GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de NBA 2K10 para PS3 de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Um dos esportes rei na América está de volta, estamos a falar claro do basquetebol e da melhor liga do mundo... a NBA. Com a série 2K a comemorar 10 anos, poucas foram as vezes que a grande concorrente NBA Live 10, da EA esteve à altura. Agora com 10 anos de experiência será que NBA 2K10 tem o que é preciso para continuar no topo?

Ao entrarmos no menu, uma das novidades deste ano, em NBA 2K10, é um novo modo de jogo chamado "My Player". Neste modo iremos criar um jogador de raiz, onde iremos poder personaliza-lo ao nosso gosto, desde o cabelo (ou a falta dele), ao numero da nossa jersey (Nome dado ao equipamento). A partir do momento em que completamos a personalização do nosso jogador, iremos começar a aumentar as suas skills, através da nossa performance durante os jogos.

Este novo modo de NBA 2K10 contém várias fases, começam a vossa longa e árdua carreira no "Summer Circuit", passando pela "NBA D-League" (espécie de liga Vitalis lá do sitio) e finalmente ao topo, ou seja, NBA. ?? um modo de jogo interessante mas pode-se tornar frustrante para jogadores que não tenham muita paciência. O jogador que é criado por nós, é um "cepo" as suas notas são muito fraquinhas, o que em termos jogáveis significa muitas cestos falhados, bolas perdidas etc...

?? medida que os jogos em NBA 2K10 se desenrolam, iremos receber feedback através do canto superior esquerdo. Esta barra informativa irá avaliar o que estamos a fazer de mal ou bem consoante o caso. No entanto, por vezes existe alguma frustração, visto sermos penalizados, por exemplo, numa jogada que correu mal mas que nós nem sequer participámos.

Voltando ao campo das novidades, existe agora uma nova funcionalidade chamada "NBA Today", que é uma ferramenta que nos permite receber as ultimas informações, estatísticas, novidades, ou seja, tudo o que está a acontecer na NBA é transportado para o NBA 2K10. Um pormenor engraçado e de frisar, é o facto de existir uma interacção directa, entre as mais recentes estatísticas com os comentadores. Por outras palavras, ao jogarmos NBA 2K10, os comentadores brincam e comentam o que realmente está a acontecer nesse momento na NBA.

Contudo, NBA 2K10 não oferece só jogos de NBA, tal como é habitual, NBA 2K10 conta com a presença de "mini-jogos", como o concurso de triplos ou de afundanços. São "mini-jogos" que decerto já todos conhecem e jogaram mas que servem sempre para desanuviar e até mesmo, competir com os nossos amigos.

Por falar em competir... NBA 2K10 tem uma funcionalidade interessante que permite 10 jogadores em simultâneo através de ligação à Internet, muito parecido ao modo existente no FIFA 10. Aqui o gozo é total, e se os nossos companheiros não andarem a "aparvalhar", iremos poder desfrutar de um verdadeiro jogo de cooperação, com desmarcações, Alley oops e quem sabe fazer a jogada do encontro.

Apesar da série da 2K Sports contar já com 10 anos de experiência, certos pormenores de anteriores NBA 2K não foram resolvidos. Os jogadores continuam a falhar com bastante frequência, os cestos mais fáceis do mundo. Por vezes há certos glitches com as animações dos jogadores, que apesar não afectarem a jogabilidade e até por vezes se tornarem engraçados, fica feio e diminui o factor realidade. Por vezes as barras informativas de estatísticas ingame impedem nos de ver acção que está a ocorrer dentro de campo

Apesar disso NBA 2K10 consegue oferecer uma boa experiência de NBA. O publico está simplesmente real ao revelar emoções quando a nossa equipa falha ou acerta, as mascotes também estão presentes e algumas até fazem o "moonwalker" do falecido Michael Jackson mas não é tudo, os fotógrafos, os rapazes da limpeza e até as cheerleaders têm animações, contribuindo para o espectáculo que a NBA já nos habituou.

No entanto, o que seria este NBA 2K10 sem um grafismo à altura? Em NBA 2K10, o grafismo é um dos pontos fortes com os modelos dos jogadores a transpirarem realidade (literalmente). Pormenores como o suor, estão presentes, tal como os "supra sumos" da NBA, Kobe Bryant, LeBron "king" James, Vince Carter, estão mais reais que nunca com expressões e movimentos fluídos que tornam a experiência de jogo num must.

Apesar dos pontos menos conseguidos, NBA 2K10 consegue oferecer o que a NBA tem de melhor. O espectáculo, o realismo e a diversão (ainda que por vezes frustrante) fazem deste NBA 2K10 um bom jogo. A componente online prolonga a experiência para não falar no facto de ser hilariante, ver o lobo (Dalas Mavericks) a fazer o "Moonwalk" do Michael Jackson. Um bom jogo de NBA que simula bem o ambiente vivido nos jogos de um dos desportos rei Americanos.


  1. Grafismo e realismo dado aos jogadores tal como ao ambiente que os rodeia
  2. NBA Today e 5 Vs 5 Online
  3. Ambiente festivo da NBA que o jogo proporciona



  1. Animações que por vezes falham
  2. Incoerências na jogabilidade



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
E-Zine/MyGames
84/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio