos jogos que são lançados, é sempre bom ver estas cenas a decorrer com uma fluidez de meter inveja. Dante não só prima pela sua gadanha, que em outros tempos era usada para colher almas, como a personagem em si está bem detalhada, assim como os demónios que encontra. A acção é rápida e decorre a uma frame rate bem rápida, e os efeitos de luz são bastante usados, sendo lindamente utilizados para transmitir uma atmosfera sem igual. Tudo isto sem sacrificar os detalhes e pormenores do inferno, que irão com certeza chocar muita gente e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência visual rica e uma acção sem slowdowns, a qual, quando aliada a gritos, gemidos e música ambiente, torna essa experiência num must.

Para finalizar, resta-me dizer que Dante's Inferno é um jogo que nos mostra um mundo que o homem apenas é capaz de imaginar. ?? bom finalmente vermos um jogo livre de qualquer pudor e censura, e só assim é possível ver o quão macabro é o inferno. O seu grafismo (apesar de haver melhor) e a sua sonoplastia são essenciais para transmitir o ambiente de sofrimento e terror vivido no jogo, onde o poder da luz do crucifixo faz toda a diferença.

Apesar de Dante's Inferno ter algumas semelhanças com God of War 3, este é um título violento que se foca bastante na religião e não tem medo de a explorar, fazendo com que tudo isso seja necessário para transmitir este ambiente infernal (literalmente).


  1. Ambientes, efeitos de luz e animações
  2. Acção constante e sem quebras na frame rate
  3. Mistica envolta e obra literária em Dante's Inferno
  4. Sem qualquer tipo de censura ou pudor



  1. Algumas texturas podiam estar melhores
  2. Problemas ocasionais de câmara



Nenhum comentário

||
E-Zine/MyGames
88/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

7 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio