GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Resident Evil 5 para PC de GameVicio

por Blackwater, data  editar remover


Introdução


Desta vez você vai enfrentar os perigos na pele dos protagonistas Chris Redfield (Resident Evil 1) e Sheva Alomar, membros de uma organização que investiga estranhos acontecimentos ocorridos dez anos após os eventos em Racoon City. A trama, desta vez, se passa na Somália, em um vilarejo situado em um deserto, e em outras localidades inóspitas da África do Sul, como cavernas, minas e estações de petróleo.A variação de ambientes é grande, pois é possível conhecer de pântanos à savanas desoladas, tribos indígenas locais, e a fauna abundante, desde galinhas até perigosos crocodilos. Porém, nem tudo é o que parece, por trás dessa deslumbrante missão, existe um mistério a ser revelado, o que acaba por se tornar uma questão pessoal.

Jogabilidade


Incrivelmente simples, dispõe de comandos ativados por uma letra mostrada na tela para que o personagem efetue diversos movimentos. Por exemplo, perto de um buraco, você tem a opção da ação, ???Pular???, perto de uma porta, ???Abrir???, e perto de um inimigo(um dos melhores), vários tipos de golpes, desde um soco, a um pisão descomunal na cabeça do oponente.
O sistema de mira também inova, sendo controlada diretamente pelo mouse, permitindo uma melhor movimentação do personagem. Melhora e muito o clima de ação, com esquivas e rolamentos.A variedade do arsenal agrada, indo de pistolas a lança granadas, todas podendo ser customizadas de acordo com sua capacidade, apesar do sistema de impacto não ser dos mais reais, pois um tiro de pistola no peito arremessa o oponente a metros de distância. Entretanto, para adquirir novas armas é necessário ter dinheiro, que é conseguido com a morte dos zumbis ou com a coleta de tesouros, pedras preciosas e outros artefatos que podem ser vendidos.
Há também uma serie de comandos utilizados em relação ao parceiro, como atacar, cobrir, pedir munição, pedir armas e itens. Sendo que muitas vezes os puzzles são realizados em conjunto.

AI


Um pouco fraca, na maioria das vezes os inimigos apenas perseguem você (numa típica ???ação de zumbi???). Em outros casos apenas atacam em hordas irritantes, com lanças e facões, com flechas em chamas, algumas vezes se esquivando dos tiros.As exceções são alguns chefes e subchefes, que se escondem e procuram se defender.Sua parceira é algumas vezes indispensável no tiroteio constante, optando por eliminar os oponentes que oferecem mais risco ao player(Chris). Ela pede munição, caso a sua acabe, e lhe dá, se tiver em excesso, mas apesar disso ela apenas segue você pelo cenário, se "aproveitando" das suas ações.

Gráficos


Sem dúvida o principal atrativo do jogo. Melhorou e muito em relação ao último título. As texturas estão menos secas, nota-se a diferença entre tecido, pele, metal áspero e liso.Um dos efeitos mais impressionantes é o das explosões, refletidos com um tremor da tela, como se realmente sacudisse o player. O fogo também é realista, assim como os disparos das armas (com destaque para a fumaça que sai do cano), as marcas de tiros nas paredes e portas. A iluminação ocorre de acordo com o ambiente, dentro de uma caverna, a luz assume um tom diferente, mais azulado, com as paredes de aparência úmida, já na savana, é comum a poeira e a luz de um tom alaranjado semelhante ao por do sol.
Os personagens possuem um gráfico a altura dos ambientes, percebendo-se uma grande diferença entro os tipos de tecido e de pele, os zumbis por exemplo, os das aldeias possuem um pele mais áspera, já os das cidades são mais lisos, com diferentes tons de cor.O sangue está impecável, de aparência grossa com um vermelho escuro.
A água apesar de não aparecer muito não foi esquecida, em uma das fases, que se passa em uma fragata podemos ver as ondulações provocadas pelo barco, e nos pântanos é comum a água borbulhar com o movimento dos peixes e das folhagens.
Nos vários capítulos é possível observar diferentes tipos de cenários, que interagem com suas ações, sendo que se você explodir um barril, o local vai ficar corroído e esfumaçado, se atirar numa porta, despedaça, no metal afunda e numa parede quebra. Os cenários são feitos de diferentes materiais, como barro e argila, azulejos e alguns templos de pedra antigos, com paredes cheias de limo e aranhas (nada pequenas). Destaque também para os laboratórios e galpões, com diferentes tons de metal, ferrugem e sujeira.

Som


Como era de se esperar, não deixou a desejar, é no mínimo engraçado ouvir o barulho que uma caveira faz ao ser quebrada. As vozes dos zumbis são um pouco repetitivas, mas nada de muito grave. Os disparos são realistas. Explosões, pancadas, barulho do metal colidindo e tiros rechicoteando, tudo, sem dúvida bem elaborado.

Prós e Contras


Prós

> Jogabilidade sem igual
> Gráficos de primeira qualidade
> Jogo leve
> Ação intensa

Contras
> Não tem mais o velho clima de horror
> IA razoável

Notas


Jogabilidade: 10 (Duas palavras: Fácil e Divertido)
AI: 6 (Podia ser melhor, mas pra zumbis, está bom)
Gráficos: 9.5 (Sem comentários)
Som: 8 (Bem elaborado)
Enredo: 8 (Aborda um pouco da história inicial do jogo, mas pode atrapalhar quem não conhece)
Diversão: 9 (Alterna entre momentos de ação e raciocínio)

Conclusão


Pode-se dizer que a Capcom mirou no que viu, acertou no que não viu. Não é um Resident Evil clássico, mas sem duvida um dos melhores games de ação do ano, daqueles que vale a pena comprar para experimentar.Apesar de curto, vale cada minuto jogado, em uma África ainda mais selvagem.


3 comentários

comments powered by Disqus
GameVicio
8.5/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Blackwater

Reviews da crítica

8.5 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio