GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Wii Fit Plus para Wii de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


Dar uma má nota a um jogo que tenta cuidar de nós e que tem sempre em vista o nosso bem-estar físico é ser, no mínimo, mal-agradecido. Claro que de boas intenções está o inferno cheio, e não se poderá atribuir uma nota a um jogo baseado na sua vontade de praticar o bem. Mas Wii Fit Plus não se fica só pela intenção: traz o exercício físico para nossa sala de estar, aconselha-nos sobre o nosso corpo e a nossa postura, ajuda-nos a queimar algumas calorias... e nunca perde a noção de que é apenas um jogo.

Antes de mais, há que dizer que Wii Fit Plus não é uma continuação de Wii Fit, nem tão pouco um segundo jogo. ??, digamos, uma versão melhorada do título, que traz algumas novas adições. Por essa mesma razão, todos aqueles que compraram o pack original do Wii Fit poderão, agora, adquirir este novo jogo por apenas 19,99???. Por outro lado, os novos jogadores que estejam interessados em experimentar Wii Fit Plus têm à escolha a versão com a prancha de exercício, por 99,99???.

Depois de indicarmos a idade e a altura, e de escolhermos um Mii, um avatar que nos irá representar no jogo, o Wii Fit Plus começa por nos pedir para realizarmos uma série de testes antes de começarmos o nosso exercício pela primeira vez. Tiramos os sapatos, indicamos o tipo de roupa que estamos a usar (para poder ser descontada nos dados calculados), e estamos prontos para saber o nosso COG (Center of Gravity), BMI (Body Mass Index) e, se quisermos, o nosso peso.

Através do indicador de centro de gravidade ficamos a perceber de que forma distribuímos o peso pelo nosso corpo e como poderemos melhorá-la. Distribuir mal o peso, apoiando-nos mais numa perna, por exemplo, poderá resultar em alguns problemas de postura. Já pelo índice de massa corporal, o jogo indica-nos em que nível nos encontramos (Underweight, Ideal, Overweight ou Obese). O BMI vai ser um dos pontos de referência no jogo, pois é pela diferença entre o nosso valor e o valor recomendado que ficamos a saber se temos de ganhar ou de perder peso.

O jogo em si vai basear-se em cinco modos, se assim lhe quisermos chamar: Training Plus, Yoga, Muscle Workouts, Aerobic Exercises e Balance Games. Em Training Plus vamos encontrar novas actividades exclusivas ao Wii Fit Plus. Este modo é, talvez, aquele que melhor junta exercício com diversão. Dentro dele poderemos encontrar exercícios como Cycling, Obstacle Course ou Rhythm Kung Fu, este último onde temos de realizar vários movimentos de Kung Fu ao ritmo da música e dos nossos companheiros.

A secção de Yoga, pelo seu lado, é boa para alongar o corpo ou para descomprimir um bocado depois de uma sessão de exercício, assim como para tonificar os músculos e melhorar a postura. Aqui vamos encontrar algumas posições conhecidas (nem que seja da televisão) como a de Warrior, a de Tree ou a de Sun Salutation. Para além disso, esta secção foi renovada com novas posições que não vinham, originalmente, em Wii Fit. ?? o caso, por exemplo, da Spine Extension ou da Gate.

Podemos, ainda, preferir fortalecer os músculos, podendo optar por exercícios como o Tricep Extension, o Balance Bridge ou o Press-up & Side Stand, todos eles incluídos na parte de Muscle Workouts. Este tipo de treino ajuda, como será óbvio, a desenvolvermos mais força nos vários músculos, o que resulta num maior equilíbrio e resistência.

Se, em vez disso, quisermos perder aqueles quilinhos a mais ou a maldita "barriga de cerveja", temos sempre a componente Aerobic. Exercícios como Step, Jogging ou Rhythm Boxing (a mesma ideia de Rhythm Kung Fu) fazem parte destas sessões, onde também não poderia deixar de faltar os famosos Hula Hoops.

Por fim, os exercícios de Balance. Através de várias "missões", como passar de um prédio para outro equilibrados numa corda (Tightrope Tension) ou treinar os nossos saltos numa estância de esqui (SKI Jump), o jogo tenta desenvolver o nosso sentido de balanço, algo que dá jeito se quisermos entrar em qualquer filme do 007.

No fim de qualquer um destes exercícios é-nos apresentada a quantidade de calorias que gastámos, aquelas malandras que encontramos em quase todas as tabelas informativas dos produtos que comemos. Para nos ajudar a perceber como funciona a perda de calorias, o Wii Fit Plus apresenta-nos o conceito de MET (Metabolistic Equivalent of Task), ou de intensidade da actividade, se preferirmos. A fórmula é fácil: MET x peso x tempo (em horas) x 1,05 = calorias gastas. E sabiam que estar sentado é o equivalente a 1 MET? (Isto não significa que possam passar os dias a jogar, slackers!)


Para além da quantidade de calorias que gastámos, o Wii Fit Plus conta também com um relógio, que nos mostra quanto tempo estivemos a jogar, e com um calendário, que regista o nosso progresso ao longo dos dias. Isto dá, especialmente, jeito se quisermos criar um plano diário de exercícios ou se quisermos estabelecer um objectivo para nós próprios (reduzir o BMI, por exemplo).

Outro ponto positivo é o My Wii Fit Plus. Aqui podemos estabelecer as nossas próprias rotinas de exercício, escolher o personal trainer que nos acompanhará em alguns exercícios, ou até mesmo saber a que tipo de comida equivalem as calorias que gastámos. Por exemplo, 10kcal equivalem a uma taça de cerejas (20g), enquanto que 920kcal será o mesmo que comer 300g de salsichas e batatas fritas.

Mas o Wii Fit Plus não foi um título criado para ser jogado totalmente sozinho. Com isso em vista, existe a componente multiplayer. ?? através dela que podemos jogar com amigos, por turnos. E não estamos a falar apenas de amigos humanos, mas dos nossos amigos de quatro patas, também. Sim, se quisermos registar o nosso animal de estimação no jogo, poderemos depois pesá-lo usando a balança da prancha de exercícios. Isto admitindo que não têm um cão que parece uma baleia, como o meu.

Um ponto menos bom, no entanto, é o jogo não possuir um modo online, nem que fosse para partilhar resultados ou tempos record. Outro aspecto negativo foi o delay que se sentiu, por vezes, ao jogar com o Wii Remote e com o Nunchuck (de referir que, contudo, não estava a jogar com o Wii MotionPlus).

Para além de tudo isso, há que dizer que nem todos os valores indicados poderão ser muito fiáveis. ?? sabido, por exemplo, que o centro de gravidade do ser humano é muito difícil de medir, visto ter de se ter em conta o peso, a estrutura ou outros factores que possam influenciar este indicador.

Não sabemos até que ponto este Wii Fit Plus será cativante a longo prazo, ou até que ponto conseguirá "arrancar" as pessoas do sofá, mas é uma boa aposta para todos aqueles que não quiserem gastar 70??? por mês no Holmes Place. E embora não substitua um ginásio, não pensem que não se cansam ou que não é possível suar, literalmente, neste jogo. Não será, com certeza, um título para ser jogado a qualquer altura, nem tão pouco com qualquer disposição física ou psicológica, mas sejamos honestos, que outro jogo é que se preocupa com o nossa saúde?


  1. Fórmula melhorada de Wii Fit
  2. Exercício físico com divertimento
  3. Um verdadeiro ginásio virtual em casa
  4. Informações sobre nutrição e exercícios



  1. Não é um jogo para qualquer altura
  2. Uma componente online poderia ter sido uma boa aposta



Nenhum comentário

||
E-Zine/MyGames
83/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

©2016 GameVicio