GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Gran Turismo para PS1 de GameVicio

por Anônimo, data  editar remover


História


Criado por Kazunori Yamauchi e desenvolvido pela produtora Polyphony Digital, Gran Turismo revolucionou o conceito sobre jogos de corridas e a maneira de como é jogado. Enquanto muitos jogos de corridas, como Need For Speed, iam, aos poucos, dominando o console da Sony, e a maioria mantinham o mesmo padrão de jogabilidade, surge uma nova ideia, um novo conceito. Alguns produtores japoneses procuravam algo novo, algo que realmente mudassem esses conceitos, que não fosse simplesmente um jogo como qualquer outro, mas que simulasse algo mais real. Daí veio a idéia de criar um jogo que tivesse esses padrões, que inovasse e oferecesse algo jamais visto num jogo de corrida. Surge então Gran Turismo. Um jogo que simulava carros reais, com protótipos reais, de montadoras reais. E o que poderia ser improvável se tornou o maior sucesso do console da Sony, e que foi responsável pelo maior número de um jogo já vendido para o PlayStation.

Gráficos


Foi um dos pontos mais surpreendentes do jogo. O mesmo já se começa a notar pelo vídeo de abertura do jogo, mostrando detalhes que, talvez, jamais fosse demonstrado num jogo de corrida. Apesar da capacidade do PlayStation não oferecer o que os consoles atuais podem oferecer, os gráficos não deixaram a desejar em muitos aspectos do jogo, principalmente se tratando da época. As texturas dos carros foram muito bem encaixadas e elaboradas, mantendo bem os detalhes de designes dos carros, principalmente por serem protótipos de carros de montadoras reais, de grande e pequeno prestígio. Os efeitos de luz e sombras também possuem boas texturas gráficas, principalmente nos canários noturnos. Os cenários foram bem construídos, não tão ricos em detalhes assim como nos carros, mas nada de tão grave. E como não há tanta riqueza de detalhes quanto a dos protótipos dos carros, algumas partes deixam um ar de montagem de vários quadradinho, ainda mais se tratando de árvores e montanhas. Apesar de aparecerem aqueles "quadradinhos" no cenário, não foi algo que pudesse realmente estragar o jogo. Dificilmente podia-se notar algumas quebras de polígonos durante o jogo. Outro ponto que agrada bastante é o carregamento do Load. Não apresenta aquele Load demorado como muitos jogos de PlayStation. O tempo de carregamento fica entre 5 a 7 segundos, fora que nem é toda hora que se tem uma tela de Load. As texturas das Layout também estão bem apresentaveis, sem falhas. Tudo bem adaptado tanto no menu principal quanto as das montadoras e menu onde se escolhe as corridas no qual queira particpar.

Carros

Os gráficos dos carros foram bem datalhados, mantendo bem as curvas e designes quanto os protótipos reais. Comparando a outros títulos para o PlayStation, os carros de Gran Turismo foram surpreendentes quanto aos seus detalhes: carrocerias, faróis, rodas etc. Os efeitos de brilho dos carros também foram bem trabalhados, não deixando o carro com uma cor muito opaca.

Cenários/Efeitos

Bem trabalhados, grande destaque em corridas noturnas, onde os efeitos de luzes e sombras se sobressaem muito bem. O grande problema nas corridas em dia claro é que o tempo parace o mesmo para todas as corridas, faltando um efeito de um sol em um finalzinho de tarde. O que deixa um pouco a desejar são algumas partes como arquibancadas, onde aparece vários pontinhos coloridos meio quadriculados representando o público. Fora também as árvores e montanhas que não ficaram tão bons quanto o que podia se esperar. Talvez o motivo disto seja porque todo o poder gráfico tenha sido investido nos carros.

