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Review de Batman: Arkham Asylum para PS3 de GamesBrasil

por the dark knight, fonte GamesBrasil, data  editar remover


Jogabilidade: 10,0
Gráficos: 10,0
Áudio: 10,0
Diversão: 10,0
Desafio: 9,5

O melhor jogo de super-herói em muitos anos!

Títulos baseados em super-heróis andam há tempo meio desacreditados. Não, sem meias palavras aqui. Desastres recentes como Iron Man e Hellboy, ou mesmo não tão recentes assim, como Superman Returns, vem desmoralizado progressivamente um gênero que, se não caiu de vez no ostracismo, sem dúvida virou motivo de piada (às vezes antecipada) cada vez que produziu algo novo.

?? nesse cenário um tanto inóspito ??? habitado por um público devidamente vacinado contra qualquer coisa que envolva um sujeito com a cueca por cima das calças e video games ??? que foi anunciado, inicialmente de maneira singela, Batman: Arkham Asylum. Mas a diferença aqui, em relação aos fracassos anteriormente citados, não demora muito a aparecer.

Em primeiro lugar, pela originalidade. Com Hollywood ainda vivendo os ecos do sucesso avassalador de Batman: O Cavaleiro das Trevas, muita gente esperava que Arkham Asylum fosse mais um subproduto inflamado, com produção medíocre, e cujo único propósito seria gerar mais proventos em um ???símbolo??? (conforme denomina o próprio Bruce Wayne em Batman Begins) reavivado pelas películas recentes.

Longe disso. Arkham Asylum parece lançar mão de diversos elementos que construíram a imagem do herói ao longo dos anos, e sempre de forma magistral. Por parte do cinema, têm-se os cenários lúgubres, misteriosos e cheios de nevoeiro, em uma visão concebida brilhantemente nos filmes de Tim Burton ??? mas não iniciada por ele, vale lembrar.

Mas, ao mesmo tempo, existe também um Batman menos deus: um herói que não necessariamente está no controle, que se machuca, que encara vilões particularmente encarniçados e que, de maneira geral, demonstra traços de humanidade mais evidentes. Essa é a fatia ??? e realmente não vai muito além disso ??? Christopher Nolan que se pode encontrar em Arkham Asylum.

Mas, sim, Batman tem sua origem e nicho mais familiar nos quadrinhos. E certamente existe aqui um sem número de pistas, informações e personagens que terão significado especial para quem acompanha o herói há tempos. A propósito, o próprio Arham Asylum é lugar recorrente nas HQs. E, como já era de se esperar, é precisamente lá que tudo começa...

Direto para uma armadilha

Sim, Batman Arkham: Asylum é, essencialmente, um jogo de ação. Mas as primeiras cenas do jogo já dão indícios de que a Rocksteady Studios não tem apenas a ação em mente, mas também uma história densa e envolvente.

Aparentemente, o Coringa foi, por fim, capturado. Naturalmente, ele é então conduzido para o único reduto minimamente adequado para encarcerar super-vilões: o sanatório Arkham, que, no momento, atravessa um período bastante feliz no que concerne a pesquisas científicas, e cujo diretor pode, eventualmente, se tornar o próximo prefeito de Gotham City.




Mas algo não parece certo. O Coringa se rendeu muito facilmente, e parece absolutamente alheio à sua situação, fazendo piadas e falando as bobagens usuais conforme atravessa totalmente amarrado as várias portas que isolam os alienados de Arkham. Seguindo de perto, o Homem-Morcego pressente algo.

A introdução se arrasta então por alguns minutos, onde se pode ter os primeiros vislumbres da magnífica ambientação de Arkham Asylum, além de conferir em primeira mão o tipo de algoz que você, como Batman, vai encarar pela frente. A um dado momento, conforme já era imaginado, o Coringa consegue escapar e assumir o controle de Arkham, anunciando a todos os presentes que eles acabam de cair em uma armadilha.

O pesado e poderoso Gólem entra em ação

Planos maquiavélicos devidamente desfraldados, é hora de experimentar um pouco de ação em Arkham Asylum. E, quer saber? Dificilmente você vai encontrar outro jogo em que os movimentos do Homem-Morcego estejam tão familiarmente recriados, golpe a golpe, pulo a pulo, combo a combo.

Tal qual um Gólem ??? ser mítico que, segundo Christopher Knowles em seu livro ???Nossos Deuses são Super-heróis??? deu origem ao conceito inicial do herói ???, o Batman de Arkham Asylum traz movimentos ao mesmo tempo pesados e vigorosos, mas também ágeis e, sobretudo, eficientes.



E o melhor, sem complicações desnecessárias, sobretudo nas primeiras etapas do jogo. Você vai pular, girar, socar e fazer toda sorte de malabarismo mortal que normalmente envolve o estilo de Batman... pressionando apenas dois botões. Enquanto um servirá para um ataque direto, o outro ???prevê??? os ataques inimigos, opondo contragolpes eficientes e convincentes.

Mas, para quem estiver apenas assistindo a coisa toda, a movimentação toda provavelmente parecerá ensaiada. De um golpes a um pulo e uma chave de braço, todos os movimentos parecem incrivelmente ligados, gerando uma animação final totalmente fluida. Mesmo naquelas vezes em que você não consiga um timing perfeito, a jogabilidade parece recriar fielmente a teatralidade e a ação contínua e planejada dos (bons) filmes do Batman.

Só que mesmo a jogabilidade simples aqui vai encontrando, aos poucos, novas camadas de complexidade. Ao gastar pontos de experiência coletados em batalhas e também e itens escondidos, você ainda vai poder realizar diversos upgrades tanto para a armadura, quanto para as armas e também habilidades do herói ??? acrescentando novos combos, aumentando a energia, ou a eficácia do ???bat-bumerangue???, e por aí vai.


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