GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Gran Turismo PSP para PSP de Gamus

por Giordano Trabach, fonte Gamus, data  editar remover


No dia 1 de outubro lançou o mais aguardado título da história do PSP. Gran Turismo PSP foi anunciado em 2004 junto com o portátil e fez muitos seguidores da franquia comprarem o aparelho só para ficar na expectativa do lançamento do game. Após uma longa espera, o jogo finalmente chegou às lojas para o deleite dos fãs, mas será que tanta espera valeu a pena ou temos apenas mais um game de corrida passável no portátil da Sony? Vejamos desde a linha de largada.

Primeiramente, o ás na manga de GT PSP são os números. Variedade é a palavra-chave, já que temos um pacote que inclui mais de 800 modelos de carros e 35 pistas para desfilar e competir. ?? claro que essa quantidade exorbitante causa desconfiança à primeira vista, eu mesmo admito que não comprei todos os carros, mas abaixo irei explicar porque seria impossível ter dirigido todas essas carretas até agora com o jogo tendo sido lançado há pouco mais de duas semanas.

A quantidade, apesar de ser bem alta, não fez com que a produção tirasse muito os olhos dos carros mais ???humildes???. Estam todos definitivamente bem detalhados e fiéis aos modelos oficiais das montadoras. Se você é um aficcionado por automobilismo, você tem aqui um porfólio digno de uma grande coleção. Temos carros de corrida de todas as épocas e até algumas raridades.

As pistas também não ficam de fora quando estamos elogiando o game. O cenário está bem detalhado e cada autódromo tem suas próprias características únicas, como deve ser. Temos também trajetos em terra para aqueles que gostam de se sujar e vencer ???no braço???. Em geral, a ambientação está fantástica no que podemos dizer de portáteis. Os efeitos de luz cumprem bem o seu papel.

Se você já jogou algum Gran Turismo na vida notará uma pequena diferença quando botar as mãos neste aqui. Digo isso porque o jogo é consideravelmente mais fácil que os seus irmãos mais velhos. Por falta de uma palavra melhor, eu diria que ele é mais ???convidativo??? para novatos no série.

Talvez os caras da Polyphony Digital tenham optado por uma abordagem mais tranquila no título de estréia do portátil justamente para atrair novos adeptos para a franquia, mas se você é da família hardcore não se precisa se preocupar, pois ainda há um certo desafio para você.

Existe um modo de desafios no menu principal que foi batizado de Driving Challenges. Lembra de quando você tirava carteiras nos games anteriores? Estamos falando de algo parecido, porém mais desafiador. Quer dizer, você conseguirá medalha de bronze na maioria dos estágios em sua primeira tentativa, isso sem olhar a demonstração, mas é a medalha de ouro que estamos sempre visando.

Para conseguir o cobiçado ouro, você deverá calcular friamente cada curva e saber exatamente onde desacelerar e o quanto você pode virar sem sair da pista. Não sendo um expert no gênero, muitos irão suar a camisa para conseguir medalha de ouro em todos os desafios disponíveis.

Antes de você se cansar de jogar perceberá que o jogo não chegou a ser tudo aquilo que poderia ter sido. Infelizmente, algumas escolhas infelizes não nos permitem elogiar o quanto gostaríamos.

Temos apenas quatro carros correndo simultaneamente em uma mesma pista, o que de fato é pouco. O que tenta compensar isso é o fato do game rodar à 60 frames por segundo cravados. Se você não sabe, isso é uma conquista imensa para games de corrida portáteis e dá uma sensação de fluidez fora de série. Depois que você se acostuma com os comandos, fica fácil controlar o veículo em qualquer direção e velocidade. ?? tudo uma questão de tempo, prática e força de vontade.

Uma notícia ruim para quem gosta de jogar com a turma. O multiplayer não é muito empolgante, já que está disponível apenas via ad-hoc, mas um grupo pequeno de amigos estará bem servido por algum tempo. E por falar em tempo, há um detalhe peculiar quando falamos sobre isso aqui. Nos outros games da franquia você poderia pegar o seu suado dinheirinho e comprar qualquer carro à qualquer hora. Bem, isso não é possível em GT PSP. Talvez para prolongar a vida útil do game a produtora tenha optado por disponibilizar apenas quatro montadoras por dia de jogo. Quer dizer, se você quer comprar uma Ferrari, terá que aguardar a montadora aparecer como disponível no menu de seleção.

Outra coisa que chama atenção quando falamos de vida útil é algo que vai chatear muita gente. Apesar de eu estar comentando sobre isso apenas aqui, é o tipo de coisa que você percebe logo de cara, mas eu não gosto de começar um review com críticas. Sendo o mais direto possível: O game não possui nenhum tipo de modo carreira. Você já tem todas as pistas disponíveis desde o início e apenas um carro! Você deve terminar corridas com esse carro para ganhar grana e comprar mais carros. Uma boa forma de ganha dinheiro é completando os Challenges, de preferência ganhando medalha de ouro. Sinceramente, o jogo seria muito melhor com um modo carreira detalhado como os anteriores.

Conclusão
Se você é adorador de carros e esteve esperando pelo jogo durante anos, talvez você se sinta um pouco decepcionado com o produto final. Mas não podemos tirar méritos do que a Polyphony Digital conseguiu alcançar com este aqui. Eles realmente entregaram algo digno do pesado título Gran Turismo, com alto comprometimento técnico e centenas de carros disponíveis.

Uma adição interessante é a possibilidade de customizar a trilha sonora do jogo. As músicas originais no geral são muito boas e mesclam bem com os motores, mas nada como deixar o jogo com um pouco da sua cara. No final das contas esse é um belíssimo título de lançamento para o PSP Go e deve estar ajudando bastante a promoção do portátil nesse início conturbado no mercado internacional.

Mais
  1. ??timo visual rodando à 60fps
  2. Muitos carros e pistas
  3. Trilha sonora customizável


Menos
  1. Nada de modo carreira
  2. Não poder comprar qualquer carro à qualquer hora



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Gamus
7.8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

7 / 10
Finalboss
©2016 GameVicio