GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Championship Manager 2010 para PC de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


A concorrência é saudável, para não falar que ajuda a industria dos jogos a evoluir. Todos os anos assistimos à competição entre os simuladores de futebol como o PES 2010 e FIFA 10. O mesmo acontece com os managers de futebol, estamos a falar de Championship Manager e Football Manager. Todos sabemos que Championship Manager tem perdido para Football Manager. Chega-nos agora Championship Manager 2010 para o PC mas será que vai conseguir impor-se frente ao seu grande rival Football Manager?

Championship Manager 2010 foi totalmente renovado, agora quase tudo pode ser feito pelo menu do "autorun" do DVD do Championship Manager 2010, podemos escolher se queremos começar um novo campeonato ou carregar um save previamente gravado. O jogo tem uma nova função chamada CM Season Live, que é muito semelhante à Live Season do FIFA 10. Esta opção permite fazer download das actualizações dos resultados das equipas, da condição física dos jogadores e das lesões.

Os menus de jogo foram alvo de reestruturação, estão visualmente mais apelativos com as míticas imagens de cenas de futebol, arriscando mesmo a dizer que é um regresso às origens do Championship Manager. Temos todas as ferramentas disponíveis para trabalhar enquanto estamos no menu, de mencionar que também seremos acompanhados de um quadro que nos indica os jogos mais importantes que estão para chegar, classificação actual, entre outras coisas.

Mais o que impressionou mais neste Championship Manager 2010 foi o seu motor 3D. O ultimo Championship Manager oferecia uma jogabilidade com uma espécie de pinos de bowling, que não era definitivamente a melhor opção para mostrar o desenrolar de um jogo de futebol. Entretanto Football Manager evolui e passa do motor das bolinhas 2D para o motor 3D com bonecos, sendo que nesse ano o Championship Manager não chegou sequer a sair. A Beautiful Game Studios teve cerca de 2 anos para criar este Championship Manager 2010 e motor de jogo 3D e podemos afirmar que fez um excelente trabalho.

Assistir a um jogo de futebol através do motor 3D, do novo Championship Manager 2010 é um mimo. Como é óbvio não esperem gráficos equivalentes a um FIFA 10 ou um PES 2010. O motor 3D não desilude em quase nada, é possível assistir a enumeras animações dos jogadores, fiquei espantado ao ver os jogadores protestarem com o arbitro, a dominarem uma bola de peito, a cabecearem, a lutar pela bola. As movimentações dos jogadores são visíveis e os guarda-redes defendem bolas como gente grande, apesar de na maior parte das vezes as defesas são visualmente menos boas, sendo possível ver falhas e glitches. Os estádios variam no tamanho, no estilo, fazendo notar que há um pouco de variedade de estádios e não sempre o mesmo "template".

Outro aspecto a realçar é o som que acompanha cada jogo de futebol, ainda me lembro nos primeiros Championship Managers de o som se limitar apenas a um publico que fazia sons simples consoante o que se passava em campo. Neste Championship Manager 2010 isso muda, no estádio, ao vermos o jogo é possível imitar um ambiente futebolístico. O publico nomeadamente da casa reage consoante as acções em campo, se é um grande remate, houve-se o publico em exclamação e quando é um golo bem... para além de vermos os jogadores festejarem euforicamente, ouvimos o "rugir" dos adeptos. Isto tudo misturado faz sentir que estamos lá sentados no banco.

O Championship Manager 2010 para PC não vive só do seu motor 3D, foram implementadas novas funcionalidades. ?? possível recorrendo ao motor de jogo 3D treinar a nossa equipa, ou seja, podemos pôr os nossos jogadores a treinar cruzamentos, remates ou fazer um jogo onde vamos poder analisar uma mudança táctica ou até mesmo uma mudança de formação, com o intuito de percebermos se a alteração funciona. Para além disto é possível criar livres e/ou cantos estudados, sendo nós a criar jogada a ser executada, podendo posteriormente ser posta em prática através do já referido motor 3D.

As novidades não ficam por aqui, uma das funções mais importantes do futebol moderno é os olheiros. Quanto melhores são melhor a probabilidade de fazermos uma boa contractação numa jovem promessa do futebol. Foi a pensar nisso que foi criado um sistema avançado de olheiros em Championship Manager 2010. Investir em olheiros num determinado país torna-se agora quase essencial. Há medida que os olheiros vão evoluindo irão dizer-nos as capacidades do jogador com mais precisão, para não falar que melhor será o conhecimento do mesmo nessa determinada área do globo.

Este Championship Manager 2010 é o melhor até à data, tornando-se uma alternativa bastante viável ao Football Manager. Com um motor 3D que apesar de ter alguns glitchs certamente fará as delicias dos gamers mais fervorosos. A Beautiful Game Studios fez um excelente trabalho ao tentar inovar e até mesmo a arriscar, com a introdução de novas funcionalidades e melhoramento de outras.


  1. Regresso às origens
  2. Motor 3D
  3. Novas funcionalidades



  1. Alguns glitchs
  2. Ausência dos equipamentos, logos da Liga Inglesa, Italiana entre outras



Nenhum comentário

||
E-Zine/MyGames
83/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio