GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de DiRT 2 para X360 de Gamerview

por Giordano Trabach, fonte Gamerview, data  editar remover



DiRT é uma franquia baseada em uma lenda do automobilismo: o piloto de rali Colin McRae. A série se tornou referência entre os jogos de rali e é mantida até hoje pela produtora Codemasters. Infelizmente o piloto faleceu em 2007 em um acidente de helicóptero e não pôde admirar o excelente projeto para a continuação da franquia. Apesar de não carregar mais o nome do piloto, Dirt 2 não deixa de prestar todas as homenagens à McRae (incluindo um memorial dentro do jogo). Mas, para mim, a principal homenagem está na qualidade e capricho na produção do game.

Não precisamos ir muito longe para perceber o quanto esse jogo foi bem feito. Logo no início do game, não temos aquela linguagem visual comum de jogos de corrida, cheia de menus. Pelo contrário: somos jogados em um imenso cenário rico em detalhes, com a paisagem completa de um evento de corrida guiado por uma locução que explica cada detalhe do game. A visão aqui é em primeira pessoa e todos os itens e menus do jogo estão distribuídos entre os objetos do cenário e o seu trailer.

Quando a primeira corrida começa, temos a continuação desse espetáculo visual. Eu recomendo que você jogue com a visão do piloto, dentro do carro. Você terá uma noção muito maior do efeito da física no carro, os efeitos visuais e simulações. Tudo é espetacular. A lama que suja o pára-brisa do carro é imediatamente removida pelos limpadores dianteiros, por exemplo. Temos também todo o painel do carro, ainda com uns bonequinhos personalizáveis que você pode comprar e trocar quando quiser. Apenas uma brincadeira para deixar tudo ainda mais divertido.

A destruição dos carros é um show à parte: você encontrará, durante o percurso, partes de outros carros perdidas na pista. Os danos no carro são equivalentes a força da colisão, o que interfere no desempenho do seu carro. Para se dar bem na corrida, o jogo conta com um sistema de ???flashback??? parecido com o de Grid. Caso você destrua seu carro em uma curva, é possível acionar uma espécie de ???volta no tempo??? através da gravação do vídeo da corrida. Isso faz com que você volte à um ponto seguro da pista antes do acidente, permitindo uma nova chance de sucesso. Dependendo da dificuldade escolhida, o número de vezes que você pode usar este recurso diminui.

Quanto à jogabilidade, houve uma boa melhoria se comparada à versão anterior. A sensação de controle e peso dos carros é notável. Até mesmo em algumas pistas onde o tipo de solo muda, a sensação de mudança é perfeita (inclusive na vibração do controle). Claro que não é um jogo que pretende simular exatamente a realidade com centenas de ajustes mecânicos nos carros. De qualquer maneira, Dirt 2 vai atrair e satisfazer a todos, seja jogadores casuais ou pilotos profissionais dos joysticks e volantes.

O modo de carreira não força o jogador a correr em pistas seqüenciais: a decisão fica de acordo com a sua vontade. Existe apenas a restrição de pistas de acordo com a experiência que você ganha durante os eventos e corridas. Sim, o jogo possui um sistema de ???evolução???, onde se ganha experiência e dinheiro para investir em itens e upgrades dos veículos. Portanto quanto mais pontos, mais pistas.

Esse conjunto todo de pistas e gráficos maravilhosos torna o jogo uma experiência perfeita. Lembrando que DiRT 2 não conta apenas com pistas de rali. Há um grande equilíbrio entre as pistas e cenários evitando que você canse de comer lama e poeira o tempo todo. A única coisa que senti falta foram os efeitos de clima, como chuva e neve. Mas acho que já estou pedindo demais também???

Os efeitos sonoros de DiRT 2 são perfeitos. Os efeitos harmonizam cada característica do jogo gerando um ambiente muito mais vivo e verossímil. ?? possível ouvir simples pedrinhas batendo na lataria do carro e até as diferenças no ronco de cada motor. A trilha sonora acompanha muito bem o andamento do jogo. Só senti falta de uma opção para poder configurar a playlist do jogo, desligando as músicas que não gostei.

A jogatina online agora conta com dois novos modos: Pro Tour e Jam Session. Em Pro Tour temos até três tipos de competições diferentes, que podem ser realizadas em equipe de quatro jogadores ou solo (contando ganhos de experiência). Já o modo Jam Session é uma corrida livre para até oito jogadores. No geral, o modo multplayer está muito mais acessível aos jogadores casuais e facilita muito o convite aos amigos.

Finalizando, este é o tipo de jogo que você não vai se arrepender de ter comprado. Vai garantir horas de corrida e diversão. Não é apenas um game para os fãs do gênero, mas também uma obra abrangente para todos os gostos e habilidades. ?? aquele típico jogo para você se exibir para as visitas em casa: ???olha só aonde chegou o realismo dos jogos de corrida!??? E DiRT 2, de fato, surpreende qualquer um.

Prós:
  1. Gráficos hiper-realistas
  2. ??timos recursos de gravação das corridas
  3. Variedade de pistas
  4. Homenagens ao piloto Colin McRae


Contras:
  1. Impossibilidade de editar a playlist
  2. Durante a carreira, algumas pistas se repetem demais



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Gamerview
4/ 5
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio