GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Fight Night Round 4 para PC de GameTV

por Giordano Trabach, fonte GameTV, data  editar remover


Quando Muhammad Ali entrou no ringue pela primeira vez, viu as pessoas ao seu redor impassíveis diante do que estavam presenciando. Ninguém naquele momento saberia que aquele afro-descendente se tornaria a maior lenda do boxe. A diferença de Ali para um lutador de boxe atual é que além dele poucos homens tiveram tanto significado para o esporte. Mike Tyson, George Foreman, Joe Fazier são apenas alguns dos lutadores mais famosos que pisaram em cima de um ringue (e apenas Frazier conseguiu derrubar Ali). Você pode estar entre estas lendas, mesmo que seja de forma digital, pois é este o mote de Fight Night Round 4: criar um lutador lendário.



Mas antes de criar um lutador, o game passa um tutorial que ensina o básico ??? como dar um gancho, um direto etc. Ensina os movimentos de um lutador, como o avanço para frente, a esquiva e a defesa. São tantas coisas que você pode fazer com apenas duas alavancas analógicas. A esquerda é a responsável pelos movimentos do corpo do lutador, já a direita é a que controla os braços. O jab é um toque rápido na direção do rosto do oponente, o gancho é feito girando a alavanca de baixo para cima e por aí vai. Se o movimento for para o lado direito, o braço direito que será usado e se for para a esquerda, o esquerdo.

Na caixa do game está escrito que este estilo de controle é mais orgânico, o que é verdade, porém isso não significa que seja bom para todos os jogadores. Em Fight Night Round 3 foi onde surgiu esta moda de ter os controles mais ???naturais??? - termo usado na época ??? mas também existia uma configuração de controle na qual era possível usar botões. No quarto round estamos fadados a ficar girando as alavancas para desferir os golpes.

Depois que tudo é ensinado, vem a tela inicial do jogo onde você pode escolher entre três opções de jogo: Fight Now (que é o modo ???exibition???), o Legacy Mode (o de carreira) e o Online. O primeiro passado de muitos é partir logo para a briga no ???Fight Now???. ?? nesta opção que acontece os grandes encontros que nunca foram vistos no mundo real como Ali contra Tyson, George Foreman versus Lennox Lewis entre outros. São quase 50 lutadores divididos em oito categorias (dos pesos pesados ao peso super pena). ?? uma multidão que tem lutadores de todos os cantos do planeta, menos do Brasil. Não que isso signifique muita alguma coisa, pois Acelino Freitas, o Popó, não foi um grande nome do boxe mundial ??? e o Maguila só fez sucesso por aqui.

Só de olhar para os gráficos destas imagens que dá para perceber que Fight Night Round 4 é tão belo quanto seu antecessor, com algumas melhorias como gráficos mais refinados, sem tantos cerrilhados e com arenas mais povoadas e com plateias lotadas para assistir ao massacre que será executado no ringue. O impacto não é o mesmo de quando Round 3 foi apresentado, mas só de reparar as melhorias feitas em detalhes como suor, sangue e as expressões de dor, dá para perceber que o pessoal da EA Canada passou muito tempo trabalhando neste game.

Soco na cara
Diferente de outros jogos de luta, em Round 4 não existe o modo arcade, pois não existe uma forma de escolher um determinado lutador e jogar até passar por diversas lutas antes de enfrentar um ???chefão final???. Se você quer algo parecido, vai ter que ir com o Legacy Mode, que é na verdade um modo de carreira. Nele é possível criar um lutador do nada, definindo a categoria que ele vai lutar, os atributos físicos, as características de estilo de luta e muitas coisas.



Em alguns pontos a criação de personagens ficou um pouco prejudicada, pois não é mais possível ficar mexendo em um lutador até que ele fique a sua cara. Para isso você terá que usar a câmera do seu videogame (a PS Eye ou a Live Vision) para tirar fotos e o videogame faz o trabalho de modelagem em três dimensões que fica perfeito. Existe outra alternativa que é fazendo um upload de duas fotos para o site do game e depois baixar o modelo para seu videogame. Ambas as opções funcionam bem e podem fazer a festa de quem gosta de colocar celebridades no ringue.

Com o personagem criado é a hora de partir para a briga e subir nas classificações do boxe mundial e o legal do Legacy Mode é que você tem que chegar ao topo como o lutador mais famoso do mundo. Para isso você vai ter que treinar e se preparar para a batalha contra os lutadores mais famosos do mundo. Para isso você vai ter uma série de quadros de estatísticas que podem ser acessados a qualquer momento fora do combate. Lá tem a popularidade do lutador, as conquistas que ele teve em sua carreira, as vitórias e as derrotas. Tudo bem completinho como manda o script.

Mas não vá pensando que o trabalho para se tornar o tal do lutador mais famoso será moleza. Muito pelo contrário. Os treinos são bastante difíceis, sendo quase impossível conseguir se sair perfeitamente, sendo que a maior parte da dificuldade está no controle. Sim, o tão aclamado controle do jogo é um dos pontos mais fracos de Round 4.

Fazer combinações de cinco golpes, por exemplo, não requer prática, mas sim sorte para que os comando sejam interpretados de forma correta. Existem momentos que um determinado treinamento pede para que você dê três socos fracos com a mão esquerda e depois um soco direto com o braço direito. Isso geralmente se torna em dois diretos de esquerda e um gancho de direita. Os treinamentos são tão difíceis que as vezes é melhor fazer a opção ???Autro Training??? que mesmo recebendo somente a metade dos pontos de atributos é melhor do que ter melhora alguma. Depois de um treinamento é a hora de fazer alguns nocautes.

Subindo no ringue
Como tudo neste jogo não é fácil sair de cima de um tablado sem levar uns sopapos. No início os combates são de apenas seis rounds. Afinal, lutadores mais fracos são mais suscetíveis aos danos. Algumas lutas vão requerer zero de técnica, bastando esfregar a alavanca para que os golpes sejam desferidos. Mas conforme mais degraus são galgados rumo ao estrelato, mais difícil vai ficando, mais técnica será requerida e mais combinações são necessárias para derrubar o cara do outro lado do ringue.



No final de cada round você ganha pontos conforme for sua atuação no ringue. Se você acertou muitos golpes, se tonteou ou derrubou o adversário. Tudo vale pontos para recuperar seu lutador e ele servem para recuperar energia, a resistência ou os machucados causados pelos golpes recebidos. ?? um sistema que compensa o lutador mais estrategista, mas isso não quer dizer que ele foi melhor, pois os juizes levam em conta quantos socos acertados e recebidos para determinar o vencedor nos casos em que a luta acaba sem nocautes.

Depois da briga o boxeador passa um tempo se recuperando, o que pode levar de um mês até quatro meses fora dos ringues. E isso afeta na carreira de seu profissional, pois o Legacy Mode dura apenas 18 anos, depois disso seu lutador deve se aposentar e você terá que criar outro lutador. ?? aí que este modo brilha. Aquele lutador que você criou não vai ficar desaparecido, como se nunca tivesse existido. Ao iniciar outra carreira com outro lutador, você pode adicionar o seu antigo personagem para ele engrossar o número de competidores que você vai enfrentar no futuro.

Seu lutador criado no Legacy Mode pode ser usado também em partidas online, principalmente nos campeonatos virtuais separados por categorias. ?? muito mais legal de jogar assim, pois os seres humanos sentem as mesmas dificuldades com os controles, o que resulta em lutas mais justas e disputadas.

Round 4 no geral é melhor que o terceiro game da franquia Fight Night, mas não tem o mesmo impacto que ele teve. ?? como comparar Frazier com Tyson. Claro que os resultados dos combates mostram que o mordedor de orelha é muito melhor do que Smokin' Joe. Só que quem foi que derrubou Ali e causou mais impacto? O mesmo se aplica neste caso.


Nenhum comentário

comments powered by Disqus

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio