GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Shadow Complex para X360 de Gamerview

por Giordano Trabach, fonte Gamerview, data  editar remover



Apesar de ser uma nova franquia, Shadow Complex será imediatamente familiar a muitos jogadores. O estilo do jogo, exatamente como descrito por seus criadores, bebe diretamente de Super Metroid e da maioria dos Castlevanias subsequentes ao Symphony of the Night, games que, na opinião de muitos, figuram entre os melhores já feitos. O que fazia esses jogos serem tão bons é que constantemente tínhamos a sensação de que havia uma nova coisa a ser encontrada, um novo item a ser achado ou um segredo a ser descoberto.

Essa influência foi bem compreendida por Shadow Complex, pois ele é inteiramente baseado no elemento mais importante dos dois títulos mencionados: a exploração. Explorar a base subterrânea não é apenas divertido e instigante, mas recompensas podem ser achadas com frequência e em muitos lugares. Todos os itens trazem algum tipo de benefício, mesmo que não imediato, e tem algum tipo de impacto na jogabilidade. Além disso, simplesmente abrir novas partes do mapa traz recompensas. O jogo apresenta um sistema de níveis e a cada nova área descoberta, mais experiência é ganha, o que faz com que você se sinta constantemente incentivado a explorar o mapa em sua totalidade.

Apesar de exploração ser com certeza o melhor que o jogo tem a oferecer, ele é intercalado por diversos momentos de ação. Os inimigos aparecem em uma boa variedade e alguns dos cenários apresentam elementos estratégicos para derrotá-los. Por exemplo: é possível atirar em um cabo elétrico, derrubando uma de suas pontas em soldados desatentos, eliminando-os rapidamente. Esse tipo de ação não apenas faz com que você se livre do perigo mais facilmente, como também aumenta a quantidade de experiência ganha. O único problema é que o jogo, na dificuldade padrão, é bastante fácil, o que faz com que você raramente pare para pensar. O mais comum é entrar nas salas atirando e, como você fica progressivamente mais forte com o decorrer da aventura, a tendência é que esses encontros fiquem cada vez mais fáceis.

A ação de plataforma é sempre em 2D, mas há alguns momentos em que esses confrontos usam do eixo Z. Você pode atirar em inimigos no fundo da tela, assim como eles podem atirar em você. Na maioria dos casos, isso aparece mais como um detalhe estético do que uma maneira diferente de se apresentar a jogabilidade - tudo que você deve fazer é mirar no inimigo como se ele estivesse do seu lado, e o personagem irá automaticamente apontar para o lugar correto. Entretanto, isso nem sempre funciona da maneira que deve. Em alguns momentos é difícil precisar se seus tiros estão indo na direção que você espera que estejam. Em outros, caso haja um grupo de inimigos próximos uns aos outros ou se um soldado está diretamente atrás de seu personagem, você terá problemas para mirar no lugar em que gostaria. Mas, novamente, isso raramente é um problema na dificuldade padrão; são necessários muitos tiros para que você corra o risco de morrer e na maioria dos casos é fácil encontrar vida e voltar rapidamente para a luta. A mira imprecisa só se torna um problema na dificuldade mais alta, na qual até o prólogo se torna desafiador. Com exceção dos detalhes mencionados, a jogabilidade de Shadow Complex funciona perfeitamente. Ela é fluida, simples e acessível.

O jogo não apresenta nenhum tipo de modo online, mas isso não quer dizer que não há maneira de competir com seus amigos. Ele apresenta um tipo de leaderboard integrada a aventura principal, que faz com que você esteja sempre competindo com as pessoas de sua lista. Por exemplo, depois de derrotar uma certa quantidade de inimigos com ataques corpo a corpo, você ganhará uma conquista. No entanto, o jogo continuará a contabilizar o número de inimigos derrotados dessa maneira, avisando-o de tempos em tempos. Nessa hora você poderá ver o número alcançado pelos seus contatos, e se eles estão na sua frente ou atrás. Dessa maneira você está ativamente competindo com outras pessoas, ao mesmo tempo que continua a se aventurar normalmente através da campanha.

Em relação a requisitos mecânicos que fazem um jogo ser bom, Shadow Complex certamente os preenche a todos. Entretanto há um quesito no qual ele falha: existe uma completa falta de personalidade no título. A história é nula: os poucos fatos que lhe são apresentados fazem com que você se interesse ainda menos por ela. A motivação do personagem é fraca demais e você não consegue se importar com o destino dele ou da pessoa a quem deve salvar - o que é algo irônico, já que o jogo ressalta, mais de uma vez, que seus eventos estão interligados com Empire, o romance de Orson Scott Card. A ambientação é genérica e raramente mostra algo que chame a atenção. Não que o jogo seja feio, pelo contrário, seus gráficos são bastante bonitos (com exceção do rosto de Claire??? Existe algo seriamente errado com ela) e os cenários apresentam muitos detalhes, ainda mais quando lembramos que estamos falando de um jogo da Live Arcade. Mas nada faz com que você esqueça que está em uma base qualquer, idêntica a diversas outras que já viu em outros jogos.

?? possível discutir que Shadow Complex não precisa de nada disso. O foco do game é sua jogabilidade, e, de fato, é ela que o carregará até o fim da aventura - possivelmente mais de uma vez. No entanto, com exceção a puzzles ou jogos de esporte, uma trama é essencial para que eu consiga aproveitar um jogo ao máximo, e isso me apareceu como uma deficiência no jogo. Um maior incentivo para que nos importássemos com os personagens ou a razão pela qual estamos lutando, seria muito bem vindo. Ainda assim, nada muda o fato de que se trata de um excelente jogo e, importando-se com a trama ou não, você deve jogá-lo.

Prós
  1. Visual caprichado
  2. ??tima jogabilidade
  3. Incentivo à exploração
  4. Valor de replay enorme


Contras
  1. Trama nula
  2. Baixa dificuldade não incentiva o uso de diferentes estratégias
  3. Muito fácil. Apenas a dificuldade "Insane" oferece algum desafio



Nenhum comentário

||
Gamerview
4/ 5
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

©2016 GameVicio