GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Prince of Persia (2008) para X360 de GameVicio

por Natan Carlos, data  editar remover


O recomeço


O novo Prince of Persia é inovador e muito diferente dos anteriores da trilogia The Sands of time. Como é um novo reinício, recebeu avaliações diferentes dos maiores fãs. Um pouco de decepção por alguns fatores e empolgação pelas incríveis novidades. A única, isso mesmo, a única semelhança com os demais da série anterior é o uso de acrobacias em determinados locais. Entretanto se esquecermos os jogos anteriores e procurar se focar mais nessa nova aventura é possível ver o jogo incrível que é, porém tem alguns contras que o deixa meio cansativo de jogar. Chega de conversa e vamos esclarecer tudo.


O enredo


Como já foi dito, é um novo jogo e, obviamente, possui um novo enredo.

A história fala de uma luta entre o bem e o mal, baseado em uma mitologia persa. Contracenando está o Príncipe (que na verdade nem é Príncipe), a Elika (a parceira de todas as horas e a Princesa do local), o pai de Elika e os poucos inimigos. Não há muita variação de personagens. O que é importante saber sobre o enredo é que através de uma fonte desconhecida, o Deus do mal é libertado no mundo, cobrindo-o de trevas. Cabe agora a Elika salvar o local, e para isso ela terá a ajuda do Prince. Ao decorrer do jogo o enredo é revelado. Durante algumas fases, aparece um botão para comando de diálogos, ou seja, após pressioná-lo haverá um breve diálogo entre Elika e o Prince. ??s vezes fica cansativo apertar o botão sempre, mas se você realmente quer saber detalhes da história, isso é extremamente importante.


Jogabilidade
- nova e interessante, porém simples

A jogabilidade só se parece com a trilogia anterior no fato do Príncipe fazer uso de um estilo vindo do esporte Pakour. E isto está melhorado. Aliás, bem melhorado. Foram adicionadas habilidades a mais, habilidades estas que não tinha nos outros PoP.

Parkour: Agora é possível andar de uma parede para outra mais facilmente; a garra presente na mão do protagonista facilita ??? e muito - as coisas; com a ajuda de ???argolas??? distribuídas em algumas paredes com pontos ???estratégicos??? incrivelmente é possível escalar e sair ???andando??? até mesmo pelo teto, dentre outras possibilidades.

Armas e combos: Para o Prince só há uma arma, a sua espada. Porém, através da ajuda de Elika, é possível variar um pouco as coisas. Fazendo certa combinação de botões, ela interage com você na luta e é possível fazer acrobacias surpreendentes contra os inimigos.

GamePlay: O jogo é não é linear, ou seja, é ???mundo-aberto???. Isto significa que você pode ir para onde quiser, não de acordo com uma seqüência já prevista antes. O mapa é dividido em 4 áreas principais, e dentre elas, somando todas as áreas menores onde estão o objetivo dá 25. São 25 objetivos para terminar o game. Tudo muito parecido, você encontra um determinado local, enfrenta o chefe, e a Elika ???purifica??? o local, tirando-o das trevas e voltando ao normal. Após isso que é liberado algumas luzes azuis, chamadas de ???Light Seeds???. Com elas é possível destravar novas habilidades de Elika, mas para isso é necessário pegar o número de Seeds exigido pelo game. O príncipe em si não tem habilidade mágica qualquer, tudo é através de Elika.

Dificuldade e variedade: Sem dúvida são os pontos, digamos assim, mais decepcionantes do jogo. Ele é extremamente fácil, não há uma ???barra??? indicando o ???tamanho??? da vida ou da energia do personagem; ou seja ??? ele nunca morre. Caso você erre em alguma acrobacia e caia de um local alto, Elika logo o salvará. Ela nunca vai deixar o Prince morrer, nem se enquanto estiver em uma luta, der uma saída e deixar o game sozinho. Os produtores pecaram nisso aí.

A variedade é pouca. Variedade que falo é em todos os aspectos: cenários, golpes, inimigos, objetivos, etc. ?? um pouco repetitivo. Os cenários são muito parecidos uns com os outros. Não há grande variação de inimigos (coisa que infelizmente nenhum PoP teve). Você sempre irá fazer quase a mesma coisa; e enfrentar os mesmos chefes quase sempre.

Movimentos automáticos: Neste, em determinadas partes ou em determinados movimentos, basta pressionar um botão que o Prince faz o resto tudo sozinho. Não é o que os verdadeiros fãs do Prince of Persia desejavam, então deixou a desejar isso também. Um exemplo: quando se andava na parede nos games anteriores, era necessário pressionar e segurar o botão até que ele termine o movimento. Neste não; basta você direcionar o botão analógico na parede e simplesmente apertar "A" que ele faz o resto sozinho. E isso deixa o game mais fácil do que já é.

Volta às origens: O game lembra bastante o original, lançado no final da década de 80. Ele é um pouco no estilo ???plataforma??? e é mais focado na exploração do cenário. Perdeu o estilo adotado na trilogia Sands of Time. Para alguns isso foi bom, para outros nem tanto. O gosto vai de cada um.


Gráficos
- a mudança mais radical

Sem dúvida o que mais mudou foi o estilo dos gráficos. Agora o game é mais artístico, os gráficos estão em ???cell-shading???, ou seja, são muito semelhantes a pinturas de quadros ou desenhos animados. São tão belos os gráficos, que parecem que foram feitos a mão. Detalhes minimamente bem feitos. Tudo muito belo e surreal. Deu certo com o estilo do novo game.

Não espere ver gráficos realistas, porque aqui eles são bem feitos, porém longe de serem realistas. Nem por isso deixamos de admirá-los, porque realmente foi um belo trabalho.


Áudio


O áudio não se destaca muito, e faz sua parte ??? muito bem por sinal. Dublagens e efeitos sonoros muito bons. Nada do que dizer sobre este quesito, mas não vai atrapalhar durante a jogatina.


Considerações finais


Prince of Persia veio para ficar. Totalmente refeito, o novo jogo agradou até mesmos aqueles fãs mais conservadores dá série. Claro que é meio decepcionante o fato de ser extremamente fácil e repetitivo, mas vale a pena comprar e jogar. ?? indispensável na coleção PoP.

----------------------

Prós:

Diversão garantida; movimentos novos muito bem feitos; novos gráficos no estilo ???desenho animado??? caíram muito bem; contém alguns puzzles, deixando o jogo com a verdadeira cara de Prince of Persia; liberdade nos cenários.


Contras:

Facilidade excessiva; os movimentos "automáticos" facilitaram mais ainda o game; muito repetitivo; falta de inimigos diferentes; falta de variedades de combos; a história poderia ser um pouco mais clara e objetiva; complicado de se acostumar durante os primeiros minutos.

----------------------

Notas


Enredo: 7.5
Jogabilidade: 7.5
Gráficos: 8.5
Áudio: 8.0


Nenhum comentário

comments powered by Disqus
GameVicio
7.8/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Natan Carlos

Reviews da crítica

©2016 GameVicio