GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Cities XL para PC de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Quando falamos em Cities XL é inevitável não nos lembrarmos do grande SimCity 4, que foi o ultimo grande jogo deste género. Ao longo dos anos os simuladores urbanísticos têm vindo a decrescer de qualidade e depois da antevisão de Cities XL ter prometido, chegou agora a altura da prova dos nove. A pergunta é inevitável... será que Cities XL com as tecnologias de hoje tem o que é preciso para fazer jus ao grande clássico da Maxis?

Começamos por dizer que Cities XL não inova quase nada neste género de jogo. Primeiro que tudo temos que criar o nosso avatar, que é uma representação virtual do nosso "eu". Vamos poder personaliza-lo com roupa ao nosso gosto, como se faz por exemplo no Home da PS3 ou na Xbox 360. Este nosso "eu" vai servir para mais tarde passear-mos na nossa cidade, com ele iremos poder ver as nossas criações.

Para quem não está dentro deste tipo de jogos, o nosso papel é simples. Nós somos o Mayor de uma cidade e o objectivo é evoluir e torna-la numa metrópole. Começamos por baixo, a construir pequenas zonas residenciais e industriais, enquanto tentamos manter os cidadãos contentes e evoluímos o nosso sistema económico. ?? medida que a nossa cidade vai aumentando vamos os cidadãos vão tendo novas necessidades e teremos que providenciar serviços para os manter contentes. A construção é feita de maneira simples. Possuímos uma barra com as diferentes ferramentas de construção desde casas, a fabricas ou mesmo monumentos, tudo é feito com poucos cliques e sem exigir uma grande perícia do jogador.

Um dos problemas notados em Cities XL é o facto de não haver objectivos ou desafios que façam prolongar a experiência, o que pode levar a que os jogadores se fartem depois de algumas horas de jogo. Outra coisa inexistente são os desastres naturais que apesar de não ser uma coisa muito boa (para o jogador) dava sempre aquela sensação de realidade presente em jogos como o SimCity 4.

Os gráficos de Cities XL são bons, as cidades são bem detalhadas usando bem os efeitos de luz e sombra, proporcionando um bom ambiente e realismo. Os ciclos de dia e noite também estão presentes tornando a nossa cidade numa totalmente diferente. Contudo quando pegamos no nosso "avatar" para explorarmos os recantos da nossa cidade, notamos que esta está um pouco deserta, poucas são as vezes que vê-mos alguém a vaguear pelas ruas.

?? medida que vamos construindo a nossa cidade somos acompanhados de uma musica relaxante, que nos entra pelo ouvido e nos mantém calmos mas apesar de certos sons da cidade serem perfeitamente audíveis, quando é feito o zoom in, ou até mesmo quando estamos a passear pela nossa cidade com o nosso avatar este falha. Não é possível ouvir nem o barulho das pessoas a conversar, nem de carros. Isto acontece mesmo que a cidade seja extremamente populada.

Para concluir podemos dizer que Cities XL é um jogo divertido e capaz de nos agarrar durante algumas horas mas por outro lado este foi pouco feliz na concretização de certos aspectos essenciais num jogo deste género. Com gráficos belos capazes de ficar na retina e uma simplicidade de construção este torna-se um bom jogo no geral.

Infelizmente até à data do fecho da análise não nos foi possível testar o modo online.


  1. Grafismo
  2. Simplicidade



  1. O "vazio" das cidades
  2. Falta de objectivos ou desastres naturais



Nenhum comentário

||
E-Zine/MyGames
76/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

6 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio