GameVicio Entretenimento: GameVicio | FlashVicio | Hhide.ME | ClubVicio | Fórum | Flow | MovieVicio

Review de Grim Fandango para PC de Outer Space

por Giordano Trabach, fonte Outer Space, data  editar remover


Criado pelo experiente Tim Schafer (Full Throttle, Day of the Tentacle), Grim Fandango se inspira nas festas dos mortos do folclore Mexicano e nos film-noir da década de 30, 40 e 50, onde a corrupção, mulheres falsas, enredos tortuosos e diálogos inteligentes imperavam.

O personagem principal de Grim Fandando é Manny Calavera, um
esqueleto que trabalha como agente de viagem da morte. Sua função é levar as pessoas do mundo dos vivos para um "tour" macabro de 4 anos pelo mundo dos mortos (Uau!).

Só que a já amaldiçoada profissão se torna ainda mais horrível quando Manuel percebe que um complô faz com que ele só pegue os "clientes" errados e se meta numa enrascada que põe em risco a chance da sua própria alma descansar em paz.

Criatividade em alta
?? realmente interessante ver como 3 assuntos totalmente distintos (cultura Asteca, folclore Mexicano e filmes Noir) foram mesclados com maestria criando uma sátira dos tempos modernos no melhor estilo de épicos como O Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros. Em Grim Fandango, como em outros jogos da LucasArts, você nota nitidamente a transposição de certos viéses humanos para a caracterização psicológica dos personagens do jogo: há corruptos, ranzinzas, malandros, todo-poderosos, arrogantes, revolucionários, imbecis, conquistadores, falsos, puxa-sacos, e diversos outros tipos encontrados por aí... Tudo isso é temperado com o humor característico da LucasArts.

?? essa complexidade conceitual que faz com que os adventures da
LucasArts se destaquem do resto, criando um mundo de ilusões e fantasias que prende o jogador até o final da narrativa. A criatividade do jogo é uma ótima alternativa para fugir da mesmice dos jogos de PC atuais.

A grande novidade
Não poderíamos deixar de citar a grande novidade presente na versão nacional de Grim Fandango: a dublagem completa do jogo em português. Realmente ficamos surpreendidos com a qualidade final do trabalho realizado pela Brasoft, extremamente bem cuidado, principalmente pela variedade de perfis dos personagens durante todo o jogo. Essa é uma novidade que agradará aos jogadores que tinham a língua como o maior inimigo na iniciação em jogos de aventura.

O melhor jogo da LucasArts?
Tudo depende do ponto de vista. Embora Grim Fandango se mantenha acima da média e esteja pau a pau com os melhores adventures já feitos pela LucasArts, o jogo tem lá seus defeitos. Ele é revolucionário apenas na história e criatividade, pois a mecânica do jogo continua a mesma. Aliás, está pior.

A velha interface que usava o mouse em 100% das ações foi totalmente abolida. Agora, você controla o seu personagem via teclado ou joystick, no melhor estilo Resident Evil ou Tomb Raider. Ao invés de simplesmente clicar nos objetos com o mouse para examiná-los como nos jogos anteriores, Manny Calavera apenas "olha" para eles. Desta forma, você tem que rodopiar todo o cenário para ver se há algum objeto escondido, ou ficar atento para que algum ângulo de câmera mais distante não prejudique sua observação. O controle de seu personagem também deixa a desejar, e há muitos "bugs" na versão lançada. ??s vezes, você passa preciosos minutos de seu tempo tentando entrar numa sala, elevador, ou simplesmente percorrendo os gigantescos cenários. E isso irrita.

Em compensação, os "puzzles" estão mais difíceis e inteligentes do que nunca. Se você quer terminar o jogo em 2 dias, esqueça. Grim Fandango consumirá horas do seu tempo na resolução dos seus complicados enigmas. Em alguns casos, quando você já estiver cansado de tentar resolver um enigma, é necessário recorrer a um "FAQ" para achar a solução. Isso arruina as surpresas do jogo, mas te deixa mais empolgado para percorrer o restante da aventura. Você escolhe a melhor alternativa!

O Veredicto:
Grim Fandango é mais um típico adventure da LucasArts, repleto de tramas complexas, personagens únicos, história envolvente, humor de alto nível e "puzzles" muito inteligentes. Vai agradar aos "macacos velhos", acostumados com pérolas como "Indiana Jones and The Fate of Atlantis" "The Dig" e "Monkey Island"; e também aos iniciantes do gênero. Uma pena que a interface do jogo e os constantes "bugs" atrapalhem sua agraciação por completo.

Prós:
  1. Enredo extremamente criativo e envolvente.
  2. Bela produção gráfica.


Contras:
  1. Controle do personagem irrita.
  2. Não jogue jamais Grim Fandango em um CD ROM mais lento que 12X, o jogo demora demais a carregar.



Nenhum comentário

comments powered by Disqus
Outer Space
9/ 10
Média da crítica
Média dos usuários
Sua nota

Sobre o colaborador

avatar de Giordano Trabach
©2016 GameVicio