GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de New Super Mario Bros para Wii de E-Zine/MyGames

por Giordano Trabach, fonte E-Zine/MyGames, data  editar remover


A cobiçada série Super Mario teve, ao longo dos anos, várias transformações e evoluções. Desde a sua passagem pelo 2D e pelo 3D, até à mistura destes dois. Esta mistura foi consumada em 2006 com o lançamento de New Super Mario Bros. para a Nintendo DS. Um jogo num ambiente 2D com as personagens renderizadas em 3D, que encantou os fãs de longa data do canalizador italiano mais conhecido do mundo dos videojogos.

Devido ao sucesso do título na portátil da Nintendo, esta fórmula deu um passo em frente e foi transportada para a Nintendo Wii. Com novas ideias à mistura e mais uns quantos "power-ups", Mario e os seus amigos estão prontos a embarcar nesta nova aventura. Quando tudo parecia pacífico, e quando menos se esperava, a princesa Peach é mais uma vez raptada por Bowser, um acontecimento muito praticado durante a longa série Mario e que já era de esperar neste título, mas que, mesmo assim, consegue sempre cativar-nos para este universo fantástico.

Aqui, Mario e Luigi irão ser acompanhados por dois Toads nesta aventura que poderá ser partilhada até quatro jogadores em simultâneo, sendo esta nova opção, no universo Mario, um dos pontos mais altos e divertidos deste jogo. New Super Mario Bros Wii é jogado obrigatoriamente com o Wii Remote por razões de mecânica do jogo, e objectos, como uma barra de ferro que nos ajuda a chegar a sítios muito altos ou uma luz presa numa jangada que nos ilumina o caminho, são manipulados, em termos de direcção, curvando o Wii Remote tanto para a direita como para a esquerda. Este novo método afecta directamente, também, a jogabilidade da nossa personagem escolhida.

Ao abanar o periférico rapidamente, esta dá um salto em saca-rolhas, e movimentar o comando dessa mesma maneira no ar, faz com que a personagem, após um salto, aguente mais um pouco no ar. Para além do modo single player, que consiste em partir dum mapa e atravessar níveis de vários temas numa forma linear, ao estilo de Super Mario Bros. 3 ou Super Mario World, e derrotar o boss de cada tema, há ainda o modo multiplayer. Este pode consistir em percorrer níveis do jogo com até 4 amigos na mesma consola, de uma forma competitiva ou de uma forma cooperativa.

Infelizmente, este modo multiplayer podia ter sido um pouco mais explorado com a adição de um modo multiplayer online ou com mais modos de jogo. A apresentação encontra-se ao bom estilo, já conhecido, de um Super Mario, com um visual alegre, colorido, rico e que certamente não fica aquém de alguns jogos já vistos na plataforma. A sonoridade também se destaca pela positiva, e apesar de algumas músicas pertencerem a New Super Mario Bros. da Nintendo DS, enfatiza o espírito positivo e alegre deste título.

Em suma, New Super Mario Bros Wii é um passo em grande no que toca ao formato de jogabilidade 2D deste universo. Com o modo multiplayer incrivelmente divertido e uma apresentação que é um mimo aos nossos sentidos, New Super Mario Bros Wii. é um título a não perder para os possuidores da Wii e fãs do encanador italiano.


  1. Modo Co-op
  2. Super Mario em 2D
  3. Visual aliciante



  1. Falta de multiplayer online



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
E-Zine/MyGames
88/ 100
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

9.5 / 10
GameTV
9.2 / 10
Finalboss
9 / 10
Eurogamer
©2016 GameVicio