GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Need for Speed: SHIFT para PC de Gamerview

por Giordano Trabach, fonte Gamerview, data  editar remover



A série Need for Speed já passou por muitos altos e baixos nos últimos anos. Depois do ápice que foi com os dois títulos Underground, em 2003 e 2004, a série desandou lançando títulos que, a cada ano, recebia críticas mornas e não alcançava números significativos em vendas. Mas este ano, Need for Speed: Shift veio para mudar a tradição dando uma turbinada tanto em visual quanto estilo.

Need for Speed: Shift é um jogo de corrida com apelo à simulação, ao contrário dos títulos anteriores, mas sem deixar o lado arcade de fora. Algo similar pode ser encontrado em outros jogos, como Grid. Quando Shift ganhou os primeiros trailers in-game, era impossível não o comparar com o game de corrida da Codemasters. Mas apesar das semelhanças, Shift apresenta alguns atrativos bem originais.

O primeiro diferencial a se notar, logo no início, é a nova abordagem do game com o jogador. Não há história alguma, como qualquer bom jogo de corrida deve ser. Nada de policias infiltrados, disputas amorosas, ou atores do segundo escalão de Hollywood fazendo pontas. Você é um piloto profissional que precisa ganhar corridas, conseguir novos carros, e subir de nível dentro das categorias para atingir novos desafios.

Outro diferencial é o visual do game, com pistas e carros muito bem modelados, e efeitos de iluminação e refração extremamente realistas. Mas todo esse realismo visual existe, principalmente, em função do ato de dirigir com a visão de dentro do carro - de trás do volante, vendo o painel, observando seu medidor de velocidade, conta-giros, e etc. ?? nesta visão que o game proporciona seu ponto forte: a simulação.

Apesar de nem todos os jogadores preferirem essa visão de trás do volante (eu incluso), vale a pena tentar se adaptar pelo capricho dado pela Slightly Mad Studios, produtora do game. A parte sonora também impressiona: cada carro tem seu som distinto. Derrapar, ser ultrapassado, bater o carro, quebrar o retrovisor, tudo isso pode ser ouvido nos mínimos detalhes. Porém, estes efeitos às vezes sobrepõem a voz do locutor.

A maior diferença entre o NFS: Shift e os games concorrentes está no modo como você progride em sua carreira. Conforme o nível do piloto sobe você ganha acesso à novos carros, aumenta o número de vagas em sua garagem, e abre kits para ???tunar??? e aumentar o desempenho de seus carros. O nível sobe conforme a experiência obtida em cada corrida, seja correndo de forma agressiva ou precisa. Rodar oponentes, colar na traseira e colisão entre as ultrapassagens são as características de um motorista agressivo. Já o motorista preciso evita derrapar em curvas, tocar em oponentes e não fecha ninguém. Quase todas as ações na pista oferecem experiência para um o outro tipo de comportamento.

Para progredir no modo de carreira, é necessário ganhar estrelas em cada corrida. Estas estrelas são ganhas por objetivos completados durante a corrida, como deslizar nas curvas por um determinado número de vezes, jogar adversários pra fora da pista, atingir uma velocidade definida, entre outros exemplos. Acumulando estrelas você abre novos ???Tiers???, que são séries de provas que contém três formatos de corrida: correr contra sete competidores, correr contra o tempo, ou contra um único adversário.

Cada carro possui suas próprias características: uns manobram com mais facilidade, outros freiam com maior precisão, e alguns possuem maior aceleração. Pegar o jeito de cada carro (cerca de 70, no total) exige tempo e muito treino, algo que o game o incentiva a fazê-lo por conta dos Tiers, novos carros e conquistas. As provas passam de 100, cujas pistas são baseadas em circuitos reais. Ou seja: garantia de horas e horas de diversão. Encerrado o modo de carreira, a diversão continua no modo online para até oito jogadores.

Need for Speed: Shift é um game de muitas qualidades. Não chega a ser inovador e, naturalmente, lembra muito o já citado Grid e outras franquias conhecidas, como Forza e Gran Turismo. Porém, o game se destaca pelo visual matador e pelo bem pensado sistema de progressão de carreira. No final das contas, Shift não larga na frente dos seus concorrentes, mas entrega uma excelente experiência aos jogadores. Se você for fã da série, a compra é obrigatória.

Prós:
  1. Gráficos animais
  2. Game esbanja realismo
  3. Pistas caprichadíssimas
  4. Sistema de evolução de carreira
  5. Jogo direto, sem as ???historinhas??? das versões passadas
  6. Desafio equilibrado


Contras:
  1. Loading demorado
  2. Iniciantes vão rodar muito nas pistas
  3. Nenhuma grande novidade



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Gamerview
4/ 5
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

89 / 100
E-Zine/MyGames
9.2 / 10
GamesBrasil
7 / 10
GameStart
4.5 / 5
Uol Jogos
©2016 GameVicio