GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de The Sims 3 para PC de GameVicio

por |ALASTRAA!!| TOIO, data  editar remover


Enredo


Desde o lançamento do primeiro The Sims no ano 2000 a série vem sendo aclamada e conquistando fãs em todos os quatro cantos do continente, e se não bastasse, The Sims se tornou uma das séries com mais exemplares vendidos em todo mundo. Ainda no primeiro The Sims a série se tornou conhecida pela capacidade de simular a vida real, coisa nunca antes vista, mesmo sendo bastante limitado em seus recursos de simulação, visto que a câmera ficava apenas na casa do personagem (Sim), até mesmo quando o Sim ia trabalhar, nesse caso a câmera ficava na casa só que em velocidade rápida caso não haja nenhum outro Sim em atividade no momento. Todo esse sistema limitado exigiu alguns pacotes de expansões para que o jogo ficasse com mais possibilidades, cada expansão lançada abordava um tema em especial. Além do sistema de simulação ser bastante limitado os gráficos eram bastante limitados também, ainda mais na época que se lançou a ultima expansão do jogo (The Sims: Num Passe de Mágica, 2003).

Quando foi lançado o The Sims 2 em 2004, a série obteve avanços gráficos bastante bons, que para época de seu lançamento necessitava um computador com placas gráficas de qualidade para rodar o jogo nas configurações altas. O maior avanço do primeiro The Sims para o segundo foi a maior possibilidade de criação dos personagens e maior possibilidade de construção. Como ocorreu na primeira versão, a segunda versão também teve um número grande de expansões disponíveis, entretanto a maioria delas equivalia a alguma expansão já lançada na primeira versão com alguns retoques. Um ponto que vale destacar foi a inédita opção de edição da cidade, que tirava o jogador da mesmice que era no primeiro The Sims.

The Sims 3 veio com um sistema ainda mais eficiente e com ainda mais opções do que as versões anteriores nos quesitos criação de personagem, decoração em geral e opções de mapa (o ponto mais trabalhado do jogo).


Criação de Personagem


Nesse aspecto o jogo está muito mais eficiente, com possibilidades de criação infinita. Nos outros The Sims, o jogador que queria recriar um parente ou amigo meio gordinho não poderia recriar na totalidade, por sorte do parente/amigo gordinho a máximo que o Sim chegava de gordura era aquela barriguinha de chopp, coisa que agora o jogador tem a possibilidade de não apenas recriar um amigo gordo, mas também um super gordo ou um super magro. Tendo duas barras distintas que modificam a estrutura física do Sim, a primeira é do índice de gordura onde pode-se criar um Sim muito gordo ou um Sim muito magro, a segunda barra é destinada para edição da massa muscular do Sim, onde se pode criar entre um Sim ???franguinho??? e um ???bombadão???, ou a mistura das duas barras somando algumas possibilidades variadas.

A escolha da cor dos Sims é um ponto inovador, agora com mais cores disponíveis e suas variantes, contendo até algumas cores bizarras como azul ou verde. Os estágios de vida dos Sims também obteve alguma mudança, a fase adulta foi dividida em duas sub-fases, jovem adulto e adulto, porém não obtém muitas diferenças de primeira vista.

Para que o jogador obtenha no seu Sim o resultado esperado é necessário a modificação de aspectos do rosto do Sim que ainda continua com os mesmos fundamentos de modificação utilizado em The Sims 2, mas mudanças ficam por parte da organização dos ícones facilitando a compreensão da parte que será alterada. As cores do cabelo receberam mais opções dispostas, isso também acontece com as cores dos olhos, barba e sobrancelhas. O cumprimento do cílios também pode ser alterado.

Para quem gosta de moda, em The Sims 3 e sua a variedade se torna possível virar até um estilista, mesmo tendo poucas roupas disposta, comparado com o número de roupas em The Sims 2 e suas expansões, agora se tem a possibilidade além de apenas mudar a cor das roupas, mas também pode-se trocar a textura das mesmas, ou seja, um jogador escolheu uma jaqueta com um gravata e ele não gostou da gravata por causa da cor, esse jogador, além de trocar de cor vai poder trocar sua textura para as mais variadas possíveis, dentre elas: pele de animal, estampa florida, estampa listrada, efeitos de madeira/concreto e muito mais, assim adicionando algumas ???infinitas possibilidades??? ao jogo. Esse sistema de mudança de cor e textura se aplica também aos acessórios disponíveis e também em decoração e construção.

O lema desse novo The Sims é tornar cada Sim único, para isso foi adicionando um sistema de ???gostos??? ou especialidades dos mesmos. Para concluir essa parte tem que escolher um objetivo de vida do Sim, como antes visto em The Sims 2.


Iniciando uma história de vida


Seus Sims criados é necessário colocar-lhes em uma casa ou terreno para jogar, nesse sistema que possibilita o jogador explorar o cenário em sua totalidade se teve uma redução de quantos jogadores poderão jogar na mesma cidade com núcleos familiares diferentes, que nesse The Sims é um jogador por cidade. Caso haja outro jogador no mesmo computador o mesmo deve iniciar sua família em um cidade diferente, que nem é tão diferente assim, apenas a mesma cidade com o mesmo início, mas com ???finais??? diferentes. Se mesmo assim o jogador queira colocar duas famílias na mesma cidade ele não fica vetado disso, só que enquanto ele joga com uma família a outra fica sendo controlada pela A.I. do jogo, e com o passar do tempo os Sims da primeira família terão passado o mesmo tempo que as outras.

Quando a preferência do jogador é comprar uma casa pronta para jogar, vai se deparar com um sistema curioso, agora quando o jogador checar o valor da casa será fornecido dois valores, o primeiro da casa sem a mobília e o segundo com a casa já decorada, isso pode ajudar os jogadores que não gostam de decorar e nem construir casas.

O sistema de construção e decoração está basicamente a mesma coisa em relação ao The Sims 2, apenas alguma melhora na organização das ferramentas que deixou o painel mais bonito. A grande mudança já citada é a possibilidade de mudança da textura dos movéis e objetos da modalidade de construção. As piscinas perderam as bordas arredondadas e as bordas em direções transversais.


Não muito perto da realidade


Os gráficos não obtiveram alguma melhora extraordinária, estão bem básicos para os níveis atuais e pode-se perceber alguma melhora no desempenho perante a situação parecidas em The Sims 2 e The Sims 3. Apenas os efeitos na água obtiveram uma melhora significante, talvez pelo fato do jogo ter que carregar rapidamente o mapa da cidade apenas com um clicar de botão, não chegou mais perto da realidade. As sombras também parece que teve alguns retoques e os reflexos da luz para com a pele do Sim deixando-os mais bonitos.


???Jogável??? e ???Ouvível???


A jogabilidade do jogo é praticamente a mesma encontrada em games de RPG com uso mais freqüente do mouse em relação ao teclado. Para jogadores iniciantes, tanto no estilo de jogo, quanto na série, poderá sofrer algumas frustrações primárias pelo fato de ter que mudar a câmera no mouse clicando um botão, girando a tela, inclinando a visão verticalmente e arrastando a tela para melhor visibilidade, tudo isso pode ser complicado de primeira vista mas com alguns ajustes se vai pegando a pratica.

Já o som não passou por mudança alguma, até as melodias em partes não foram renovadas. A única coisa é a possibilidade de ajustar a tonalidade da voz do Sim no momento de sua criação, cujo não tem uma finalidade de primeira vista.


História: Faça a sua (Notas do autor)


Na maioria dos games criados hoje em dia os jogadores esperam como ponto chave, que o jogo em questão tenha uma boa história que envolva o jogador com o jogo. Em The Sims 3 isso não é diferente, mas podemos dizer que em partes, pois no jogo quem cria a história é o jogador. Com todos os recursos citados nessa análise possibilitam o jogador a criar sua história nos mais diversos contextos e nas mais variadas situações. Não é por mero acaso que o título dessa review é: The Sims 3 Jogo das ???Infinitas Possibilidades???.

The Sims 3 se mostra de certa forma inovador, mas pode desagradar alguns fãs da série por não ter um sistema realmente inovador. Para aqueles que jogam The Sims 3 por puro prazer e diversão com certeza não perdera seu tempo, mas cuidado, não vá muito ???depressa ao pote??? que você pode estranhar e conseqüentemente não gostar na obra generalizadamente.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
9.1/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de |ALASTRAA!!| TOIO

Reviews da crítica

4.4 / 5
Fliperama
9.1 / 10
GameVicio
9 / 10
Finalboss
7 / 10
Outer Space
©2016 GameVicio