Áudio


As músicas para o jogo foram bem adaptadas, a começar pelas batidas técno-dance na abertura do jogo que, por sinal, foi muito bem elaborado. Mistura de rock, música eletrônica e técno-dance dão o clima. Os sons, além de se encaixarem bem ao estilo de jogo, não apresenta ruídos ou mesmo falhas em suas execuções. Os Menus do jogo e cada montadora possuem suas músicas específicas, que se enquadram muito bem. As músicas durante as as disputas dão um clima especial as corridas. Outro ponto em destaque são a parte sonora dos carros. Cada carro possui um ronco de motor diferente, dificilmente um som de motor se iguala a outro. Somente os efeitos de derrapagem e batidas em muros ou em outros carros são praticamente iguais. O que deixar repetitivo são quando está no "Endurence Races" Pois depois que acaba a faixa, ao invés de mudar, repete a música. Porém o áudio do jogo não deixou a desejar muito, só poderia ter mais músicas disponíveis em corridas. De resto está de bom tamanho. Também é possível, no momento de uma largada, ouvir os gritos dos espectadores.

Jogabilidade


Esse foi o ponto forte do jogo. O que muitos jogos tinham como se fossem repetitivos, Gran Turismo mudou esse conceito. Sua jogabilidade não foi feita de uma forma que bastava acelerar o carro e acabar fazendo uma curva "prefeita" correndo a 200-300km/h. Os controles respondem muito bem ao comando, no qual se "forçar" o direcional para algum lado, há possibilidades do carro derrapar. Como ele simula uma direção real, o jogador tem que saber o tempo certo da freada, saber entrar na curva e sair da mesma. E isso que deixa o jogo mais interessante e mais desafiador. Outra grande novidade foi o "License Test" ou Teste de Licença. Para poder participar de grandes eventos, é necessário tirar as licenças no qual se dividiam em três classes: B, A e A International. Cada classe se divide em 10 diferentes tipos de provas, desde um simples acelerar e frear como fazer curvas e percorrer por um circuito inteiro. E cada prova tem um limite de tempo e um tipo de carro para ser executada.
Existe dois modos de jogo: Arcade Mode e Simulation Mode.

Arcade Mode. ?? uma espécie de corrida rápida. O jogador escolhe um carro e um circuito para jogar. Os modos se dividem em:

> Single Player: Uma corrida simples.
> Time Trial: Desafio com um tempo.
> 2 Players: Partida para dois jogadores.
> Bonus Items: Uma espécie de bônus no qual o desafio é vencer nos três modos de dificuldade.

Simulation Mode. ?? o modo simulador. Nesse modo que se encontram as verdadeiras características do jogo. Dentre alguns modos presentes estão:

> License Test: Onde se tiram as licenças para as corridas.
> Go Race: Onde estão os eventos de disputas. Cada evento exige uma determinada classe de licença, e às vezes um determinado tipo de carro como, por exemplo, FF, MR etc.
> Home: Onde se encontra a Garage (garagem), no qual ficam os carros do jogador, save (salvar) e load (carregar)
> Machine Test: Onde o jogador pode testar o seu carro.

Também é onde estão todas as montadoras presentes no jogo. Nas montadoras estão presentes:

> New Car: Para comprar carros novos.
> Used Car: Para comprar carros usados.
> Special Model: Um modelo especial de carro de uma determinada montadora.

E o quarto item é onde se pode acrescentar peças e melhorias no carro. Os carros só podem ser modificados dentro de sua respectiva montadora. Cada montadora recebe um nome diferente para esse quisito.

Jogando Gran Turismo


ara quem pensa que Gran Turismo é um tipo de jogo em que acelerar, fazer uma curva correndo em alta velocidade, equipa o carro com as melhores peças e outros afins é sinônimo de ganhar, aí que se engana!
Como o jogo foi desenvolvido para simular a realidade, o jogador precisa saber dominar o carro, o tempo e ponto certo para uma freada, saber entrar e sair de uma curva. Cada carro possui uma característica própria, o que influência muito no modo de jogar. Pilotar um Mitsubishi Eclipse não é mesmo jeito de pilotar um Toyota Supra. Há carros com uma direção mais dura, outros que podem rodar com mais facilidade, em espaecial, carros potentes.
Os carros também são divididos em classes: A, B e C (que é notado no modo Single Player). Cada um também tem uma característica de direção que se divide em FF, FR, MR e 4WD. O jogador começa com Cr$ 10.000 em dinheiro, usado para comprar carros e peças para o mesmo. Cada evento de corrida tem um valor para cada colocado na corrida, além dos pontos. Pode-se obter também uma grana extra sendo o Pole-Position no Qualifity Mode, antes de uma corrida oficial. Também é possível ser presenteado com um carro sendo o vencedor de um torneio. O jogo apresenta um bom nível de dificuldade, onde se o jogador não souber o que está fazendo, fica para trás, "comendo poeira". O jogo exige uma boa habilidade do jogador para controlar o carro, frear, virar a curva e tudo mais. Cada corrida é disputada num total de seis carros: um do jogador e mais cinco controlados pelo computador.
Ao total, o jogo possui 178 carros de diferentes aspectos e 11 pista no qual são disputados as corridas.
Dentre as montadoras presentes estão:

