GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de FIFA Soccer 10 para PS3 de Eurogamer

por Giordano Trabach, fonte Eurogamer, data  editar remover


A época futebolística já está aí a todo o gás, e ter, após cinco jornadas, o meu Sporting de Braga em primeiro lugar na Liga Portuguesa é um sentimento que apenas se pode comparar aos grandes momentos nas competições Europeias. No plano virtual, a época futebolística ainda não começou, mas a disputa pelo primeiro lugar nos simuladores de futebol já começou há muito.

Pessoalmente, e como primeira acha para a fogueira, julgo ser parco o número de jogos de simuladores de futebol. Não querendo dizer que quantidade seja sinónimo de qualidade, penso que não faria mal existir mais títulos sobre o desporto rei. Mas para nossa felicidade, os títulos existentes, quer a série PES, bem como FIFA, têm dado conta do recado, resumindo-se a um gladiar entre estes dois pelo título de cada ano. Provavelmente, não existe comparação de nenhum título para com o Sporting de Braga, sendo uma analogia mais directa a rivalidade existente com o Benfica e Sporting.

FIFA 10 é o primeiro a mostrar tudo aquilo que tem, e após um ano de glória com FIFA 09, será que a versão deste ano é apenas uma actualização de plantel, sendo a táctica a mesma? Como cabeça de cartaz temos o tão aclamado drible e rotação a 360º, um refinamento das primeiras tentativas do ano passado. Esta questão da rotação a 360º parece ser uma coisa que cabe bem numa boa propaganda de marketing, mas que no fundo, talvez, não seja nada de especial para o jogo. Quem pensa desta forma, está redondamente enganado, pois após algumas horas a jogar a esta nova versão é quase impossível pensar voltar atrás e pensar como antes conseguíamos jogar. A questão não se compreende apenas numa pequena adição na jogabilidade, mas sim numa total forma de encarar cada lance, e quanto mais jogo mais descubro que já podemos efectuar determinadas jogadas ou lances que antes pareciam impossíveis ou difíceis de concretizar.

Comparado com o FIFA 09, o nível gráfico não levou a actualização tão desejada, principalmente no que se refere à face de certos jogadores. O motor de jogo é o mesmo, estando um pouco mais refinado, correndo com uma maior fluidez. Dependendo do estado do tempo, e da luminosidade, os gráficos podem variar muito, sendo que muitas vezes parece existir um decréscimo gráfico, sendo essa opção uma forma de manter o jogo fluido em todos os estados de tempo. Esse decréscimo gráfico é notado no modo "Jogar como profissional", principalmente se optarmos pela visão Pro, que apanha todo o campo de jogo e bancadas.

Tal como tem sido o apanágio, FIFA 10 vem com imensas opções de jogo, com imensa personalizações e destaque cada vez mais para o individual, para a estrela dentro de cada um de nós, no modo "Profissional virtual". Neste modo, diferente do "Be a Pro", podemos personalizar o nosso jogador virtual, não importando como e onde queiramos jogar. Ou seja, esse jogador é quase como o nosso perfil, onde podemos ligar a qualquer clube, e em qualquer tipo de torneio. Para dar maior realismo, embora não seja nenhuma inovação, foi introduzida a possibilidade usarmos a nossa própria face, ou de qualquer outra pessoa, no nosso eu virtual.

Este nosso profissional virtual progredirá consoante o usemos em todos os modos de jogo. O sistema traduz-se na obtenção de prémios e habilidades. ?? um sistema de troféus, que nos dará, para além do reconhecimento perante a comunidade, a possibilidade de crescermos em termos de qualidades técnicas, obtendo determinadas habilidades, técnicas e força de acordo com a forma de jogarmos e consoante o que desbloquearmos. Interessante verificar que tudo o que fazemos, principalmente no modo "Jogar como Profissional", onde apenas jogamos numa posição, com um jogador, é influenciável para o nosso ranking. Importante é também a idade que escolhes para o nosso jogador. Como sou pessoa fiel à realidade, o meu eu virtual está já quase em fim de carreira. Podemos visualizar a nossa progressão numa zona tipo caderneta de cromos, onde cada cromo obtido é uma habilidade.

O jogo está novamente todo traduzido para Português, desde os menus, tutoriais (legendas), bem como os comentários durante o jogo, que estão novamente ao cuidado de Hélder Conduto e David Carvalho. Aproveitando a deixa, é extraordinária a imersão que os comentários em Português dão ao jogo. Principalmente se estivermos a jogar com equipas portuguesas, sendo provavelmente o jogo FIFA com melhores sequências de conversa, dinamismo, dados estatísticos e histórico e realismo dos comentários perante o que se está a passar no rectângulo de jogo. Claro que quanto mais jogamos mais iremos notar a repetição e determinadas falhas, mas como um todo é imperativo para criar um bom ambiente.

Voltando à jogabilidade, é também de realçar, em comparação com a versão do ano passado, que o jogo está muito mais fluído e muito mais real em termos de abordagem a cada lance. Principalmente na troca de bola, agora já não sentimos uma certa prisão dos membros, principalmente em espaços apertados, e pequenos toque de bola. O futebol é um jogo técnico, e conseguir simular, principalmente as pequenas subtilezas em espaços curtos, e povoado de jogadores, é um feito invejável neste FIFA 10. Também melhorado estão os embates corpo a corpo e a busca em duelo pela bola, quer em corrida, quer nos duelos aéreos de cabeceamento. Se quisermos ser brincas na areia, o mais certo é perdermos constantemente a bola, principalmente se estivermos a jogar em modos mais difíceis, ou com um bom adversário real. As acrobacias e as fintas não são tão fáceis de serem feitas, resultando num jogo mais equilibrado e mais de equipa, sendo sábio o uso de todo o terreno de jogo.

Também o "Modo treinador" foi renovado, embora ainda não se equipare a um bom CM, ou FM, podemos saborear um pouco de como é ser um treinador. Equilibrar o orçamento do clube, ganhar a confiança da direcção e subir ao topo como treinador. Durante 15 épocas podemos criar um Mourinho virtual, embora a qualquer momento possamos passar para o lado de dentro de campo e jogarmos os encontros. Nestes formato de Direcção, a velocidade de escolha e a navegação pelos menus deveria ser mais rápido, tornando muito morosa a escolha de jogadores, troca e venda de jogadores. ?? um modo que fica atrás da qualidade do resto dos modos de jogo.

Nesta nova temporada foi introduzida a possibilidade de treinarmos na Arena. Podemos construir os nossos lances de bola parada, como se de um filme se tratasse. O conceito em si é interessante e prático de usar para criar, mas após várias tentativas, os jogadores parecem não querer obedecer ao que foi previamente gravado. Claro que em campo existem ínfimas possibilidades, principalmente se estivermos a jogar contra um companheiro, que poderá cortar a nossa linha de progressão e táctica. Talvez num FIFA 11.

Em termos de opções e modos de jogo online, temos o novíssimo modo "Campeonato de Clubes Profissionais" e também a possibilidade de inscrição no FIFA Interactive World Cup. Podemos, nos modos online, usar o nosso jogador profissional virtual, sendo uma oportunidade única para podermos mostrar os dotes adquiridos em partidas off-line. Também temos uma nova Live Season 2.0, que infelizmente ainda não contém a Liga Portuguesa. A ligação do FIFA com o mundo real é feito pela Live Season 2.0, trazendo um realismo sem paralelo ao jogo, e se conseguirmos seguir a Liga BBVA Espanhola ou mesmo a Barclays Premiere League, conseguimos tirar muito mais valor desta opção. Foi também adicionada uma Loja FIFA, onde vamos poder comprar online diversos itens.

FIFA 10 não é apenas uma nova actualização de início de época, e embora não tenha crescido graficamente é um jogo que trouxe uma jogabilidade renovada, muito mais intuitiva e real. De tudo o que já tínhamos visto, apenas jogando mais a fundo conseguimos ver tudo aquilo que o jogo tem para oferecer. A série FIFA está de boa saúde, e este ano conseguiu mais uma vez renovar-se e mostrar que ainda existe muito por onde melhorar num simulador de futebol.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Eurogamer
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio