GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Velvet Assassin para X360 de Top Games

por Giordano Trabach, fonte Top Games, data  editar remover


Entre na pele de Violette Szabo e infiltre-se nos campos militares alemães para participar de missões de sabotagem e assassinatos.

Velvet Assassin é um game baseado na história de Violet Szabo, filha de mãe francesa e pai inglês, que com 18 anos de idade, conheceu Etienne Szabo, um homem 13 anos mais velho. Apenas 42 dias após se conhecerem, já estavam casados. Da união deles, nasceu Tania, a única filha do casal, que nunca teve oportunidade de conhecer o pai, morto durante uma batalha em 1942. Inconformada com a morte do marido, Violet resolveu oferecer seus serviços para a SOE (Special Operation Executive). Após ser treinada para combate, foi enviada para a França como espiã em algumas missões. Depois de pouco tempo, ela foi capturada, torturada e morta pelos nazistas com apenas 23 anos de idade.

No game, o jogador controla a personagem Violet Summer (inspirada em Violet Szabo) e tem como objetivo infiltrar-se em campos militares alemães na França, na Polônia e na própria Alemanha para sabotá-los, assassinando altos oficiais, resgatando reféns civis, entre outras tarefas. Como se trata de um game de espionagem, o melhor a fazer é agir na surdina, passando despercebida sempre que possível. Há também a possibilidade de abrir fogo contra os soldados alemães, mesmo que esta não seja a melhor opção.

Os guardas inimigos apresentam três níveis de alarme: passivo, suspeito e alarmado. O sistema lembra um pouco os games da série Metal Gear Solid. Quando os guardas suspeitam de que há algo errado, a situação ainda pode ser revertida, escondendo-se e esperando a poeira baixar. Caso o jogador não consiga se esconder, o nível mais alto de alerta é ativado e os guardas chamam reforços.

A melhor forma de agir, assim como em outros games do gênero, é permanecer escondido, observar a rotina dos inimigos e surpreendê-los. Deixar rastros também não é uma boa ideia, já que os inimigos podem perceber a sua presença. Neste caso, o melhor a fazer é esconder os corpos dos alemães logo que eles forem abatidos. Matar os nazistas pelas costas é a melhor opção, utilizando a faca para degolá-los. Puxar os pinos das granadas que eles carregam e se afastar para ver a explosão é outra forma sádica para executá-los, no entanto, não é a maneira mais discreta de agir.

Um dos mecanismos de Velvet Assassin é o Morphine System. Com ele, o jogador para o tempo por alguns segundos, possibilitando chegar perto dos guardas e executá-los. O método é extremamente eficiente quando os inimigos estão em alerta. Para acionar o recurso, é preciso coletar seringas que estão espalhadas pelos cenários.

Ainda que o foco seja a furtividade, o arsenal do jogo é de respeito. Escopetas, granadas, lança-chamas, Colts, Lugers e as MP-40 estão disponíveis. Velvet Assassin também apresenta alguns elementos de RPG. Ao eliminar os soldados inimigos, Violet ganha pontos de experiência e melhora diversos quesitos, como saúde, agilidade e duração da morfina. O game está bem longe de oferecer realismo ao jogador. A jogabilidade é bastante imprecisa. Mesmo quando a personagem ganha novas habilidades, ainda assim continua parecendo um tanto quanto lenta e quase sempre executa os comando com atraso. Velvet Assassin tentou reciclar idéias de outros games como Splinter Cell e Metal Gear Solid, mas a preguiça de seus desenvolvedores não permitiu que o título repetisse o sucesso dos concorrentes.

Opinião rápida

Velvet Assassin lembra bastante games como Metal Gear Solid e Splinter Cell, mas traz ao jogador uma diversidade muito maior de formas silenciosas de matar. No total, são mais de 50.


Nenhum comentário

||
Top Games
5.4/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach

Reviews da crítica

©2016 GameVicio