> Aston Martin
> Chevrolet
> Dodge
> Honda/Acura
> Mazda
> Mitsubishi
> Nissan
> Subaru
> Toyota
> TVR

Os circuitos disponíveis são:

> High Speed Ring
> Autunm Mini
> Autum Ring
> Grad Valley - East Section
> Grad Valley
> Trial Mountain
> Deep Florest
> Test Course
> ClubMan Stage Rout 5 (noite)
> Special Stage R5 (noite)
> Special Stage R11 (noite)

Dentre os circuitos, os que menos apresentam muita dificuldade e curvas são o High Speed Ring e o Test Course. São circuitos para uma maior velocidade, ideal para carros turbinados. Os outros circuitos apresentam mais curvas, umas abertas, outras bem fechadas, exigindo, às vezes, freadas mais bruscas. Uma que apresenta mais dificuldades é a Special Stage R11. Possui muitas curvas durante o percurso, exigindo mais cautela por parte do jogador.

Notas


Notas
Gráficos: 9,0. Os gráficos apresentam bons níveis de detalhes quanto as replicas dos carros. Boas texturas de sombras e luz se sobressaem-se bem. Em alguns momentos acontecem umas quebras de polígonos, mas nada de tão grave que estrague o jogo.
Áudio: 7,0. Batidas eletrônicas e um som de Rock dão o clima no jogo. Os efeitos sonoros dos carros também não deixam muito a desejar. Podia haver mais músicas no jogo.
Jogabilidade: 9,5. O ponto forte do jogo. Os comandos tem respostas rápidas, exige habilidade do jogador para controlar os carros, tempo de frear e fazer uma curva.
Diversão: 9,0. Apesar de apresentar um certo tipo de dificuldade, principalmente para aqueles que estão acostumados com jogos de corridas no qual se faz uma curva em alta velocidade, que não é muito necessário o uso de freios e habilidade para controlar os caros, o jogo garante uma boa diversão. Entre os melhores desafios, estão os "Endurence Races", onde o jogo dura mais. O que pode acabar enjoando rapidamente é se o jogador não se adaptar aos modos da jogabilidade, no qual exige à habilidade.

Prós e Contras


Prós

> Bons gráficos.
> Boa jogabilidade.
> Boa variedade de carros disponíveis.
> Lealdade as replicas.
> Bom nível de inteligência do computador.
> Modo "License Test", no qual vem a ser testado as habilidades do jogador.

Contras

> Os carros não sofrem nenhum tipo de danificação, nem um arranhãozinho sequer aparece no carro, fica com o mesmo brilho de sempre.
> Poderia haver mais carros correndo em uma corrida ao invés de apenas seis.
> Poderia haver mais circuitos disponíveis. Mesmo que fosse para serem desbloqueados no decorrer do jogo.

Conclusão


Gran Turismo veio para mudar os conceitos sobre jogos de corridas. Apresenta bons gráficos, uma boa jogabilidade, no qual os comandos são rápidos nas respostas, uma ótima novidade em que é necessário ter licença para participar dos campeonatos dentro do jogo, uma variedade enorme de carros, que foi mantida a lealdade quanto as replicas das montadoras, exige boa habilidade do jogador. Há bastantes eventos de torneios para serem disputados, uma dificuldade moderada. O que acabou faltando foi mais variedades de circuitos, carros na disputa e danificação nos carros. Porém foi o responsável pelo maior número de um jogo já vendido para o console da Sony, vendendo cerca de 10 milhões de cópias pelo mundo. O jogo foi tão bem aceito que não tinha como não dar continuidade a um dos maiores sucessos do PlayStation.


Nenhum comentário

||
GameVicio
8.6/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Anônimo

Reviews da crítica

8.6 / 10
GameVicio
©2016 GameVicio