GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Mega Man X: Command Mission para PS2 de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Megaman é uma das personagens mais conhecidas da Capcom e há muitos jogadores que não conhecem a sua árdua tarefa. Hoje em dia, a luta contra os vírus informáticos é uma constante, mas para esta personagem, a luta é bem real, porque ele entra dentro dos sistemas e luta frente-a-frente contra os próprios vírus. Claro que neste caso é tudo virtual, mas a realidade é muito parecida.

Por norma nos jogos da série Megaman, o que se pedia aos jogadores era simplesmente derrotar à porrada os seus inimigos. Mas a Capcom quis inovar e criou um novo jogo com uma forte componente role-play. O resultado é muito interessante, porque alarga por completo o horizonte da série que agora pode até ter dois caminhos completamente diferentes: jogos de acção ou RPGs.

Neste primeiro RPG, Megaman e os seus amigos têm de penetrar um terrível laboratório que se localiza numa ilha artificial chamada Giga City. Ao todo são sete personagens jogáveis que, ao longo do jogo, podemos utilizar na nossa luta titânica, incluindo X, Axl, Zero, etc. Outro pormenor interessante é que os outros personagens jogáveis são estreantes nesta série.

O facto de existir mais do um personagem jogável permite que, durante os ataques, seja possível unir forças e lutar contra os inimigos. Sendo um RPG, ao longo do jogo vão existir muitos momentos mortos, isto é, um pouco parados, até porque iremos encontrar um monte de quadros e mais quadros cheios de informação. O laboratório é uma espécie de labirinto repleto de portas.

Dentro destas portas os nossos heróis vão encontrar inimigos e mecanismos que têm de accionar para terem acesso a novas áreas do jogo e assim sucessivamente. Quando encontramos inimigos o jogo muda radicalmente e dá lugar a uma zona onde os temos à nossa frente. ?? neste momento que temos de decidir depressa, de forma a derrotarmo-los em poucos segundos.

Sempre que conseguirmos derrotar os inimigos a nossa personagem ganha pontos que, por sua vez, servem para melhorar as suas habilidades. Naturalmente que, além destas habilidades, existe também material suficiente para ajudar os nossos heróis na sua caminhada. Em todos os níveis de jogo existe sempre um boss que, logicamente, possui poderes diferentes dos outros inimigos.

Neste caso cada boss tem sempre um ponto mais sensível, cabendo a nós jogadores definir o tipo de ataque para que o mesmo seja realmente suficiente para derrotar o terrível inimigo. Uma curiosidade reside no facto de, ao longo dos corredores da cidade Giga City, existirem pontos para gravar o nosso jogo e ainda locais onde vamos encontrar alguns melhoramentos especiais.

Graficamente a Capcom utilizou o cel-shading, e se tivermos em conta que é uma imagem de marca da série, podemos afirmar que este até ficou bem assente no novo jogo. Em certos momentos dá a impressão que estamos dentro duma enorme banda desenhada, criando um efeito de ilusão, que ajuda a passar o tempo que esperamos pelo aparecimento de alguma informação do jogo.

A jogabilidade é muito simples possuindo um esquema de controlo básico com pequenos recortes de complexidade. Para quem gosta de estudar o jogo mais um pouco, é aconselhável a leitura do excelente manual que o jogo traz. Sendo um RPG, existem inúmeros comandos que o jogador tem de memorizar, sobretudo aqueles que devemos accionar durante os combates.

Para quem gosta deste herói e quer inovar a sua colecção de videojogos este é capaz de ser um título a ter em conta. Infelizmente não será lançado directamente em Portugal, mas hoje em dia, quem o quiser comprar não terá nenhuma dificuldade sobretudo se tiver Internet. Nós aqui gostámos do novo conceito e esperamos que a Capcom continue com esta nova saga!


  1. O novo conceito da série



  1. Pequenos problemas de programação



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
E-Zine/MyGames
78/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio