GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Ghostbusters The Video Game para PC de GameTV

por Giordano Trabach, fonte GameTV, data  editar remover


Os caça-fantasmas chegaram para exterminar os fantasmas do seu console

A grande maioria dos jogadores de videogame possui um trauma quando o assunto é ???jogos baseados em filme???. A gente sabe que os estúdios conseguem de alguma forma estragar títulos que gostamos e trazer para os consoles coisas medonhas e monstruosas. Fique calmo, os Caça-Fantasmas chegaram para mudar essa história e deixar não somente os fãs dos filmes satisfeitos, mas qualquer jogador que quiser se divertir. Com um roteiro genial, uma boa dose de bom humor e cenários lindos, os fãs de fantasmas gosmentos certamente terão pouca coisa do que reclamar.



A trama do jogo se passa em 1991, dois anos após a história do segundo filme. Os roteiristas Dan Aykroyd e Harold Ramis (que também são atores principais na série e no jogo), tiveram como objetivo criar uma história para o jogo que desse continuação aos filmes. Então você vai ver personagens e fantasmas familiares por lá, além de que todos os caça-fantasmas são dublados pelos atores que interpretam os personagens no cinema.

A participação deles no projeto é notável. As cutscenes possuem muitos diálogos e são incrivelmente detalhadas. Os equipamentos utilizados para combater fantasmas também são muito fiéis e tem suas funções explicadas minuciosamente por Egon, o geek responsável pelas invenções. Até mesmo a casa onde eles trabalham (e você descansa entre as missões) possui os detalhes que víamos nos filmes e desenhos. Você pode até mesmo descer de um andar para o outro escorregando pelo poste. Vai dizer que nunca teve vontade de fazer isso?

Os caça-fantasmas começam sua nova aventura depois da exibição de uma cutscene belíssima mostrando um evento paranormal que acontece no museu de Nova York. Você é o novo integrante da equipe responsável por testar a nova mochila de prótons desenvolvida pelo Egon. Apesar de vermos o novo integrante na tela e participando das cenas entre as fases, ele não possui nome nem fala. Quando ele ia ser apresentado, Venkman corta falando que não quer saber para não se apegar a ele caso aconteça algo fatal como foi com o ???último cara???.



O evento no museu desencadeou uma série de aparições sobrenaturais em Nova York. A maioria dos fantasmas que já foram capturados agora estão livres detonando tudo que vêem pela frente. E isso é só fachada para o problema de verdade: está ocorrendo uma fusão da dimensão dos fantasmas com o mundo real e cabe a sua equipe impedir que isso aconteça.

Além de ser sua arma, a mochila de prótons também mostra informações sobre a sua saúde. Caso você apanhe muito (sim, fantasmas machucam) uma luz vermelha começa a piscar e a tela também vai ficando vermelha. Se você estiver acompanhado durante a missão, alguém do seu time corre para te socorrer, isso é, se eles não morrerem também. Mas se você estiver desacompanhado, precisa retornar ao início. Morrer diversas vezes e esperar pelos seus lentos companheiros pode ser um pouco frustrante, assim como ter que reviver eles a todo o momento também.

Quando você acha um fantasma novo, seus óculos especiais funcionam como uma mira e você precisa focar no inimigo para fazer o scan. Automaticamente as informações vão para um catálogo onde você aprende tudo que precisa saber. Quais são os ataques que ele faz, seu nome, origem e principalmente: sua fraqueza.

A principal arma é o raio de captura. Primeiro é necessário machucar os fantasmas até que eles parem de atacar. Depois disso, você precisa segura-los e soltar uma armadilha embaixo deles e se prepare, eles irão resistir. Para que a batalha fique mais fácil, você pode cansa-los apertando um botão que os derruba com toda a força contra o chão. Sempre que você fizer isso, sua equipe toda vibra e é inevitável não se divertir. Depois que você leva o fantasma esgotado para cima da armadilha, ele é sugado por ela e pronto, basta recolher sua caixinha de fantasmas.

O raio de prótons também serve para movimentar e destruir objetos. Devido a sua potencia, qualquer coisa no cenário se altera quando entra em contato com o raio. Então não são raras as vezes em que você entra em um lugar super luxuoso e bem decorado e acaba saindo de lá deixando todos os móveis quebrados, as paredes com marcas de queimadura e parecendo que um furacão passou por lá.

A arma de ectoplasma (gosma verde) neutraliza alguns fantasmas e substancias nocivas aos humanos. Sua segunda função consegue conectar um objeto ao outro e é usada para solucionar alguns puzzles bem bobinhos. Você pode construir pontes ou abrir portões simplesmente criando uma gosma que liga uma ponta à outra.



As outras duas armas são invenções novas de Egon para lutar contra fantasmas específicos. Você pode comprar melhorias para todo seu equipamento através de uma lista no menu. O dinheiro vai entrando na sua conta conforme os fantasmas são eliminados e a prefeitura vai te pagando pelos serviços prestados.

Como todos os fantasmas foram liberados, você vai encontrar ninguém mais ninguém menos que Stay Puff Marshmalow Man logo no começo do jogo. O rastro de doce e caos que ele deixa pela Times Square mostra o tamanho do desafio que vem pela frente. Conforme você sobe pelos andares de um hotel para pegar seu inimigo lá de cima, a carinha dele aparece pelos rombos nas paredes e você fica antecipando o combate. Infelizmente, assim como a maioria dos inimigos, a luta não dura muito tempo e você se livra dele rapidamente.

Quem aparece também é o fantasma da bibliotecária, o primeiro que os caça-fantasmas aprisionaram. Nesta fase você percorre por uma biblioteca mal assombrada e toda vez que chega perto do fantasma leva um ???shhhhhhhhh??? que deixa os personagens loucos de ódio ??? quem gosta de levar um ???shhh??? na cara, né? Na sala de leitura infantil, você escuta risadinhas de crianças típicas de filme de terror e a tensão vai aumentando. O jogo inteiro é assim, mistura tensão com bom humor para chegar até a batalha final contra o chefe de cada estágio.

Ghostbusters: The Video Game também possui modo multiplayer online para até quarto jogadores. Você pode escolher sua arma preferida antes de entrar em qualquer modo de batalha. No básico modo ???Survival??? você e seu time precisam sobreviver a uma onda de fantasmas que te atacam e ficam cada vez mais poderosos; ???Containment??? te obriga a capturar o maior número de fenômenos paranormais que puder em um determinado tempo.

Em ???Protection??? você precisa proteger civis dos fantasmas malvados; Já em ???Destruction??? você precisa se proteger dos ataques inimigos e destruir o maior número de objetos e relíquias possíveis espalhados pelo cenário antes que o tempo do cronômetro se esgote. No modo ???Thief??? você precisa recuperar objetos que foram roubados pelos fantasmas e o mais divertido é o modo ???Slime Dunk???, onde você precisa ???enterrar??? fantasmas para dentro de uma armadilha. Toda vez que uma partida multiplayer termina, surge o ranking que informa a sua colocação em relação aos outros jogadores.

Ghostbusters: The Video Game é excelente jogo de ação e aventura em terceira pessoa. Além de trazer os caça-fantasmas para os consoles com um roteiro original e bem produzido, há mistura de tensão e muito bom humor. Ta certo que as batalhas poderiam ser mais difíceis ou você poderia ter mais chances de desviar de determinados objetos que aparecem do nada antes de morrer, mas nada que ofusque a diversão que o jogo proporciona. E mesmo que você não seja fã dos filmes, duvido que você não se anime ao escutar a música tema. E cuidado, ela vai ficar na sua cabeça por muitos e muitos dias como esctoplasma verde.


1 comentário

comments powered by Disqus
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio